No Marketing de Atração se fortalece como o diferencial para potencializar as vendas no mercado atual.
Pois, de forma resumida, essa metodologia possibilita que o seu público alvo seja atraído pela forma com que sua empresa se posiciona no mundo digital.
Apesar de parecer simples, muitas empresas não entendem como aplicar essas técnicas em sua realidade e continuam investindo em publicidade tradicional, como divulgações em televisão, rádio e panfletagem.
O que, consequentemente, aumenta o custo de aquisição de cliente e não possibilita a metrificação do retorno obtido.
Mas, se você quer entender como o marketing de atração funciona e como ele pode ser aplicado em seu negócio, continue lendo.
Mas o que é o marketing de atração?
Também conhecido como Inbound marketing , esse termo representa um conjunto de táticas com o objetivo de atrair clientes sem interromper a sua jornada de compra.
Ou seja, nessa prática, as empresas utilizam formas de atingir o público específico para seu produto.
Com certeza você já passou pela experiência de procurar por um produto no Google, e alguns minutos depois, se deparar com anúncios relacionados a este produto em algum blog ou rede social.
Ou até mesmo, se deparou com o anúncio quando está assistindo algum vídeo do YouTube.
Essas estratégias têm como finalidade atrair e educar os possíveis clientes , desde do momento de descoberta daquele produto até o fechamento da venda.
Quais os benefícios do Marketing de Atração?
Agora que você já entendeu o significado, deve estar se perguntando o porquê seu negócio deve optar pelo marketing de atração.
Pensando nisso, aqui vão 3 benefícios:
Potencializa o relacionamento com o cliente
Muitas vezes o Lead se sente pressionado após passar por um processo de vendas invasivo e persistente.
Isso porque, grande parte dos negócios focam suas estratégias em como a empresa quer vender, e não como o Lead deseja comprar.
Consegue perceber a diferença?
Pensar na experiência do Lead é ser mais assertivo e construir uma relação de confiança.
Sendo assim, é saber utilizar o marketing de atração como forma de proporcionar de uma jornada de compra agradável .
Reduz custos
É possível obter uma variedade de orçamentos colocar em prática o Inbound Marketing.
É possível publicar conteúdos em blogs ou até mesmo desenvolver campanhas pagas.
Desta forma, você pode planejar sua estratégia de acordo com o orçamento disponível.
Além disso, o custo de aquisição do cliente, o CAC , reduz bastante, uma vez que a forma menos invasiva, com o objetivo de educar e orientar o cliente a sua solução, aumenta as taxas de conversão.
Ou seja, mais clientes entram, e assim seu custo de adquirir eles reduz.
Educa o Lead
O Inbound Marketing é essencial para educar o Lead. Mas, porque isso é importante?
Com essa estratégia, é possível conscientizar aquele possível cliente de que ele possui uma dor e que seu negócio é a melhor solução
Logo, pode-se atingir Leads em diferentes fases do funil de vendas, pois muitas vezes, nas metodologias de prospecção ativa, o Lead que ainda não está preparado para o momento de venda é descartado do processo.
Quando, na verdade, deveria estar sendo nutrido e educado daquela dor, para que futuramente, se torne em um fechamento de venda.
Resultados metrificáveis
Com o Marketing de Atração é possível mensurar os resultados com precisão.
Através de ferramentas corretas como: Google ads, Google analytics, Tag Manager e Facebook ads, você obterá dados do perfil de seu público alvo (idade, sexo e geolocalização), e até mesmo entender seu comportamento e interesses.
Como colocar o Marketing de Atração em prática?
Antes de trazer estratégias concretas para o seu negócio, é necessário entender que a metodologia se baseado nas etapas do funil de marketing :
- Atração: no topo do funil, a estratégia é atrair o público para conhecer a empresa. Para isso, é possível utilizar sites, blogposts simples, ou até mesmo, utilizar das redes sociais.
- Conversão: na segunda etapa, aquele simples anônimo que visitou virtualmente sua empresa, deverá se tornar um Lead. Isso pode ser feito oferecendo conteúdos ricos, como ebooks que eduquem o Lead da real dor.
- Oportunidade: nesse momento o Lead conhece sua empresa, está consciente que precisa da solução, e irá compra-la. Conteúdos como cases de sucesso, testes gratuitos e infográficos são essenciais nesta etapa.
- Venda: apesar de muitas empresas imaginarem que a jornada finaliza com a compra, é necessário fidelizar o cliente. Sendo assim, seu negócio pode utilizar de dicas e sugestões de como potencializar a solução.
4 dicas para potencializar os resultados com o Marketing de Atração
Agora você está preparado para iniciar a estratégia de marketing de atração.
Para isso, separamos algumas dicas de como colocar em prática
1. Crie conteúdo
Escrever em um blog é uma ótima forma de atrais mais clientes.
Isso porque, utilizando as palavras chaves certas e produzindo conteúdo de relevância, o seu público alvo irá encontrar o seu negócio mais facilmente.
2. Utilize dos microinfluenciadores:
Os microinfluenciadores são caracterizados por atuarem na região em que sua empresa se encontra.
Sendo assim, um post patrocinado por esses profissionais também representa uma forma de atrair o público.
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3. Esteja bem posicionado
Utilizando de boas práticas de SEO ( Search Engine Optimization ), ou seja, técnicas de manter a sua empresa bem ranqueada nas ferramentas de busca, é essencial para que o Lead possa te encontrar.
4. Produza materiais ricos
A partir de matérias de valor como templates, benchmark do setor, ebooks e infográficos, você pode captar informações essências do Lead , como:
- número para contato
- área de interesse
- entre outros
Em seguida, com essa mina de ouro, o time de vendas deve entrar em contato com o Lead para dar prosseguimento na jornada de compra.
Conclusão
Com o marketing de atração você pode personalizar investimentos, mudar estratégias e monitorar de perto a performance da metodologia.
Logo, com todos esses fatores, a empresa consegue utilizar da transformação digital seu favor.
Isso porque, com as estratégias de Inbound Marketing , o Lead possui todas as informações necessárias para tomar a decisão de compra.
Uma vez que seu negócio abordou de forma inteligente as etapas do funil para o sucesso da venda.
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