O marketing industrial trabalha objetivamente no relacionamento entre empresas, também conhecido como Mercado B2B (Business to Business).
Diferente do público B2C, que vende produtos e serviços ao consumidor final, o modelo B2B realiza transações entre diferentes organizações.
Mesmo sendo um mercado diferente, ele é muito lucrativo. De acordo com a B2BOL (Business-to-Business Online), as transações entre empresas movimentaram mais de 2 trilhões de reais.
Além da venda entre empresas, esse nicho tem uma outra característica. Isso porque a compra feita por esse público é totalmente racional.
Por se tratar de um conjunto de estratégias para atingir esse segmento, o marketing industrial precisa de planejamento eficiente para promover produtos e serviços.
E pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar no planejamento estratégico de marketing na indústria.
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1 – Defina os seus objetivos
A definição dos objetivos é o passo número um no marketing industrial. A razão disso é que a equipe precisa de traçar as etapas de forma clara, antes de definir as estratégias.
Um exemplo disso é a linha de produção de um automóvel. Se o objetivo de montar veículo não for traçado, fica impossível definir a colocação das peças.
Da mesma forma é o planejamento de marketing. Sem saber o conhecimento dos objetivos da empresa será impossível traçar ações para alcançar as metas.
2 – Estude o mercado
Após estabelecidos os objetivos da empresa, o próximo passo é fazer uma análise da concorrência e do público-alvo.
Essa etapa é importante, pois sem um estudo do mercado, fica complicado ser competitivo e eficiente sem conhecer as ações das outras empresas.
Retornando ao exemplo do automóvel, não é possível produzir um veículo que atenda o seu público e supere a concorrência sem conhecer os carros das outras marcas.
3 – Adote as estratégias
Logo depois de conhecer os seus objetivos e a concorrência, o próximo passo é adotar estratégias para aumentar o alcance do produto e as vendas.
Existem algumas estratégias para alavancar a relevância da marca e dos seus produtos, como:
Canais de Divulgação
Quando se fala na divulgação na indústria, existem várias sugestões, como as redes sociais e por mídias OOH (out of home).
Nas redes sociais, o marketing industrial deve ser feito de acordo com os limites, restrições da mídia social e do seu público.
Pois dessa forma, é possível evidenciar seus produtos ou serviços para o público-alvo por meio de painéis digitais.
Já as mídias OOH se caracterizam por um conjunto de mensagens que atingem o consumidor fora de casa.
Exemplos disso são cartazes, painéis e outdoors, permitindo a divulgação dos produtos ou serviços para o público-alvo nos espaços públicos ou privados.
Produção de Conteúdo
Outra ação que pode gerar resultados e deve estar presente em um planejamento de marketing industrial é a produção de conteúdo.
Também conhecida como Marketing de Conteúdo, essa estratégia busca engajar o público com criação de conteúdos de alta relevância.
Essas ações podem ser feitas tanto nas redes sociais, quanto em um blog, com vídeos e outros materiais educativos.
Ainda mais pela complexidade das vendas b2b, os conteúdos conteúdos informativos e educacionais resolvem as dúvidas desse público com mais facilidade.
Faça um planejamento de marketing industrial
O marketing industrial tem o intuito de aproximar essas empresas dos seus clientes, que em sua maioria, são do mercado B2B.
Para conseguir vender a esse nicho de mercado, é preciso saber formas de como vender mais por meio do planejamento estratégico.
Antes de tudo, defina os objetivos da indústria, pois só assim é possível traçar metas e ações para realizar campanhas.
Outra ação necessária no planejamento é o estudo do mercado. Pois é por meio dele que a empresa consegue desenvolver estratégias para atingir o seu público e superar a concorrência.
E com um planejamento bem estabelecido, a empresa pode implementar várias estratégias, que vão desde a divulgação nas redes sociais até a produção de conteúdo. O intuito dessas ações é atrair um público qualificado para se tornar um cliente.
Dessa forma, o marketing industrial se torna um grande aliado da empresa, dando mais visibilidade e possibilidades para aumentar as vendas.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing Para Indústria.