Marketing na advocacia: Entenda como usá-lo ao seu favor

O marketing possui um papel extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Isso não é diferente no meio jurídico. Existem inúmeras estratégias de marketing na advocacia que podem fazer o seu escritório potencializar os resultados. Confira nesse conteúdo!


Você já deve conhecer o código de ética da OAB, certo? 


Não permitir que advogados façam propaganda para captar clientes não significa que você precise ficar parado! 


Afinal, não é apenas esperando que seus clientes vão chegar até você. Pensando nisso, produzimos esse conteúdo com dicas sobre Marketing na Advocacia, que vão te auxiliar a colocar em práticas ações efetivas para o seu escritório.


Seu escritório também enfrenta o desafio de se posicionar no mercado como referência na sua área de atuação? 


Conquistar autoridade em relação ao serviço jurídico prestado vai além do que conseguir solucionar grandes casos, é necessário comunicar ao público o capital intelectual que os advogados do escritório detêm. 


Isso deve ser feito por meio de um plano de comunicação efetivo. Listei aqui algumas das estratégias de marketing na advocacia que são extremamente relevantes para qualquer escritório jurídico. São elas:


1. Tenha um site 

Ter um diferencial competitivo na advocacia e conseguir ser lembrado pelos clientes e prospects não é uma tarefa fácil. Nesse contexto, percebemos que o caminho para a evolução, não só do ramo da advocacia e sim em qualquer negócio, passa diretamente pelo uso da tecnologia.


Isso justifica a importância de se ter um site para seu escritório, já que o mesmo será uma ferramenta altamente eficiente de reconhecimento de marca. 


Com o objetivo de auxiliar a entender com clareza o quão essencial é para um escritório ter um site, elenquei aqui alguns benefícios:


  • Gerar mais credibilidade para seu escritório: O site é o espaço onde as pessoas vão conhecer o seu serviço. Por isso, o seu site ser profissional com conteúdos de qualidade é fundamental para retornar como uma boa imagem do escritório. Esse canal de comunicação vai contribuir para que o seu negócio comunique os seus diferenciais e transmita ao potencial cliente confiança;
  • Divulgar conteúdos de qualidade: O site é um canal de comunicação que pode ser utilizado como uma oportunidade para divulgar informações e novidades relevantes para seus potenciais clientes. Para que isso ocorra, é preciso estabelecer uma constância e produzir conteúdos que de fato interesse e estejam associados aos que as pessoas buscam;
  • Ser encontrado por meio do Google: O Google é a maior ferramenta de busca do mundo. Ter uma página de site indexada permite que seu site seja encontrado por um volume de pessoas considerável. Contudo, para que seu site seja ranqueado nas primeiras posições de busca do Google, você precisa se atentar a estratégias de SEO (Search Engine Optimization);
  • Aumentar o alcance e visibilidade do negócio: A sua atuação no meio online vai permitir que mais pessoas tenham contato com o seu negócio, isso tudo com uma certa facilidade. 


2. Produza conteúdo de qualidade

Marketing de conteúdo consiste na geração de materiais relevantes e valiosos para um público específico e bem definido, com o intuito de atrair, engajar e cativar essas pessoas.


No ramo do direito, a produção de conteúdo é um grande potencial a ser explorado pelos escritórios de advocacia. 


Mas você deve estar perguntando “A produção de conteúdo é tão necessário assim?” Arrisco dizer que é uma das melhores estratégias a serem adotadas! 


Segundo a Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, empresas que adotam esse tipo de estratégia tendem a gerar até 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads.


Além disso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo gera uma autoridade maior da marca em relação ao mercado. Isso pode fazer com que os advogados associados ao escritório consigam gerar ainda mais clientes pelo fato de que conseguem se tornar referência em determinada área do direito. 


É perceptível que em grande parte das situações as pessoas só buscam um apoio jurídico quando precisam resolver algum problema que foi evidenciado. Esse cenário pode ser revertido com uma boa educação do mercado a respeito de uma assessoria jurídica preventiva.


Nesse ponto, por exemplo, o marketing de conteúdo também se faz extremamente fundamental, pois ele permite que haja essa nutrição de potenciais clientes a respeito das soluções que são oferecidas.


3. Estabeleça uma estratégia de e-mail marketing

Não basta conseguir um grande volume de tráfego para o seu site e converter visitantes em leads, é preciso também estabelecer um relacionamento, a fim de estar presente na mente do consumidor. Afinal, como diria o ditado, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? 


Esse relacionamento pode ser feito através do uso de alguma ferramenta de automação em marketing que possibilite o escritório realizar o envio de e-mails com determinada frequência, reduzindo o esforço e potencializando os resultados.


Mas você deve estar se perguntando se o envio de e-mail marketing ainda é eficaz, não é mesmo?


Pesquisas indicam que 95,9% dos usuários conferem a caixa de entrada diariamente, você pode conferir esse dado aqui. Isso revela a eficácia desse canal de comunicação se explorado da maneira correta. 


Esse relacionamento por meio do e-mail marketing precisa ser feito de maneira segmentada e personalizada, para que se consiga um retorno maior. 


Além disso, o conteúdo a ser trabalhado em uma estratégia de e-mail marketing precisa ser interessante. Por isso, é necessário haver um trabalho de marketing de conteúdo. 


4. Invista em links patrocinados

Sim! É permitido utilizar de links patrocinados para o marketing na advocacia. É claro que essa estratégia precisa ser feita com cautela, sem que haja o objetivo de fazer publicidade de maneira direta. 


A vantagem de investir em links patrocinados é impulsionar os resultados do seu escritório. Com um bom patrocínio de publicação, você pode ser encontrado pela pessoa certa, no momento certo, garantindo o resultado esperado com o investimento. 


Tal investimento pode ser feito tanto nas redes sociais, em plataformas como o Instagram, Linkedin e Facebook, como também no próprio Google.


O ideal é que, no ramo jurídico, o investimento seja em campanhas institucionais e de conteúdos relevantes.


5. Mantenha constância nas redes sociais 

Explorar bem os canais de comunicação e estabelecer uma frequência no posicionamento nas redes sociais é primordial para qualquer negócio.


Uma pesquisa realizada pela AURUM mostra o seguinte comportamento dos usuários nas redes sociais: 90% são observadores, consomem conteúdo de maneira passiva; outros 9% são engajados e interagem com as publicações; mas apenas 1% produz conteúdo!


Para isso, é muito importante abordar conteúdo interessante para que se estabeleça um bom posicionamento e a marca consiga gerar um maior alcance. Isso irá reforçar a sua autoridade na advocacia. Assim, aproxima-se de potenciais clientes que conhecem o real valor do seu trabalho.


Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo? Entre em contato conosco e fale com um especialista que iremos te ajudar a impulsionar os resultados do seu escritório. 

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