Os sites devem ser utilizados como uma poderosa arma de vendas, você tem utilizado o seu site de forma correta? Sente que o investimento não valeu a pena? Confira nosso conteúdo e mude isso ainda hoje!

por Lucas Trindade | Abril 24, 2019

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Ter presença no mundo digital é praticamente uma obrigação de toda empresa nos dias de hoje, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas e interessadas em conhecer novos produtos e serviços, principalmente devido a facilidade deste acesso remoto por celulares, em que nossa vida está na palma de nossa mão.

Dentro deste assunto, os sites são uma das ferramentas mais velhas na internet, mas para quem pensa que sites não funcionam mais, estão muito enganados. Porém para quem não realiza a gestão desta ferramenta realmente fica difícil conquistar bons resultados.

O site possui bastante evidência dentro dos canais de buscas, como o Google, no qual possuem prioridade nos resultados das pesquisas, portanto seu cliente com certeza procura por uma solução que a sua empresa atende, mas caso não haja o cumprimento destes quatro passos, dificilmente este cliente irá optar por sua solução.

Sendo assim, este conteúdo tem o objetivo de mostrar quais passos devem ser feitos para otimizar a taxa de conversão de leads pelo seu site, são 4 passos fundamentais para uma estratégia de marketing digital, aproveite!

Como usar o site para vender?

No momento de construir o site, este já deve ser elaborado utilizando as melhores práticas de SEO, no qual facilitaram o ranqueamento da página da empresa para as principais palavras chaves que a buyer persona buscar dentro do Google.

Fora isso, o layout e conteúdo devem ser feitos com objetivo de a partir do acesso do visitante ele ser atraído a entrar em contato com a empresa ou então demonstrar interesse que quer conhecer mais, e como isso é medido? No momento que esse visitante deixa alguma forma de contato, como e-mail ou celular, neste momento ele acaba de se tornar um lead para a empresa, pois você possui um meio de comunicação possível para retomar o contato posteriormente.

Mas até o cliente acessar o site e ser convertido em um lead algumas ações devem ser realizadas, para isso listamos quatro ações primordiais para alavancar os resultados de conversão do seu site!

 

  1. Crie conteúdos que agreguem valor ao seu visitante

 

A criação de conteúdo é o principal ponto dentro da estratégia, a partir dos conteúdos no qual você consegue solucionar as dores e sanar dúvidas do cliente diante da sua solução a ser oferecida, sendo assim o planejamento de quais conteúdos criar é fundamental.

Esta etapa está dentro do Inbound Marketing, no qual trabalha justamente na avaliação de quais conteúdos a buyer persona busca, nos quais geram autoridade para sua empresa e mostre a solução de forma básica tornando a empresa atrativa para solucionar a dor do visitante.

  1. Utilização de landing pages e calls to action

Com conteúdos criados, a tendência é que o site possua um aumento no número de visitantes, pois um dos critérios para o Google ranquear o site nas primeiras posições é a quantidade e qualidade que o conteúdo oferece para o visitante.

Após aumentar o número de visitantes, o objetivo é torná-los leads! Para isso é necessário coletar algum contato, como e-mail ou telefone, portanto a utilização dos CTAs (Call to Action) é fundamental, no quais são botões diante da página que chamam atenção para a realização de alguma ação específica, como por exemplo: “Entre em contato”, “Experimente agora”, “Faça um orçamento”, todas essas são gatilhos para que seja atraído a preencher algum tipo de formulário e entregar a empresa seu contato. Veja o exemplo:

As landing pages são páginas realmente dedicadas e com objetivo único de capturar leads, pois existe uma troca a ser realizada. Com conteúdos ricos e que possuam um grande valor agregado no material. Pode ser utilizado para capturar leads de forma mais efetiva, no qual sua empresa oferece o conteúdo após o visitante preencher as informações solicitadas, sempre deve pensar na qualidade do material e a quantidade de dados solicitados para que não haja uma rejeição dos visitantes. Veja um exemplo de landing page:

  1. Monitoramento de indicadores pelo Google Analytics

O ponto mais importante agora é acompanhar os resultados do site, em relação aos indicadores, como quantos acessos por dia, tempo médio de visualização, taxa de rejeição, páginas mais acessadas, de onde vem seus acessos e entre outros indicadores que são fornecidos em uma plataforma completa, o Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta utilizada para análise de dados a fim de criar planos de ações e realizar atualizações dentro do site e também dos conteúdos a serem criados, portanto, quando for realizar e criar o site não esqueça de cobrar a sua agência para instalar a ferramenta em seu site para acompanhamento.

  1. Gerenciamento dos leads capturados

Como um passo para maior controle de seus leads é necessário a utilização de um CRM (Customer Relationship Management), no qual há funcionalidades para cadastro de tarefas, monitoramento de clientes, funil de vendas e cadastro de oportunidades de negócios.

Esta ação é fundamental a longo prazo, pois atualmente dados são o novo ouro da era digital, sendo assim sua empresa mantendo relacionamento com seus leads e também criando fluxos de vendas se torna mais fácil uma futura conversão de leads em clientes.

Já conhece o CRM ideal para a sua empresa? Leia nosso post sobre CRMs: Qual o melhor para sua empresa?

E então? Resolvi todos os meus problemas agora que tenho um site?

Sem dúvidas você já está a um passo à frente da sua concorrência, pois você implementando todas essas ações que listamos, sua empresa terá os seguintes resultados:

  • Será encontrado dentro do maior canal de pesquisas do mundo, o Google;
  • Possuirá autoridade a partir da criação de conteúdo rico e que agrega valor ao seu visitante, facilitando o aumento dos indicadores voltados ao SEO;
  • Capturar leads qualificados e que possuem interesse na sua solução ao mercado;
  • Aumentará o alcance da sua marca para diversos lugares com o baixo investimento comparado ao marketing tradicional;
  • Terá um vendedor da sua empresa a custo baixo e sempre pronto para atender e explanar sobre a sua solução para os seus possíveis clientes.

Estes são só alguns resultados que serão conquistados a partir da criação do site e com o devido gerenciamento e constância para criação de conteúdos e monitoramento de indicadores a tendência é que os resultados evoluam mês a mês. Conseguiu compreender porque o site é fundamental para a sua empresa?

Ficou interessado? Nós da Colina Tech podemos te ajudar com isso! Será um grande prazer para nós podermos conversar e entender melhor sobre a sua necessidade e construir o site de conversão para o seu negócio. Entre em contato!