Time de vendas: como montar um time vencedor?

Ter a possibilidade de contratar um bom time de vendas ou, até mesmo, apenas um bom vendedor é algo animador, pois essa função é a responsável pelos resultados da empresa. 

Porém, o que parece animador inicialmente, vai se transformando em uma tarefa difícil, pois fazer a escolha errada nesse momento é a última coisa que um líder deseja.

Imagina só, deixar os resultados da sua empresa nas mãos das pessoas erradas. Que desastre!

Mas fique tranquilo! Neste post iremos te ensinar como fazer a contratação de vendedores com as habilidades certas para a sua empresa, manter a união entre vendas e marketing e mostrar a importância de se ter esse processo bem definido.

Saiba quem você deseja ter no seu time

Saber vender não deve ser a única habilidade ou a melhor característica que você busca no profissional ideal para a sua empresa (pelo menos não deveria). 

Habilidades não são dons. As pessoas conseguem desenvolver com muito estudo e treino. Mas traços comportamentais são mais difíceis de se mudar. 

Por isso, para montar um bom time de vendas, você deve idealizar como deveriam ser os seus colaboradores.

Então, antes de iniciar a seleção, anote as habilidades e características do perfil ideal que a sua empresa está buscando para o cargo.

Aqui vão algumas habilidades comportamentais que um bom profissional de vendas pode ter:

  • Paciente
  • Proativo
  • Sempre buscando conhecimento
  • Paixão pela profissão

Monte um processo de contratação robusto

Aqui vamos te apresentar o processo que utilizamos para selecionar de forma acertada os nossos “alpinistas” (a forma carinhosa como chamamos nossos profissionais).

Claro que desenvolvemos isso durante os anos, e não algo que criamos da noite pro dia, ou seja, do início até agora, esse processo já passou e vem passando por diversas mudanças, e isso acontece para que ele esteja sempre se aperfeiçoando.

1. Abertura da vaga

Após abrirmos a vaga, disponibilizamos um formulário on-line e publicamos em nossas redes sociais para que os candidatos possam fazer as suas inscrições sem muita burocracia.

Nesta primeira etapa, nós não fazemos uma avaliação técnica, e sim uma avaliação comportamental, para que a gente possa conhecer a pessoa com quem estamos nos conectando.

Algumas perguntas do formulário geralmente são: 

  • como gostaria de ser chamado?
  • qual a maior loucura que você já fez? 
  • qual a sua maior realização pessoal? 

2. A Famosa entrevista

Após analisarmos o fit cultural do candidato(a), partimos para a fase da entrevista, e é aí que se inicia a avaliação técnica.

Na entrevista, buscamos saber um pouco mais sobre as informações profissionais para entender se ele se encaixa no perfil que estamos em busca.

3. Hora do desafio

Como já falamos, essa vaga é extremamente importante para a empresa. Por isso, apenas a entrevista não seria o bastante para fazer a escolha certa, então criamos desafios personalizados para que os candidatos possam resolver.

Dessa forma, conseguimos conhecer as habilidades deles na prática , e saberemos, também, como eles se portam diante de uma pequena pressão, algo normal para quem lida com vendas.

Então, se você quer saber que tipo de desafio é esse, é simples. 

Normalmente utilizamos um problema de algum de nossos clientes para que os candidatos tragam as melhores soluções.

4. Alinhando as expectativas. 

Após filtrarmos mais alguns candidatos, chegamos a uma das últimas etapas. Porém, uma das mais importantes.

Aqui, o candidato passará por mais uma breve entrevista para que a gente possa entender o que ele espera de nós.

Então, é nesse momento onde iremos alinhar se realmente a nossa proposta, nosso formato de trabalho e a nossa cultura são aquilo que o candidato deseja.

5. Contratação e onboarding. 

Que tal conhecer a sua nova casa e família? Após a contratação, fazemos com que o novo alpinista sinta-se em casa.

Essa é aquela etapa onde apresentamos toda a nossa estrutura, os colegas de trabalho e os nossos processos.

Aqui entre nós, essa é a melhor parte, não é mesmo?

A sintonia entre Marketing e Vendas

Antes de começarmos a abordar este assunto, precisamos te fazer uma pergunta: na sua empresa não existe diferença entre o time de marketing e a equipe de vendas, e ambos exercem as mesmas tarefas?

Se a sua resposta foi um “sim” , talvez você precise repensar nesse seu formato, mesmo que acredite que ele esteja te trazendo resultados.

Afinal, times com cargos, tarefas e processos bem definidos conseguem trabalhar com uma melhor fluidez e, consequentemente, entregar resultados melhores.

Antes que você se pergunte qual a função de um time de marketing, essa imagem explicará de uma forma simples e clara:

Ou seja, o time de marketing é o responsável pela c riação das estratégias de atração dos clientes , como, também, o responsável por entregar esses possíveis clientes ( leads ) no momento ideal para que o time de vendas possa ofertar.

Vendas vs Marketing

Time de Marketing: “Nós entregamos os leads, eles que não fizeram uma boa oferta.”

Time de Vendas: “Os leads que foram entregues não eram bons o suficiente.”

Se contratar um time comercial já não é uma tarefa fácil, imagina ter que lidar com esse tipo de intrigas internas entre esses dois times. Esse é um estresse que ninguém quer, não é?

É necessário que você, como líder, não busque apenas o resultado final, mas, também, entender como está o relacionamento entre as equipes.

Busque maneiras de unir os seus colaboradores e faça com que eles trabalhem sempre em sintonia. É sério, você não vai querer ver esse tipo de guerra acontecendo internamente.

Aqui na colina, em nossas reuniões quinzenais, temos uma prática bem bacana e simples de ser aplicada.

Nós pedimos para que cada “alpinista” reconheça um amigo (independente de qual time seja) pelo seu trabalho, e fale um pouco sobre ele .

Claro que isso não é o bastante, mas é uma dica, como eu disse, simples de ser aplicada e que faz muito bem ao ambiente de trabalho.

Tenha um processo de vendas bem definido

Contratar e manter o ambiente de trabalho agradável não são suas únicas tarefas. Se você não tem uma rotina bem definida para todas as equipes, inclusive a de vendas, você está fazendo isso errado.

Ter processos bem definidos e claros, fará com que o seu time trabalhe de forma mais livre e precisa, e isso trará bastante impacto aos resultados da empresa.

Acredite, 100% das empresas grandes e que faturam o que você deseja faturar possuem uma rotina baseada em um processo de vendas bem desenvolvido. 

Geralmente, um bom processo de vendas está distribuído nas seguintes etapas :

  1. Prospecção de clientes;
  2. Qualificação/Nutrição;
  3. Oferta;
  4. Manter o contato (Follow up);
  5. Negociação;
  6. Fechamento;
  7. Pós vendas e fidelização.

Claro que esse processo contém muitos outros detalhes que estão dentro das etapas acima e que existe, também, a estratégia que coloca isso em prática. 

Mas o exemplo serviu para te explicar como funciona o percurso que a sua empresa deve fazer para concluir o seu objetivo: vender .

Conclusão

Montar um time de vendas de sucesso é uma tarefa contínua e que exige aperfeiçoamento frequente.

Mas, seguindo nossas dicas e definindo bem os objetivos de cada contratação, você terá uma equipe comercial que trará mais resultados e

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