Você está bem posicionado no mundo digital? Seu site está te rendendo bons resultados? E se fosse possível aumentar a conversão de clientes com o mesmo número de visitantes?
Ter um site de conversão é muito importante nos dias de hoje podendo garantir um bom resultado em vendas, com um baixo CAC (custo de aquisição por cliente) e leads altamente qualificados.
Com o avanço da tecnologia, nota-se que não basta ter apenas um site mas sim um site pensado e estruturado com base na sua buyer persona utilizando técnicas avançadas de CRO (Otimização da Taxa de conversão) e seguindo as últimas tendências de UX (Experiência do Usuário).
Para garantir seus resultados no mundo digital, estruturamos esse conteúdo com 7 passos fundamentais para uma boa conversão.
1 – Tenha bons títulos
Segundo estudos, 80% dos usuários leem os títulos das páginas, contra apenas 20% que leem o resto do conteúdo.
Ou seja, seu título é lido 400% a mais do que qualquer outra coisa da sua página.
Os títulos são onde seus possíveis clientes decidem se querem ver o que você tem a dizer ou não. Por isso use o título para convencer o leitor que você tem algo do interesse dele.
Utilize uma linguagem direta e de fácil entendimento e sempre tente sugerir que você pode resolver seu problema de maneira fácil e rápida.
2 – Use depoimentos de seus clientes
Depoimentos são ótimas provas sociais, são pessoas que já utilizaram o produto ou serviço e dão aos visitantes uma sensação de segurança.
Lembre-se que a maioria das pessoas não gostam de ir por caminhos inseguros, então se eles viram que alguém foi na frente e falou: “Tudo certo!”, irão se sentir mais confiantes.
“Mas eu nunca recebi um depoimento!”
Pense com calma. Provavelmente você vai se lembrar de algum elogio que recebeu ou comentário positivo. Tente entrar em contato com essas pessoas!
Caso não se lembre de nada, incentive seus clientes e parceiros a dizerem o que acharam do seu serviço ou produto, com o tempo você terá ótimos depoimentos que despertará confiança no seus visitantes!
3 – Facilite a leitura dos seus textos
Se o seu visitante desistir de ler seus textos, podemos considerar nossa batalha perdida não é mesmo?
Segundo pesquisas os usuários leem apenas 20% dos textos das páginas, eles apenas “escaneiam ” seus textos.
Dê preferência a fontes maiores para textos corridos e não esqueça do espaçamento entre as linhas, pois eles garantem uma leitura mais agradável.
Evite usar grandes blocos de textos. Sempre que for possível quebre-o, pois facilita a leitura da página. Tente deixar blocos de no máximo 3 linhas, para garantir o que chamamos de uma boa “readability” da página.
4 – Utilize corretamente seu Call to Action
Call to Action (CTAs) são os botões de conversão do seu site. São botões que os usuários realizam as ações mais importantes para você, como solicitar um orçamento ou realizar uma compra.
Os CTAs devem seguir o fluxo de leitura e navegação do seu usuário, para que sempre estejam a vista e que o clique seja o próximo passo depois que ele for convencido.
Utilize um bom contraste de cores e um tamanho satisfatório, para que o usuário não tenha dúvida que ali é uma área de conversão.
5 – Fale ao vivo com seus visitantes
Ao conversar com seu público é possível tirar dúvidas, explicar detalhes do seu serviço ou produto e até mesmo fechar vendas.
Segundo um estudo da Unbounce, os dados apontam que:
- Quando você fala ao vivo com um usuário ele tem 3x mais chance de retornar ao seu site do que os que não foram contatados.
- A taxa de abandono de carrinhos em e-commerces diminuem em 15% ao utilizar Chats.
- Usuários que você conversa passam 40% mais tempo no seu site.
Existem diversas ferramentas de Chat Online gratuitas, indicamos fortemente a Tawk.to. Possui um leque de opções sem custo.
6 – Foque no Mobile
Um site focado para Mobile é essencial, pois no Brasil mais pessoas acessam a internet pelos seus celulares do que pelos seus computadores.
Dados do IBGE de 2016, mostram que 89% dos usuários indicaram o celular como o dispositivo mais utilizado para acesso à internet.
Crie uma página mais enxuta e objetiva para seus usuários via mobile, mas não é apenas retirar conteúdos e funções e sim focar nas necessidades do seu visitante com o seu negócio.
Priorize funcionalidades como telefone, endereço com um botão para fazer rota e check-outs simples com poucos cliques e poucas imagens.
7 – Sempre esteja testando e aperfeiçoando
A Otimização da Conversão do seu site é um trabalho contínuo e meticuloso. Sempre existirá melhorias, portanto esteja sempre acompanhando as métricas.
Faça uso de Testes A/B, que são experimentos científicos onde são criadas duas versões de uma página e são comparadas para ver qual converte mais.
Dessa forma, você poderá sempre ter uma melhor versão do seu site e através de dados concretos poderá tomar decisões.
Existem ótimas ferramentas gratuitas para realizar Testes A/B, como o Google Optimize.
A Google também disponibiliza ferramentas grátis para você acompanhar as métricas do seu site em tempo real, como o Google Analytics e o Google Search Console.
Espero que esse conteúdo te ajude, sempre pode contar com nosso time para tirar qualquer dúvida! Estaremos dispostos a te ajudar, vamos juntos ao TOPO!