O que é ROI?
O ROI , do inglês Retorno sobre o Investimento, é a métrica usada para identificar se um investimento está tendo um bom desempenho ou não.
Já no marketing, usamos essa métrica para entender se uma campanha está indo bem , seja ela paga, de e-mail ou até mesmo do marketing de conteúdo.
Então, quer descobrir se o investimento em marketing da sua empresa está dando resultados reais? Continue lendo.
Diferença de ROI e ROAS
É muito comum confundir essas siglas e não entender qual é o papel de cada uma. Então vamos desmistificar isso de uma vez.
ROI
Como já explicamos, essa métrica é usada para entender, de forma geral, quais foram os resultados obtidos de determinados investimentos.
Então, essa métrica não se limita a um fator apenas, ela abrange vários outros, o que faz ela ser uma métrica mais global.
ROAS
Já o ROAS é uma métrica construída especificamente para avaliar os resultados de campanhas publicitárias pagas .
É como se fosse um ROI , só que apenas direcionado para anúncios pagos.
Ela pode ser usada por qualquer empresa de qualquer porte e é principalmente importante para agências que precisam comprovar o retorno dos investimentos publicitários.
Alguns exemplos de canais que usam o ROAS são:
- Google Ads
- Facebook Anúncios
- Bing Ads
- Linkedin Ads
O cálculo do ROAS é feito assim:
Qual a importância do Retorno Sobre Investimento?
O ROI é importante para o empreendedor entender quais caminhos seu negócio deve seguir, uma vez que ela indica o que está dando resultado ou não.
Auxiliando também na definição de metas para a empresa e para seus times.
Ou como diria William Deming , “O que não é medido, não é gerenciado”.
Além disso o ROI pode ajudar empresas que buscam aportes de investidores .
Pois, essa métrica ajudará os investidores a entenderem se seu negócio ganhando ou perdendo dinheiro, auxiliando na tomada de decisão deles.
Como calcular o retorno sobre investimento?
Apesar da sua importância, o cálculo ROI é bem simples:
Exemplo prático:
Sua empresa teve uma receita este mês 1000 reais e para faturar isso precisou gastar 200 reais.
Então o cálculo ROI ficaria:
- ROI = (1000 – 200) / 200 x 100
- ROI = 400
Portanto, sua empresa neste mês teve um retorno de 400% do investimento inicial feito.
Simples, não?
Mas, o que são custos?
Entenda por custo todo o investimento necessário ligado diretamente a produção do seu serviço ou produto.
Exemplos:
- Matéria-prima
- Mão de obra
- Embalagens
- Softwares
Já no marketing os custos podem ser:
- Redatores
- Gastos em campanhas pagas
- Softwares de automação
Esses custos serão levados em conta na hora de calcular o seu ROI.
Dessa forma conseguimos separar qual foi o retorno real vindo da equipe de marketing da sua empresa ou até da agência que foi contratada.
Como calcular o ROI no Excel?
O cálculo no excel é simples e não possui segredo. Mas preparei um passo a passo mais didático para você.
1. Insira a receita e os custos
Aqui coloquei de forma simplificada, mas caso queira deixar mais detalhada a sua planilha de receitas e custos, basta criar linhas específicas para cada uma delas, como custos de mão de obra, etc.
2. Insira a fórmula na coluna ROI baseada no cálculo da métrica
Para iniciar uma fórmula no Excel, sempre coloque o símbolo = no começo.
Aqui é importante lembrar também que, para fazermos uma conta com mais de uma operação, precisamos colocar uma delas entre parênteses.
Por esse motivo coloquei a receita (A4) menos os custos (B4) entre parênteses para depois dividir novamente pelo custo (A4), seguindo a fórmula do ROI que apresentei lá em cima.
3. Multiplique por 100 adicionando o asterisco
Para finalizar, basta multiplicar por 100 que teremos o resultado já convertido em porcentagem.
Como analisar os resultados do ROI?
Não adianta termos o resultados e não sabermos como usar ele a favor da gente, não é?
Para simplificar o entendimento, vamos continuar com o exemplo do faturamento de dois meses de uma loja de calçados.
No primeiro mês a loja teve 20 mil reais de receita e 12 mil reais de custos .
- ROI = (20000 – 12000) / 12000 x 100
- ROI = 66,66%
Já no segundo mês a mesma loja de calçados teve de receita 45 mil reais e manteve os mesmos 12 mil de custos .
- ROI = (45000 – 12000) / 12000 x 100
- ROI = 275%
Apesar dos resultados do ROI positivos nos dois meses, que é quando estão acima de zero, o do segundo mês teve um retorno bem maior.
Portanto, essa loja de calçados deveria observar fatores como :
- Quais canais de venda a loja usou no mês com os resultados melhores?
- Qual produto teve maior quantidade de venda?
- Foi um mês atípico por causa de algum evento?
- O que devo continuar fazendo para esse resultado se manter?
Independente dos resultados você terá um número para trabalhar.
Então pense o que foi feito e compare com desempenhos anteriores, da concorrência ou até entre canais de venda para entender qual teve maior efetividade.
Qual a diferença entre ROI e Payback?
O conceito de ROI e Payback são confundidos frequentemente, afinal, os dois falam do retorno dos investimentos feitos.
A principal diferença entre eles é que um calcula o tempo de retorno do aporte enquanto o outro calcula o quanto teve de retorno .
Então, o que é payback?
O payback é a quantidade de tempo que um investimento deve retornar. Pode ser medido em meses ou até anos.
Assim, caso você queira saber em quanto tempo aquele investimento deve retornar, devemos fazer o cálculo do payback:
- Payback = investimento inicial / economia obtida
Exemplo prático:
Imagine que a empresa de calçados falada anteriormente tem um custo mensal de 6000 reais com vendedores.
Porém, a empresa decide investir em um totem onde seus clientes podem fazer as compras e pesquisar produtos diretamente nele. Mas o valor de investimento desse totem é de 25 mil reais .
Porém, este aparelho vai permitir reduzir o custo da empresa com vendedores para apenas 1000 reais. Sobrando como lucro 5000 reais .
- Payback = 25000 / 5000
- Payback = 5
Ou seja, o investimento retornaria em 5 meses .
Com essa medida sua empresa consegue entender em quanto tempo conseguirá pagar o investimento, facilitando a tomada de decisão.
2 desvantagens do ROI que você precisa estar atento
Apesar de ser uma métrica bastante usada pelos empreendedores, ainda existem desvantagens no seu uso também.
- Não te entrega o contexto completo
- Não considera inflação
1. Não te entrega o contexto completo
Se sua empresa teve um retorno de 200% e outra empresa de 10%, não significa que seu negócio teve um resultado melhor.
Temos que levar em consideração o quanto foi investido , em quê foi investido . Isso o ROI não mostra por completo.
Então é importante se atentar a este fator.
2. Não considera a inflação
Principalmente em investimento de longo prazo, é comum que os valores sejam alterados por causa da inflação .
Porém, o ROI não leva em consideração esse fator e os 200% de retorno que seu investimento teve pode não ser necessariamente isso.
Portanto, leve sempre em consideração esse fator e nunca deixe de analisar frequentemente essa métrica junto a sua estratégia.
Conclusão
O ROI é uma métrica bastante usada por várias empresas em diversos setores, inclusive no de marketing.
Com ela é possível mensurar e ter uma real ideia de onde e como aplicar seus investimentos da melhor forma e continuar com campanhas de marketing que realmente funcionam.
Apesar disso, preste sempre atenção nas limitações dessa métrica para que ela seja usada da melhor forma em seu negócio.