Você tem dificuldade em fazer um plano de ação? E mais que isso, tem dificuldade em exercê-lo de maneira eficaz?
Então, temos duas notícias boas! A primeira é que você não está sozinho, no mercado existem vários negócios que não possuem um plano de ação claro e objetivo como o recomendado para alcançar o que precisa.
A segunda notícia é melhor ainda, que é aqui onde falaremos sobre o que é um plano de ação e como elaborar um de maneira eficaz para o seu negócio!
Gostou? Então continue lendo que esse artigo vai te ajudar muito.
Boa leitura!
O que é um plano de ação?
Um plano de ação é um cronograma feito pelos gestores juntamente a equipe com o objetivo de alcançarem as metas pré-definidas.
Este plano de ação pode ser pessoal, para sua vida e suas metas particulares ou empresarial, para negócios e equipes empenhadas a trabalharem juntas. Independente de qual resolver fazer, o foco é alcançar os seus objetivos com uma rotina mais focada e organizada.
Na implementação de um plano completo é necessário conter algumas fases essenciais para que funcione, são elas:
- Iniciação: ter um objetivo;
- Planejamento: planejar as ações para alcançar esse objetivo;
- Execução: executar as ações planejadas;
- Monitoramento: analisar como está o andamento e o que pode ser melhorado;
- Encerramento: analisar como foi todo o processo, se conseguiram entregar no prazo e os resultados alcançados.
Mais a frente neste texto vamos falar detalhadamente sobre cada ponto desse, mas antes, vamos entender a importância de elaborar um plano para o seu negócio!
Qual a importância de elaborar um plano de ação para o seu negócio?
A resposta é simples: para organizar as suas atividades e ter clareza de suas demandas!
Além disso, o plano de ação é um aliado para os gestores que querem ter mais controle sobre o seu time. Se bem estruturado, só com ele você consegue ficar por dentro de todas as suas demandas, as da sua equipe e os resultados atingidos, tudo em uma coisa só.
Quando falamos que este planejamento é importante para organizar a suas atividades, queremos dizer que, mesmo com muitas pessoas te pedindo várias coisas de última hora ou você tendo várias atividades para fazer e não sabe como organizá-las em prioridade, o plano de ação orienta você por onde começar.
Da mesma forma que é importante ter clareza de suas demandas, quando você sabe tudo o que precisa fazer, consegue visualmente encontrar qual o melhor caminho seguir, em qual ação vai colocar as suas energias no primeiro momento e qual vai deixar em segundo plano, e por aí vai.
Com toda essa visão e mantendo essa rotina, facilmente você saberá analisar também as atividades do seu time, elencando não só as suas prioridades mas a de cada um da sua equipe também.
Parece até um sonho quando falamos assim, né? Mas é isso mesmo que um plano de ação construído e ordenado no seu processo consegue fazer em sua rotina.
Por isso, agora vamos conversar sobre um dos principais pontos, o passo a passo que vai te ajudar a montar o seu plano de maneira eficaz! Vamos lá.
Passo a passo de como elaborar um plano de ação
Bom, para que tudo o que falamos antes funcione, precisamos saber por onde começar, dessa forma, abaixo separamos 7 passos que se você seguir certinho vai chegar ao seu objetivo, confira:
Defina objetivos
Como estamos falando desde o início deste texto, para você ter um plano de ação que dê certo é necessário que você tenha um objetivo, um único objetivo que vai te guiar durante todo o processo.
Esse objetivo deve ser pensado de maneira justa, a não construir algo inalcançável, afinal aqui o plano não é a possibilidade de se sentir fracassado, mas de alcançar o planejado.
Crie metas
Pensa comigo: já temos um objetivo, como vamos fazer para saber se estamos no caminho certo para alcançá-lo? A resposta para essa pergunta é: criando metas atingíveis.
Agora que você já sabe o que quer, o próximo passo é sentar com o seu time e começar a colocar como meta o que não pode deixar de fazer para atingir.
Por exemplo, se eu quero vender 20 brigadeiros, eu preciso ter como meta comprar leite condensado e granulado, porque sem eles, como vou vender 20 brigadeiros?
A mesma coisa com o seu processo, defina quantas metas achar necessário, das mais curtas as mais completas, coloque tudo no papel.
Planeje
Agora que já tem o objetivo e as metas definidas, inicie o planejamento. Para te ajudar, responda essas perguntas:
- Quais dessas metas são as prioridades do momento?
- Quem é o responsável por cada?
- O que o responsável precisa para executá-la?
- Com quanto tempo conseguimos atingir essa meta?
Com essas respostas você já terá o seu planejamento pronto para ser executado!
Comece a executar
Na etapa de execução, com tudo esclarecido, é importante seguir a ordem planejada e manter a calma, não tente ir direto ao pote de ouro, se não toda essa construção foi inútil.
Aqui é o momento de começar a entender se está funcionando e se as pessoas estão conseguindo entregar o planejado.
Monitore o processo
O principal motivo para muitos times não conseguirem entregar o plano de ação é a falta de engajamento do time. Vai chegar o momento que se o acompanhamento não for feito de maneira assertiva, os membros começarão a questionar “porque estou fazendo isso mesmo?”
Para monitorar o processo é importante ter reuniões individuais com cada pessoa da equipe, ter reuniões em conjunto para apresentar o que já foi feito e motivar a sua equipe a atingir o objetivo principal.
Avalie os resultados atingidos
Pronto, pensamos no objetivo, definimos metas, planejamos, executamos, monitoramos e agora falta só avaliar os resultados atingidos. Aqui é interessante que para apresentar ao seu time você apresenta gráficos que deem uma análise visual melhor.
Apresente o que cada um fez e até onde chegaram juntos.
Reorganize ou reestruture
Se você chegou ao seu objetivo, ótimo! Reorganize o seu time,construa outro objetivo e coloque outro plano em ação novamente. Agora se você não alcançou, reestruture a sua metodologia,as suas metas e o seu time para que quando fizer novamente os resultados venham!
Por fim
Com este artigo descobrimos que para ter uma rotina mais organizada, um trabalho com mais clareza e um objetivo definido é só estruturar um bom plano de ação e fazer!
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