Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital: 5 dicas incríveis para elaborá-lo!

Em um mundo cada vez mais digital como o que vivemos, onde grande parte da população se torna internauta e estabelece relações, negociações e trocam informações de maneira diversificada nesse meio virtual, vem sendo imprescindível alcançar a visibilidade de uma marca sem possuir um plano de marketing digital.

Por meio de um plano de marketing digital você e sua empresa desenvolvem uma identidade e fortalecem o seu negócio, assim como estabelecem vínculos, atraindo novas oportunidades de negócios e realizando melhores vendas.

Então, que tal saber como montar seu próprio plano de marketing digital? Confira o passo a passo que fizemos e que vai contribuir para otimizar a sua marca na Internet.

#01- Faça um diagnóstico estratégico

Esse passo é fundamental para iniciar um plano de marketing digital, pois realizar uma análise profunda do seu negócio, observando a estrutura da empresa, pontos fortes e fracos, te dará um norte para planejar sua estratégia da melhor forma diante da realidade.

Não só o diagnóstico interno é crucial, mas também o diagnóstico do mercado e da concorrência. Pesquise informações sobre como os concorrentes atuam e como se comunicam com o público e, a partir disso, poderá perceber fatores que podem afetar a atuação do seu marketing e, com isso, se preparar para reverter a situação.

Além das vantagens competitivas que uma análise profunda do mercado oferece, essas informações podem proporcionar Insights para sua estratégia, como também permitir identificar oportunidades importantes, já que você terá noção das tendências do mercado.

#02- Detalhe sua persona

Após fazer um diagnóstico estratégico, analisando a situação da sua empresa e do mercado, agora é necessário identificar seu público e detalhar sua persona.

A persona é uma personagem que representa seu cliente ideal, ela é baseada em informações obtidas de seus consumidores e te fornece uma estratégia mais direcionada às pessoas certas, as quais são mais propensas a consumir seu produto ou serviço.

Investir na persona te poupa tempo e dinheiro, pois você consegue adequar sua linguagem de marketing exatamente para o seu perfil de cliente, além de poder traçar uma jornada de compra da persona, que possibilita acompanhar a trajetória do cliente e a interação que ele tem com sua empresa, desde a consideração até a efetivação da compra do produto ou serviço.

#03- Defina seus objetivos

O próximo passo é definir bem seus objetivos, são eles que determinam que tipo de estratégia tomar e as etapas que seu plano de marketing digital precisa.

Liste objetivos principais e secundários baseados em critérios como: especificidade, quanto mais específico seu objetivo, melhor será para traçar a sua estratégia; mensurabilidade, quando seus objetivos podem ser medidos, eles também elucidam de forma concreta se você está na trajetória certa para o sucesso; temporalidade, seus objetivos precisam de um prazo estabelecido para, então, trabalhar suas metas a fim de alcançá-los.

ebook inbound e outbound

E, claro, ao escolher seus objetivos, é necessário que sejam relevantes e atingíveis porque só assim você pode trabalhar na dinâmica do seu plano de marketing.

#04- Monte um cronograma e plano de ação

Esse passo pode ser considerado o mais complexo, já que é nele que você vai juntar todas as suas informações e ideias para adotar uma estratégia, mas não se preocupe, seguindo os passos acima você terá mais facilidade em montar seu cronograma e plano de ação para seu marketing digital.

Antes de tudo, você precisa conhecer os tipos de canais que você deseja trabalhar para montar seu plano de ação e elaborar conteúdos para o público alvo. Confira algumas estratégias:

Inbound Marketing

Esse tipo de estratégia é focado em gerar conteúdos que vão atrair potenciais clientes, e manter um relacionamento com eles durante o processo do funil de vendas. Então, ao adotar esse método, é preciso planejar o uso de ferramentas que permitem conhecer melhor os clientes para, então, produzir conteúdos relevantes de forma a dialogar e interagir.

Marketing de Conteúdo

Ao escolher como estratégia o marketing de conteúdo, que tem como foco produzir conteúdo de qualidade para solucionar problemas dos consumidores, é necessário montar um plano de ação voltado a compartilhar seu conteúdo em canais que alcancem a sua persona, como email marketing, blog, redes sociais, etc.

Redes sociais 

Sabemos que as redes sociais são um dos canais de grande influência e interação com os usuários, nela, o plano de ação deve utilizar um design para seu perfil que divulgue bem a sua marca, assim como um calendário editorial para atualizar suas postagens e que incentivem o público a acompanhar sua empresa.

Depois de finalmente definir qual estratégia adotar, bem como escolher quais os melhores canais que conectam sua empresa com seu público, fica mais descomplicado elaborar um plano de ação que contenha as atividades a serem executadas, de que forma serão executadas e quem será o responsável por elas.

Por fim, montar um cronograma com prazos e metas das atividades do seu plano de ação será um detalhe intuitivo e que te ajudará a seguir o planejamento.

#05- Monitore os resultados

Para completar seu plano de marketing digital, é essencial um monitoramento de todas as atividades executadas para discutir e avaliar o andamento do seu planejamento. Então, para isso, separamos alguma ferramentas e métricas que vão te auxiliar, veja:

Google Analytics 

Essa ferramenta é gratuita e permite obter dados como o número de visitas num site, a origem dessas visitas, as ações feitas, etc., essas informações são importantes para mensurar os resultados.

Indicadores do Sucesso (KPIs)

Os KPIs são métricas que acompanham seu desempenho já que mensuram o resultado das suas ações. Eles avaliam diretamente seus objetivos e mostram sua performance, então se você possui objetivos traçados em estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, os seus KPIs serão apurados por meio de leads, taxa de conversão, receita de compra, etc.

Conclusão

Agora que você viu o passo a passo para montar um plano de marketing digital, desde organizar suas ideias e objetivos, definindo sua persona, até traçar a estratégia de sucesso e monitorar seus resultados, tudo isso para otimizar sua marca nesse meio digital! Então conta aqui para gente o que achou =D. E que tal já começar a montar o seu plano de marketing digital?

ebook planejamento de marketing de sucesso

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Gabriela Cavalcante

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.