Veicular campanhas de sucesso tem se tornado uma tarefa cada dia mais complexa.
E apenas estar presente em todas as plataformas de forma abrangente, não garante bons resultados.
Pois, a forma de tratar o assunto agora é estratégica. Com isso o plano de mídia é o método que deixa muito mais certeiras essas ações.
Além de garantir o atingimento de melhores resultados.
Neste blog, você entenderá melhor o que é plano de mídia, como desenvolver essa estratégia para o seu negócio e qual a ideal para sua empresa. Confira!
Plano de mídia é a técnica empregada para mapear e orientar os melhores recursos, plataformas e métodos para divulgar campanhas.
Nele precisam constar as formas de comunicação escolhidas para divulgar a mensagem e os canais para atingir o público alvo.
Além dos fatores de mais relevância, como volume de mídia, relação custo benefício e o alcance do trabalho.
A época de transformação digital que vivemos, viabiliza um aumento constante de comunicação e o surgimento de mais plataformas de veiculação de campanhas entre negócios e seus clientes.
E diante de tantas opções, torna-se ainda mais relevante escolher o caminho correto para conduzir as ações de marketing .
Por isso, o plano de mídia é um planejamento que tem como finalidade definir de forma estratégica, os melhores e mais assertivos canais.
Lembrando que essa visão estratégica é resultado de uma série de fatores que determinam as principais plataformas da campanha e tem como objetivo o sucesso do projeto , ou seja, atingir a meta traçada desde o início.
Por fim, o planejamento de mídia leva em conta aspectos como:
Se você quer criar um bom plano de mídia , saiba que é preciso analisar vários aspectos antes de chegar à escolha dos veículos.
Vamos entender quais são?
Antes de mais nada é necessária uma boa avaliação do cenário onde a empresa desenvolve suas atividades , identificando as principais oportunidades, como também as ameaças que trazem obstáculos ao negócio.
Assim fica mais fácil a correta escolha dos veículos, pois a análise vai considerar os rumos e comportamentos atuais do mercado.
Entenda mais sobre como fazer um estudo de mercado aqui.
O branding precisa ser considerado na construção do plano de mídia.
Pois, mostra com clareza em qual posição se encontra a marca e que imagem a empresa possui no mercado.
Terá que ser feita uma adaptação de acordo com o que a empresa tem a transmitir, seus valores e objetivos desejados pela atual gestão de marca .
Se o momento atual da empresa é o foco no aumento da presença digital, por exemplo, o ideal é que as estratégias de mídia apontem um acréscimo de canais digitais nas suas campanhas.
É o principal tópico do plano de mídia e define onde o veículo escolhido deve atuar.
A ideia é buscar perfis, identificar personas , definir os canais compatíveis e entender os critérios em detalhes.
Dessa forma você consegue optar pelos processos mais presentes na realidade de seu cliente, como também quais os dias e horários mais propícios para alcançá-los.
O natural é que o plano de mídia ideal otimize a utilização das verbas da campanha , buscando aproveitá-las da melhor forma possível.
O mais comum é que o profissional de mídia distribua entre os canais que julgar melhores e mais relevantes o valor total dos recursos oriundos do orçamento.
As estratégias de marketing e comunicação são a base para a construção de um bom plano de mídia.
Tendo em mente os objetivos a serem alcançados com a campanha, defina os principais critérios como:
Se estiver trabalhando por exemplo numa campanha de lançamento de produto, a regularidade e repetição serão importantes para consolidar a novidade na cabeça do cliente, até atingir a fase de sustentação.
Conhecer bem o produto também é fundamental para a estruturação de um bom plano de mídia.
É primordial entender os pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria, além das particularidades e performance integral do item ou serviço.
Também será necessário saber como os consumidores fazem uso do produto, qual sua noção de valor, de modo a encontrar as mídias corretas e que estejam em conexão com a demanda.
O benchmarking é uma técnica bastante válida no plano de mídia, pois revela em quais mídias seus concorrentes estão investindo e quais são seus resultados.
Sendo assim, é possível buscar a atenção dos consumidores nos mesmos canais ou variar a estratégia para fazer frente a concorrência
Agora que você já sabe quais critérios precisa levar em consideração na hora de montar um plano de mídias, saiba então como fazer .
O profissional de mídia precisa construir um briefing completo junto ao planejamento, durante as reuniões da pré-campanha.
Uma análise de mercado, informações da empresa, objetivos de marketing, dados da concorrência e comunicação, são ferramentas essenciais para o direcionamento do plano de mídia e devem constar no briefing.
Boa parte desses dados chegam do planejamento e vão ser a base para a construção dos objetivos e estratégias de mídia.
Para maior assertividade na escolha, é preciso haver sintonia entre os objetivos, verba disponível e o tempo de duração da campanha com o tipo de veículos online e offline.
Normalmente já existe uma relação entre os profissionais da área com as várias mídias que estão sempre trocando experiências, aumentando a coleção e agregando valor às campanhas.
A representação visual mais importante do plano de mídia, mostra todos os veículos envolvidos, suas respectivas datas, períodos, conteúdos e horários para inserção.
Todos os participantes precisam observar o alcance da campanha, todos os esforços comprometidos e a correta distribuição dos canais.
Ao contrário do que se podia pensar, o trabalho de mídia não termina depois que o plano está pronto.
Quando começa a veiculação o foco tem de estar nos possíveis ajustes para o alcance dos melhores resultados.
Principalmente nas mídias digitais, é mais fácil acompanhar o andamento com as ferramentas de analytics, possibilitando a correção de formatos e estratégias para deixar a campanha mais positiva.
Marcar presença nas redes sociais não determina mais qualquer privilégio para nenhuma empresa.
As organizações que enxergam o real valor dessa ferramenta se mantém em evidência nas mídias.
Mais que isso, as utilizam para se comunicar diretamente com seus clientes e como forma de promover a marca , os produtos comercializados, os conteúdos e o serviços oferecidos.
Por essa razão e para não deixar a concorrência se distanciar, as empresas estão criando seus perfis para estabelecerem relações mais próximas com os seus clientes.
No entanto, acabam cometendo erros como não definir uma estratégia clara para a abordagem ou não promover um correto gerenciamento de redes sociais.
Para quem está iniciando nos meios digitais , não é fácil escolher qual o conteúdo deverá ser publicado.
Bem como entender se a perspectiva será com uma linguagem mais leve ou mais formal, quais indicadores serão mensurados e qual a frequência ideal para as postagens dos conteúdos.
Por isso, é preciso decidir inicialmente em quais redes sociais vai compensar o seu ramo de atividade estar presente.
O Instagram e o Facebook devem ser considerados como essenciais em razão de sua dimensão e alcance de pessoas.
Se você trabalha com e-commerce de confecções, por exemplo, o Pinterest poderá ser alternativa rentável, diferente, por exemplo, de uma empresa que executa serviços corporativos.
Ou seja, o fundamental é escolher bem a estratégia a ser usada nas redes sociais , evitando estar presente sem saber como lidar bem com a ferramenta.
Trabalhar com redes sociais não é atividade simples. Não basta apenas produzir conteúdos atrativos para tudo dar certo.
A acirrada concorrência das plataformas abertas, várias ferramentas e mecanismos trazem dificuldades para escolher a melhor estratégia.
Outra dificuldade é encontrar os usuários que muitas vezes estão apenas em um canal.
Com tantos obstáculos, fica a pergunta: como obter presença digital num mercado tão concorrido? É simples a resposta: um bom planejamento .
Mas, por onde começar? antes de tudo construir uma base sólida para dar suporte a sua performance nas redes sociais.
Veja abaixo um passo a passo para desenvolver um planejamento correto:
Como visto, é essencial que você tenha um plano de mídia estabelecido na sua empresa.
Ele vai certamente colaborar para que suas estratégias de marketing e seus conteúdos sejam postados de forma mais assertiva e rentável.
Com esse guia, expomos de maneira clara os rumos e direções a serem seguidos visando o sucesso do projeto.
Qualquer dúvida entre em contato conosco.
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