Posicionar-se é comunicar diante de algum contexto. A gente sempre tem muito o que falar da nossa empresa, não é mesmo? Mas, nas mídias sociais, isso precisa ser feito com estratégia e planejamento para ter o resultado mais positivo.

por Amanda Guedes | abril 03, 2019

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Claro que não existe a fórmula exata para ter o retorno mais esperado, então vamos falar um pouquinho sobre o que pode ser muito efetivo para você que está começando a gerenciar um perfil business nas mídias sociais? Separamos 7 dicas para você!

  1. Encontre o seu público

          Para quem e para que você quer comunicar algo? É necessário direcionar o seu conteúdo para pessoas específicas que irão te dar um retorno mais rápido. Por exemplo, uma loja de carros não precisa necessariamente conversar com adolescentes, menores de 18 anos, tendo em vista que ainda não dirigem.

  1. Mídias sociais são feitas de pessoas para pessoas

          Lembre-se sempre: as pessoas estão nas mídias sociais porque gostam de acompanhar o dia a dia de outras pessoas e, com isso, criar uma espécie de intimidade. Isso não é diferente com o perfil do seu negócio! O seu público certamente gostará de se deparar com conteúdos humanos, ou seja, que envolvam fotos de pessoas, podendo até mesmo ser o dia a dia da sua empresa. O Stories do Instagram é perfeito para isso! Mas também não encha o seu feed somente de produtos.

  1. Crie uma identidade visual

          Uma identidade visual basicamente é possuir um reconhecimento visual. Quando falamos sobre um refrigerante de embalagem vermelha, logo vem a grande Cola Cola à cabeça, correto? Construir uma linha visual própria do seu negócio é bastante importante para ser marcante e reconhecido nas mídias sociais, atrelando isso ao seu conteúdo.

  1. Não foque em vender, foque em ser relevante

          Já falamos que as mídias sociais são feitas de pessoas para pessoas, logo o seu público busca acessar conteúdos que sejam relevantes para ele no dia a dia. Um vendedor, quando não tem lábia e não busca entender a sua necessidade sendo apenas insistente no que vende, torna-se chato, não é mesmo? Ofereça dicas, tutoriais, curiosidades, ou até mesmo como o seu produto pode ser útil diariamente. Faça vídeos! Deixe a vergonha de lado e produza um conteúdo interessante no formato audiovisual, porque é até um dos formatos de post que mais engaja. As pessoas interessadas na sua marca devem ser conquistadas pelo relacionamento e, numa etapa mais a frente, isto gerará venda.

  1. Interaja com seu público, a regra é 80/20

          Se você ainda não viu como a Netflix interage com cada usuário que comenta em seus posts, corre pra ver antes de terminar de ler aqui! Eles são preocupados em responder cada interação de forma personalizada, de acordo com o que o público comentou. Quem não curtiria um “Netflix respondeu ao seu comentário” aparecendo nas notificações, ein?! Essa é uma forma de valorizar a opinião ou qualquer tipo de posicionamento do público, e pode ter certeza que as pessoas se sentem importantes e vão querer cada vez mais interagir com você. É como uma relação de amizade! A regra dos 80/20 é: gaste 80% do seu tempo preocupando-se em relacionar-se com cada interação no perfil do seu negócio e os 20% restantes produzindo conteúdo. Relacionamento é muito importante!

 

  1. Invista tempo e dinheiro em seu conteúdo

          Do que adianta produzir um conteúdo muito bom e isso não ter uma boa visibilidade? As mídias sociais permitem que você impulsione o conteúdo que quiser, de forma remunerada, e o post aparecerá para pessoas além das que te seguem, tendo um maior alcance e reconhecimento da sua marca. Assim como mídias externas como Outdoor, Panfleto, Folder etc, as mídias sociais, para ter um resultado positivo, precisam de investimento.

     7. Mensure resultados

          Como um feedback para você mesmo, acompanhe sempre os resultados das suas publicações, enxergando em que tipo de conteúdo houve mais interação ou levou até mesmo a uma venda. O Instagram e o Facebook disponibilizam dados como melhor horário para publicação, de acordo com o horário que pessoas mais interagiram com seu perfil, publicações com mais “movimento”, mensuração do público que te segue por sexo, idade e até cidade, entre outras estatísticas. Tudo isso é encontrado de maneira muito fácil nas páginas e perfis business. Vamos aprofundar este assunto é um outro artigo, não se preocupe! Para uma mensuração mais precisa, com porcentagens de engajamento entre outras métricas relevantes, usamos o DASHGOO aqui na Colina Tech. Você pode conectar a mídia social que preferir e a plataforma irá gerar um relatório de acompanhamento personalizado e em PDF. Nossos clientes conseguem acompanhar cada resultado positivo ou o que também pode ser melhorado. Você tem direito a 7 dias gratuitos de teste, experimenta lá!

          Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Vem tomar um café com a gente. Queremos te ajudar, queremos levar você ao topo também nas mídias sociais. Entre em contato!