Rebranding: entenda o que é, quando aplicar + 3 exemplos

O consumidor se transformou ao longo dos anos.

Atualmente, o lead busca na internet sobre a empresa, comentários e avaliações antes de realizar a compra.

Nesse momento, cada contato com o potencial cliente é levado em consideração. 

Segundo dados da RD Summit 2019, 89% dos consumidores não voltam após um único contato ruim. 

A identidade da empresa é consequência de estratégias de marketing relacionadas a consolidar e garantir um bom posicionamento.

Esse conjunto de estratégias é o que chamamos de branding , termo que significa o gerenciamento de uma marca para torna-la cada vez mais presente no mercado. 

Porém, com a realidade em constante mudança, muitas vezes é preciso fazer um rebranding da sua marca para que ela se comunique melhor com seu cliente.

Neste post, vou te mostrar exatamente o que é o rebranding e como ele pode ser usado para ressignificar a sua marca.

Vamos lá?

Mas o que seria o Rebranding?

O Rebranding é a união de estratégias para renovar o posicionamento , conceito, identidade visual e linguística de uma marca. 

O conceito de rebranding envolve mecanismos além de técnicas de marketing para a mudança externa da marca, como a mensagem é passada ao público, como também, o engajamento interno da empresa.

Dos colaboradores a diretores, todos precisam acreditar no novo propósito da organização e tornar verdadeiros embaixadores da marca.

Um processo de Rebranding de sucesso também envolve analisar a percepção dos clientes sobre a marca.

Isso porque, as empresas devem estar focadas em trazer relevância ao público e identificar novas tendências no mercado. 

Quando aplicar o Rebranding ? 

Agora que você já entende a importância e o significado de branding , é necessário analisar se sua empresa realmente está preparada para esse processo.

Como dito anteriormente, o rebranding envolve mudanças internas e externas de sua empresa, com resultados a longo prazo. 

Dessa forma, uma organização pode optar por iniciar essa renovação quando:

Mudança de público alvo

Uma organização pode realizar rebranding quando o público alvo se modificou ao longo dos anos, ou até mesmo, quando se está produzindo novos produtos e serviços que abrange um nicho maior de consumidores. 

Esta situação é comum em empresas tradicionais, em que o consumidor mudou o seu comportamento devido à transformação digital, logo, a marca precisa se adequar.

Sabemos também que após a crise da Covid-19 a percepção de compra e venda mudou drasticamente, então é necessário avaliar se os conceitos da marca estão acompanhando tais alterações. 

Mudança na missão e valores 

Quando a empresa renova a missão, valores e finalidade de existência.

O processo de rebranding vem para auxiliar a empresa a colocar esses conceitos em harmonia para alcançar os objetivos.

Dessa maneira, se a comunicação visual e linguística não está alinhada com o novo propósito da organização, é preciso readequar esses elementos. 

Logo, o Rebranding de sucesso é planejado para interagir verdadeiramente com os clientes, para que essa mudança faça sentido tanto para o público quanto para a cultura da empresa. 

Como fazer o Rebranding ?

Após compreender os motivos que levam uma marca a realizar Rebranding , podemos discutir estratégias para sua empresa aplicar essa renovação, sendo elas:

Análise

O primeiro passo é realizar uma análise profunda e crítica para planejar o desenvolvimento da renovação.

Esse processo constitui refletir sobre a cultura da organização, analisar o mercado atual, tendências no segmento e até mesmo formas de comunicação utilizadas.

Ao final desse momento, os responsáveis devem chegar à conclusão de qual posicionamento e identidade desejam implementar.

Identidade visual

Com a mudança de cenário, esse é o momento em que os designs irão ressignificar a identidade da marca.

É essencial que todos os elementos visuais estejam alinhados com os novos propósitos da organização, sendo possível sua realização sem alterar a essência da mesma. 

Nesse momento, é valido se aprofundar em conceitos de Neuromarketing para validar as mudanças diante o comportamento humano.

Não é apenas sobre escolher uma identidade agradável aos olhos, mas é preciso analisar e se basear em informações para essa tomada de decisão. 

Acompanhe o público

Toda a mudança, tanto visual, quanto estratégica, da marca precisa estar acompanhada de divulgações direcionadas ao público alvo.

Logo, é necessário investir em canais de relevância para os clientes, como forma de expor as mudanças e ter a presença ativa dos consumidores nesses canais. 

3 exemplos de sucesso de Rebranding

Após toda a explanação sobre Rebranding , nada melhor do que conhecer cases de sucesso dessa estratégia.

Como:

Subway

A estratégia de marca da Subway no Brasil era utilizar o conceito Fresh Forward e garantir uma experiência moderna e confortável ao cliente.

Sendo assim, as mudanças aconteceram dentro das lojas com cores vibrantes e utilização de logotipos.

Mastecard

Conhecida mundialmente, a Mastecard investiu no Rebranding para se comunicar melhor com o mundo digital, mostrando-se mais moderna e contemporânea.

Essa mudança ocorreu na identidade visual mais simples e adequada ao mundo online.

Latam

O processo de mudança ocorreu devido a fusão das empresas LAN e TAM.

O Rebranding foi utilizado a partir de mudanças completas na comunicação e posicionamento das empresas, que resultou no desenvolvimento de uma marca forte na aviação mundial.

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