por Luiz Neto| Outubro 10, 2019

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Toda empresa necessita de um profissional de confiança para manter em ordem suas finanças, impostos, demonstrativos e etc. Por isso, o contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Contudo, para se inserir nesse mercado um escritório de contabilidade, é fundamental a definição de estratégias de vendas eficazes.

Os impactos advindos da revolução digital e dos avanços tecnológicos têm impulsionado transformações nos mais diversos segmentos de mercado, como na Contabilidade. No entanto, a carreira contábil continua sendo imprescindível ao desenvolvimento sustentável de empresas e governos.

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, os profissionais devem estar preparados para acompanhar as mudanças e saírem na frente.

O life time (tempo médio que os clientes mantém contratos ativos com uma empresa) dos clientes de um escritório de contabilidade no Brasil é de 18 anos. Esse dado revela oportunidade de se estabelecer no mercado, caso haja uma volume de vendas considerável, já que a receita é recorrente.

Pensando nisso, estruturei esse conteúdo com o objetivo de tornar claro alguns estratégias que podem ser adotadas por escritórios de contabilidade, que vão potencializar os seus resultados.

Elenquei aqui 4 estratégias do que pode ser feito e como tornar efetivas as vendas no seu escritório de contabilidade. Foram elas:

    1. Faça marketing compartilhado

O marketing compartilhado, também conhecido como co-marketing, ocorre quando duas empresas (ou mais) que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhas.

No ramo da contabilidade, inúmeros negócios são gerados por meio networking. Tendo clientes com modelo de vendas B2B (Business to Business), o escritório acaba adquirindo inúmeras oportunidades a serem exploradas, que é a de realizar ações em conjunto para conseguir estabelecer relacionamento com potenciais clientes.

Com uma estratégia de marketing compartilhado, é possível atingir resultados mais expressivos em um escopo de tempo menor.

Além de tudo isso, essa estratégia garante uma cooperação mútua, favorecendo a ambos os envolvidos. Isso irá permitir que haja uma aproximação com seu potencial cliente e que você também contribua para os resultados deles de maneira mais direta, entregando valor e se diferenciando no mercado.

    2. Promova eventos

A realização de eventos é uma maneira excelente de agregar valor à sua empresa contábil e também de fazer um networking para se aproximar de outros profissionais.

Estar presente e promover conteúdo relevante para os stakeholders é primordial para que uma marca consiga estabelecer um bom posicionamento no mercado. A vantagem da realização de eventos é o contato dinâmico que esse tipo de ação proporciona. 

Mas você deve estar se perguntando “Mas que tipo de eventos eu posso promover?”. Alguns exemplos de como essa tática pode ser abordada são:

  • Palestras que agreguem conhecimento sobre os serviços oferecidos por seu escritório ou sobre assuntos recentes que estejam em alta para os empreendedores;
  • Coquetel para seus clientes, incentivando-os à levar algum amigo empresário do mesmo segmento (que não seja seu cliente);
  • Webinar com a presença de um parceiro estratégico ou palestrante para debater um assunto relevante para o seu nicho de interesse.

O esforço com a realização de evento é compensado pelo posicionamento de autoridade e de foco no cliente que a marca adquire. 

    3. Esteja presente no meio digital

Essa estratégia é fundamental para todo e qualquer segmento, não poderia ser diferente no meio contábil.

A revolução digital tem incentivado cada vez mais as empresas a terem uma boa atuação na internet. Se o seu escritório ainda não aderiu a estratégias de mídias sociais e site, acredite, você pode estar deixando de ganhar muitos clientes!

No meio contábil, principalmente em empresas que já estão a algum tempo no mercado, é notório que ainda existe uma certa resistência na adesão a esse tipo de estratégia. Contudo, com uma boa estratégia digital podemos atingir o público certo, no momento ideal e garantir um retorno positivo em relação ao que foi investido.

A base de dados existentes no meio digital permite que as empresas tenham muito conhecimento em relação ao seu mercado consumidor. Essas informações, se utilizadas da melhor forma, vai possibilitar que você crie segmentações extremamente eficientes.

De maneira resumida, estar presente no mundo digital, significa:

  • Ter uma plataforma de site: onde são divulgados conteúdos para garantir um maior tráfego e possibilitar que as pessoas sejam convertidas deixando suas informações;
  • Alimentar constantemente as redes sociais: essa constância vai garantir que sua empresa esteja sempre presente na mente do consumidor. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Isso vai fortalecer o posicionamento da sua marca e aumentar sua visibilidade;
  • Estabelecer relacionamento: seu atendimento precisa ser feito da maneira mais personalizada possível, empresas conseguem se destacar no mercado de maneira muito relevante tem esse tipo de posicionamento, o meio digital vai te ajudar a fazer isso de maneira eficiente.

A conceito de Inbound Marketing (marketing de atração) resume bem todos esses prontos. Não negligencie o potencial que sua empresa tem de estabelecer um diferencial competitivo em relação ao mercado e potencializar seus resultados.

    4. Tenha metas claras

A estratégia é o que guia os resultados das organizações.

Se sua empresa ainda não sabe exatamente onde quer chegar, para onde direcionar esforços e quais indicadores mensurar para identificar se está conseguindo fazer o que planeja, você precisa parar agora mesmo para pensar no futuro do seu negócio!

Afinal de contas, se você não sabe onde chegar, qualquer caminho serve.

Ter metas claras estabelecidas e comunicadas aos colaboradores é muito importante para que eles se sintam parte da organização. Por esse motivo, as metas precisam ser definidas em conjunto.

O método BSC (Balanced Scorecard) é voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas.

Colocando em prática todas essas ações e estabelecendo uma constância na execução delas, certamente você vai conseguir impulsionar consideravelmente os resultados do seu escritório e obter destaque no mercado de atuação.

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