Você já deve estar cansado de ver a sigla SEO por aí, né? É que quando falamos de marketing, a Search Engine Optimization (mecanismo de otimização de busca) é extremamente importante para que o seu site seja bem ranqueado quando os usuários fizerem pesquisas por assuntos relacionados aos seus.
Sabemos que um bom conteúdo é determinante para que sua estratégia seja bem sucedida e você conquiste os objetivos em relação ao público desejado. Por isso, na hora de elaborar um texto, o conteúdo, a escolha de palavras e a forma como ele está estruturado faz toda a diferença. Confira nosso post de hoje e utilize o SEO para alavancar seus conteúdos!
O que é SEO de conteúdo ?
O mecanismo de otimização de busca envolve a escrita e a estruturação dos conteúdos na sua página, seja um site ou blog. Para que ela esteja bem posicionada no ranking de resultados quando um usuário busca por um determinado termo, é preciso prestar atenção em três elementos:
- Estratégia de palavras-chave: as palavras que você escolher determinarão se o seu site vai estar bem ranqueado – ou não – nas páginas de resultado dos mecanismos de busca.
- Estrutura do site: além de ter um bom design, a sua página deve contar com uma interface agradável e um carregamento rápido.
- Copywriting: é o conteúdo de qualidade, relevante para o usuário e que o convida a tomar alguma ação a partir da sua leitura.
Mas por que o SEO é tão importante? Quando um usuário faz alguma pesquisa na internet, ele é direcionado para as páginas que melhor utilizaram os três pontos mencionados acima, que são os resultados orgânicos, ou para os anúncios pagos. Se você não está muito disposto a pagar uma boa quantia para o Google promover seu conteúdo, continue lendo!
Sejamos sinceros, dificilmente as pessoas avançam para as páginas seguintes quando encontram o que procuram logo nos primeiros resultados, certo? Assim, para que o seu conteúdo fique em destaque, faça bom uso dessas três práticas. Explicaremos com mais detalhes a seguir.
Como funcionam as palavras-chave?
Você deve escolhê-las com base no que sua audiência está procurando, a fim de gerar tráfego para o seu site. A primeira sugestão para determiná-las é levar em consideração a missão do seu negócio: qual seu objetivo? Quem é seu público-alvo? Qual ação você quer que o consumidor tome a partir da sua página?
A partir disso, selecione todas as palavras-chave que você quer ranquear, obtendo uma visão geral dos termos que estão sendo utilizados pelo público, e, logicamente, crie páginas e conteúdos correspondentes a estas palavras-chave.
Lembre-se de que muitas vezes as palavras-chave referentes ao seu conteúdo não são as mesmas utilizadas por usuários ao fazerem suas pesquisas; por isso essa análise cuidadosa se torna tão importante. Quanto menos genérico for um termo, podendo ser inclusive mais longo, mais fácil será ranquear essa palavra, pois é maior a probabilidade dela focar em um nicho.
Separamos algumas ferramentas que podem ser úteis na pesquisa de palavras-chave do seu público alvo:
É importante lembrar que as palavras-chave não devem se manter estáticas ao longo do tempo, variando para se adaptar e evoluir junto do conteúdo da sua empresa ou site: caso passe a comercializar novos produtos, adicione termos em sua lista. Se quiser explorar novos mercados, as palavras-chave devem estar alinhadas com seu novo público.
Além disso, não se esqueça de utilizar palavras-chave nas imagens! Os mecanismos de busca não lêem imagens, então essa estratégia será útil para fortalecer o seu conteúdo.
Como devo estruturar minha página ?
Um site ou blog bem estruturado indica aos mecanismos de busca que o seu conteúdo é relevante, subindo sua posição no ranqueamento. Afinal, ninguém gosta de navegar por um site confuso ou pouco intuitivo, certo?
Partindo da página inicial, você pode dividir o conteúdo em categorias e subcategorias, utilizando conteúdos já existentes para dar suporte a um melhor ranqueamento de outras páginas pouco visitadas. Para isso, você pode utilizar links internos, ou seja, associar um conteúdo que você produziu a outro conteúdo próprio seu, pois ao encontrar uma das páginas, o usuário pode visitar a outra posteriormente, além de permanecer mais tempo no seu site por ele conter conteúdos que servem como apoio para outros.
Além dos links internos, o link building é uma ótima opção para valorizar o seu conteúdo: ao fazer parceria com outros sites e direcionar seus leitores para conteúdos de terceiros, sendo também citado por eles, os mecanismos de busca melhorarão seu posicionamento, pois são levadas em consideração a citação e indicação de links.
As páginas com termos mais comuns ou pesquisados devem ser as primeiras em seu site, ou seja, a home ; já os conteúdos mais específicos são para onde os visitantes serão orientados a partir da página inicial.
Uma dica interessante é definir quais conteúdos serão considerados “âncora”, ou seja, os que estão mais alinhados com a missão do site, que possuem maior valor agregado e maior possibilidade de atrair leitores para então convertê-los em visitantes das demais páginas. A partir disso, inclua um bom número de links internos ao longo desse texto, direcionando o leitor para outras páginas e “ancorando-o” em seu conteúdo.
A hierarquização do conteúdo e o uso de tags também é importante, pois ajuda os mecanismos de busca a entenderem melhor sobre o que sua página trata. Além disso, evite duplicar ou repetir conteúdos, pois isso fará com que você dispute atenção com o seu próprio site, diminuindo a exibição daquilo que você quer que seja ranqueado.
Conteúdos antigos, se não forem passíveis de atualização, devem ser removidos; todavia, não se esqueça de que você pode ter links em outras páginas que direcionam o usuário para uma postagem que será apagada. Dessa forma, redirecione a URL para que os leitores continuem aproveitando esse encaminhamento de conteúdos similares.
O que é copywriting?
Copywriting é um nome elegante para textos atrativos e que mantêm o usuário no site ou convencem-no a fazer alguma ação. Nele, a presença de palavras-chave é, logicamente, fundamental, mas cuidado com o excesso: a repetição de termos pode tornar a leitura cansativa, levando ao efeito contrário – que é quando o usuário abandona o site.
O primeiro requisito para um copywriting de qualidade é contar com um conteúdo original, diferente daquilo que já pode ser encontrado em uma simples busca, que chame a atenção do leitor e o convença de que vale a pena permanecer na sua página, a fim de garantir que as palavras-chaves não tenham utilizado seu poder de atração em vão.
Conteúdo original não necessariamente significa um conteúdo novo, inovador: embora isso seja um excelente diferencial que deve ser levado em consideração sempre que possível, você pode deixar seus conteúdos originais através de uma nova abordagem do assunto tratado, uma comparação inusitada, ou até mesmo por dar sua opinião sobre o tópico, dando-lhe um caráter exclusivo.
#Bônus do copywriting
Leve sempre a sua audiência em consideração: pense na mensagem que quer transmitir, o propósito do seu texto, qual atitude você espera que seu público tome a partir da leitura do seu conteúdo… Todos esses fatores ajudarão a desenvolver um tema relevante para os interessados em sua página. A frequência também é fundamental: você deve atualizar sua página e alimentar seus leitores periodicamente
Desenvolva um texto cuja leitura seja fácil e fluida: de nada adianta construir parágrafos imensos e repletos de informação se as palavras são difíceis e as frases longas demais. Além de garantir que seus visitantes leiam, lembre-se de que o mecanismo de busca também lê. Não só lê como analisa o contexto no qual as palavras-chave estão inseridas, os termos e frases próximos, as palavras relacionadas e seus sinônimos. E se ele não gostar, ninguém mais vai ler!
Todas as dicas que demos ao longo do texto visam aumentar a probabilidade de que o Google selecione e priorize o seu conteúdo ao entregar resultados de uma busca. Assim, prestar atenção nos detalhes e utilizar o SEO de conteúdo é essencial para que o seu site receba visitas, especialmente se você tem um negócio que deseja vender.
E então…
Dessa forma, prepare-se para escrever conteúdos relevantes, interessantes, chamativos, originais, divertidos, informativos e observe o seu posicionamento subir nos resultados das pesquisas online, aumentando sua credibilidade e reputação. E conteúdos com todas essas qualidades, você encontra aqui no blog!