dono de startup com seu produto escalável

Escalando sua Startup: como expandir suas vendas com Marketing

Escalar é um dos termos mais utilizados no universo de startups e o grande sonho dos empreendedores que lideram essas empresas. Por isso, entenda como o marketing digital pode colaborar com o aumento das vendas de modo mais rápido, eficiente e mensurável.

Mas afinal, o que é uma startup?

A palavra startup comumente está acompanhada de dúvidas quanto a sua real definição, o termo representa empresas inovadoras que tem em seu core a resolução de problemas da sociedade aliada a tecnologia que possibilita alcançar um grande impacto econômico com custos bem menores se comparadas a empresas tradicionais.

Porém, o termo realmente é amplo e não existe uma definição totalmente amarrada, onde trago também uma definição extraída do livro best-seller Lean Startup

A startup is a human institution designed to deliver a new product or service under conditions of extreme uncertainty. 

Eric Ries

Então, se o modelo de negócio da sua empresa se adéqua a esses conceitos, podemos considerar startup.

Escalando uma startup

Startups desde a sua formação visam atingir um modelo de crescimento que seja constante e replicável através de uma proposta de valor que solucione uma dor do mercado atingindo o sonhado crescimento exponencial.

Através desse modelo, ela consegue causar impacto positivo na economia devido a sua capacidade de ter a sua solução sendo replicada e utilizada em massa sem necessitar aumentar proporcionalmente os custos com a sua operação, quebrando barreiras tradicionais como logística e tempo de modo acelerado, ganhando assim escala.

Startups e hipóteses para o negócio

Hipótese de valor

É o momento que as startups analisam se o produto/serviço realmente entregam valor aos seus clientes. A hipótese precisa ser testada e validada, para saber se ela de fato é atrativa para os seus clientes.

Hipótese de crescimento

É o momento que as startups visam entender como os novos clientes chegaram até a sua solução. É nesse estágio que deve ser pensado na melhoria das estratégias de marketing visando melhores resultados.

Marketing digital para startups

O marketing é um dos pilares fundamentais para toda empresa que busca atingir um posicionamento no mercado e aumentar os seus resultados em vendas.

Ao longo dos anos, diversas estratégias de marketing se consolidam no mercado e vem sendo amplamente utilizadas, sendo estratégias tradicionais, como investimento em mídia offline ou digitais, como o investimento em mídia paga.

working-in-a-group-6224-1024x683 Escalando sua Startup: como expandir suas vendas com Marketing
Foto de Kaboompics .com no Pexels

Por terem em seu core o uso da tecnologia ao seu favor, as startups possuem maior facilidade de adesão a estratégias de marketing digital, como o uso do marketing de conteúdo para geração de leads e de tráfego pago para validação de ideias e aceleração nos resultados de conversão.

Estratégias de marketing digital proporcionam maior clareza na definição de objetivos e no acompanhamento do alcance dos resultados dos seus investimentos.

E para startups que iniciam com um orçamento enxuto, o marketing digital se mostra como grande aliado.

Estratégias de marketing digital para startups

Podemos destacar algumas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas em startups:

  • Buyer personas;
  • Marketing de conteúdo;
  • Tráfego pago;
  • Mídias sociais;
  • Growth hacking.

Buyer personas

Uma buyer persona é uma representação fictícia, porém baseada em dados reais que trazem características e informações relevantes dos seus clientes para o seu negócio.

A partir da persona, a empresa conseguirá desenvolver estratégias de marketing de conteúdo que entreguem informações relevantes para o seu público, além de gerar insumos para o uso em estratégias de tráfego pago. 

Marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo a entrega de conteúdos de valor para os usuários dos seus canais de comunicação, como: redes sociais, blogs e lista de e-mail marketing.

Além de educar o seu público-alvo, o marketing de conteúdo possibilita a construção da autoridade da marca no mercado, geração de leads/oportunidades de vendas, dentre outros.

Tráfego pago

Estratégias de Tráfego pago são desenvolvidas nas mais diversas plataformas e canais de comunicação na web, onde podemos citar os links patrocinados do Google, Facebook e Instagram. 

De acordo com o modelo de negócio da sua startup, terão plataformas mais interessantes para que você desenvolva e invista nessas campanhas digitais, pensando sempre em como atingir o seu público alvo/buyer personas.

Com a campanha idealizada, você poderá parametrizar com diversas características como: localização, idade, segmento, assuntos de interesse, palavras-chave, dentre outros. Garantindo uma entrega muito mais assertiva e principalmente, mensurável!

Mídias sociais

As mídias sociais ao longo dos anos ganharam força em todo o mundo, com plataformas que proporcionam uma melhor experiência do usuário tendo uma inteligência artificial cada vez mais assertiva, proporcionando facilidades no uso.

Com isso, as redes sociais entraram no dia a dia das pessoas e no cotidiano do brasileiro não seria diferente. Hoje em dia são quase que inseparáveis, sejam elas utilizadas com fins de interação social, negócios ou entretenimento.

A partir do estudo colaborativo entre a Hootsuite e We Are Social, empresas de referência mundial no assunto, constatamos que o Brasil está na posição 2 do ranking de países que mais passam tempo utilizando redes sociais no mundo.

tempo-gasto-em-redes-sociais-por-pais Escalando sua Startup: como expandir suas vendas com Marketing
Relatório completo em The Global State of Digital 2020

Sendo assim, estar presente e ativo nestas plataformas se mostram essenciais para que o seu negócio se desenvolva, relacionando-se e adquirindo novos clientes.

Growth hacking

O Growth Hacking ganhou destaque nos últimos anos por ter sido uma prática utilizada por startups que se tornaram empresas de sucesso, como: LinkedIn e Airbnb.

Com o Growth Hacking, estratégias de crescimento são traçadas a partir da análise das métricas obtidas em diferentes plataformas sociais, gerando insights que são aplicados nas estratégias, gerando novas métricas e uma nova análise.

Através desse ciclo de análise-aplicação, o growth visa alcançar práticas mais eficientes na estratégia de crescimento do negócio, partindo do seu pensamento voltado a hipóteses, gerando um aprendizado constante.

Cases de sucesso de marketing digital aplicado em startups

Conta Azul

A Conta Azul é uma startup fundada em 2011 e que já ofereceu seu software de gestão na nuvem para mais de 800 mil clientes, tendo como foco micro e pequenas empresas.

Através da sua estratégia de marketing de conteúdo bem planejada e executada, a Conta Azul adotou desde o seu início o uso de um blog educativo, gerando conteúdos que atraem novos clientes e geram leads qualificados, onde em campanha, alcançaram mais de 5 mil leads.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais, também chamada de RD, é uma startup catarinense sediada em Florianópolis. A RD tem o Inbound Marketing como seu Core Business, tendo a empresa sido uma das precursoras do uso da metodologia no País.

Com o Inbound, a RD focou as suas ações em produções de conteúdo via Blog, ofertando materiais ricos e fazendo valer o produto que vende, o RD Station, plataforma de gestão de marketing digital focada em Inbound Marketing.

rd-station-1024x598 Escalando sua Startup: como expandir suas vendas com Marketing

A cada ano a RD se reinventa e se estabelece como empresa de alto crescimento no Brasil, realizando o maior evento de marketing digital do país e expandindo as suas operações para a américa latina após o recebimento de um novo aporte na casa dos R$ 200 milhões em rodada de investimentos em 2019.

Conclusão

Escalar uma startup não é nada fácil. Porém, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a te orientar em qual caminho seguir e como o marketing digital pode agir para que isso aconteça.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

washington
Washington Barreto
Gerente de Inbound Marketing

Apenas um rapaz latino americano, vindo do interior. Wash é assim, apaixonado por tecnologia e negócios, evangelista do Inbound Marketing e adora debater política e empreendedorismo, afinal, sabe o quanto esses assuntos podem transformam vidas.

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.