10 ferramentas do Google essenciais para seu negócio

O Google já ajuda muito, mas pode te ajudar ainda mais! Vou te mostrar 10 ferramentas gratuitas do Google que podem alavancar seus resultados!

O Google é pioneiro quando se trata do mercado de buscas e sabe-se que a concorrência pelas primeiras posições é muito alta, mas assim como a Colina Tech, o Google quer te ajudar! Através de ferramentas poderosas que são disponibilizadas gratuitamente para você, confira algumas:

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O que é:

Ferramenta essencial para sua tática de SEO, responsável por mostrar as maiores tendências dos termos de buscas.

Com o Google Trends é possível ver os termos mais pesquisados, podendo filtrar por categoria, região e data. Também pode conferir os termos em ascensão e assuntos relacionados ao termo.

Para que serve:

Essa ferramenta é ótima para tomar decisões guiadas por dados na escolha das suas palavras-chave, sendo possível combinar a sua área de atuação, um termo pesquisado por sua buyer persona e as últimas tendências e termos mais pesquisados.

2 – Google Analytics

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O que é:

Essa é uma das ferramentas mais importantes e conhecidas do Google, para quem possui um Website ela é essencial. O Google Analytics fornece vários dados como: Número de visitantes,  Visitantes em tempo real, Fonte de tráfego, Relatórios de público-alvo, Relatórios de conversão e muito mais!

Para que serve:

A intenção do Google ao desenvolver essa ferramenta foi de nos dar um norte ao traçarmos nosso plano de ação de marketing. Com o Analytics é possível entender como os usuários interagem com o seu site, se ele está sendo bem aceito ou não e através da tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) te fornece vários insights e relatórios personalizados e extremamente úteis. Sem dúvida uma ferramenta indispensável.

3 – Google Search Console

O que é:

O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) assim como o Google Analytics, disponibiliza diversas métricas para serem acompanhadas, porém não é tão completa para dados como o Analytics, mas possui algumas informações que o Analytics não entrega.

Para que serve:

O foco do Search Console é a indexação do seu site, por isso ele disponibiliza diversos recursos que facilitam seu trabalho nesse quesito. Ao verificar a propriedade do seu site ele automaticamente é indexado, também é possível fazer upload do seus Sitemaps assim rastreando todas suas páginas e indexando-as.

Essa ferramenta também é muito importante por ser a ponte entre você e o Google, pois se algo der errado no seu site, como infecção por malwares, bloqueio de indexação e afins, o Google te mandará uma mensagem.

4 – Google Alertas

O que é:

O Google Alertas é um sistema de notificações, que detecta novas indexações como: novas páginas, novos posts, artigos e etc – notificando usuários via e-mail.

O Google vai sempre ficar de olho nos assuntos que você escolher!

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Para que serve:

Em vez de gastar tempo pesquisando manualmente sobre determinado assunto frequentemente, deixe o Google fazer isso por você! O Google Alertas é muito útil para poupar seu tempo, te notificando sobre qualquer atualização nos assuntos que você escolher.

5 – Google Tag Manager

O que é:

O Google Tag Manager te dar a capacidade de criar e atualizar as tags do seu site com maior facilidade e rapidez.

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Para que serve:

Além de gerenciar suas tags, como já foi dito, o Google garante o funcionamento de cada tag, evitando erros e coleta diversos dados do seu domínio para proporcionar decisões mais fortes e inteligentes.

6 – Google Meu Negócio

O que é:

O Google Meu Negócio é um perfil da sua empresa no Google, sendo possível mostrar suas informações como Endereço, Horário de funcionamento, Telefone para contato e outras informações.

Ele permite adicionar imagens e vídeos, assim sempre mantendo seus clientes atualizados sobre as novidades do seu negócio! Também é possível que os usuários postem avaliações de 0 a 5 estrelas sobre o seu negócio, assim como um comentário.

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Para que serve:

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para quem possui um negócio com endereço físico. Com ele é possível levar seu cliente do Online para o Offline com mais facilidade.

A ferramenta possui botões de ações, como o botão de ligar e o botão de traçar uma rota no Google Maps, assim aumentando a interação do usuário com a sua empresa. Também ajuda a ser encontrado pois o sistema se baseia na localização do cliente, assim sugerindo locais próximos a ele.

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É uma ótima forma de garantir a fidelização do cliente, pois ele pode deixar críticas negativas ou positivas sobre seu negócio. Com isso podemos resolver seus problemas ou agradecermos os elogios.

7 – Google Keyword Planner

O que é:

O Google Keyword Planner foi feito para te ajudar a planejar as suas campanhas na rede de busca, obter insights, CPC (Custo por clique) aproximados e ideias de palavras-chave.

Planejando as palavras-chave…

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Para que serve:

Muito indicado para achar as palavras-chave de cauda longa (long tail keywords). Quando é inserido um termo o programa retorna milhares de ideias de palavras para você, acompanhadas de dados como competitividade e número de pesquisas.

Uma ferramenta muito boa para quem planeja adquirir mais tráfego para seu site, seja orgânico ou pago.

8 – Google Correlate

O que é:

O Google Correlate é uma ferramenta aliada ao Google Trends, utilizada para encontrar as tendências de buscas associadas a sua palavra-chave.

Para que serve:

Se você é daqueles minuciosos, gosta de passar muito tempo procurando as palavras-chave para ter certeza que tomou a melhor decisão, certo?

Então o Google Correlate sem dúvida vai ser uma das suas queridinhas! Principalmente para encontrar palavras de cauda longa. A ferramenta mostra palavras que geralmente aparecem junto da sua palavra-chave, mas como sabemos que existem muitas palavras, o Google vai apenas mostrar as mais parecidas com sua palavra-chave inicial.

9 – Think with Google

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O que é:

“Meio para alcançar um fim”, essa é uma das definições de ferramenta. O Think With Google é um blog, porém é uma forma de você adquirir conhecimentos muito relevantes que irá te ajudar muito nessa escalada. Por isso ele está aqui na lista de ferramentas!

Para que serve:

O Think with Google é um ótimo recurso para quem atua principalmente com marketing, mas o portal aborda conteúdo para todos os gostos. Ao acompanha-lo você fica por dentro das principais tendências do mercado e tecnologia.

Ao ler seus conteúdos é possível repensar todo o seu negócio e ter diversos insights muito úteis para o desenvolvimento da sua empresa.

10 – Google Pagespeed

O que é:

Como você já sabe, a performance é um dos 7 passos para garantir um site de conversão. O Google Pagespeed é uma ferramenta que vai te ajudar (e muito) para otimizar a performance do seu site.

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Para que serve:

O Google Pagespeed pontua seu site de acordo com critérios de performance da Google, assim dando uma nota para o Mobile e Desktop.

Além de dizer as notas, o Google te diz o que você pode melhorar no seu site, dando instruções para otimiza-lo da melhor maneira possível.

Bônus: Google Hacking

O que é:

O Google Hacking não é uma ferramenta, mas sim uma melhor forma de utilizar a própria ferramenta de busca Google. Muito utilizado para encontrar falhas em sites e sistemas web, também pode ser usado para encontrar o que você procura, veja alguns comandos:

“site:” — Busca em um site específico. Ex: site:exemplo.com.br

“intitle:” — Busca por título de páginas. Ex: Intitle:Marketing Digital

“inurl:” — Busca de termos presentes na url. Ex: inurl:/categorias

“intext:” — Busca por texto no conteúdo do site. Ex: intext:Inbound Marketing

“filetype:” — Busca por formato de arquivos (.jpg,.zip,.txt). Ex: filetype:.jpg

“-termo” — O “-” exclui o termo da pesquisa

“2015…2017” — Retorna resultados entre as datas estipuladas

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Agora você já sabe como tirar o melhor proveito do que o Google nos fornece. Aproveite! Nós da Colina Tech sempre estaremos dispostos para te ajudar, só entrar em contato!

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SOBRE O AUTOR:

Davi Trindade
UX Designer

Apaixonado por tecnologia e marketing, Davi já foi desde desenvolvedor a UX designer da Colina Tech. Apaixonado por conversão e CRO.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.