gestão de equipe

Gestão de Equipe: saiba os segredos para gerir melhor seu time

Muitas vezes donos de empresa usam bastante tempo tentando criar super estratégias para fazer sua marca crescer.

Investem em softwares caros e esquecem de direcionar esforços para o maior e melhor ativo das organizações: as pessoas.

Você já parou para pensar o investimento em um colaborador verdadeiramente engajado pode te entregar mais resultados que a contratação de dois ou mais que fazem apenas o necessário?

Se a resposta for sim 👍: você já consegue entender os primeiros passos da gestão de equipe.

Se a resposta foi não👎: continue lendo.

Gestão de pessoas virou um dos temas mais em alta quando o assunto é gerar bons resultados.

Mas, muitos gestores ainda são extremamente carentes de direcionamentos e ações sobre o assunto.

Então, se você não quer fazer parte dessa parcela, quer ser um bom gestor para a sua equipe e, consequentemente, ter uma melhor performance da equipe: esse post é para você.

Separei alguns conceitos básicos e segredos que te ajudarão a fazer uma boa gestão de equipe e manter um bom relacionamento com eles.

Vamos lá?

O que é gestão de pessoas?

Realizar gestão de equipe nada mais é do que a execução de um conjunto de práticas que tem como principal objetivo desenvolver e aproveitar o capital humano e intelectual disponível nas empresas.

Mas, quais os benefícios dessas práticas? 🤷‍♂️

Elas influenciam diretamente na motivação do colaborador em desempenhar suas atividades, gerando um incentivo natural de fazer mais e melhor.

Também consegue manter equipes enxutas que realizam entregas, tanto quanto equipes enormes, e faz com que a empresa consiga reter talentos.

equipe engajada
Foto de fauxels no Pexels

Empresas com a mentalidade de gestão de equipes possuem um profissional ou até mesmo um setor inteiro para promover essas práticas dentro da empresa.

Pois, acreditam que o investimento surte resultados valorosos.

Por outro lado, isso não quer dizer que você só é um bom gestor se possuir profissionais exclusivos para isso.

Existem muitas ações básicas que podem partir das lideranças da empresa que podem mudar a perspectiva dos empregados e fazê-los querer se desenvolver.

Que tal aprender elas agora?

3 dicas simples para melhorar a gestão de equipe

Você pode iniciar com práticas simples que farão total diferença na rotina do colaborador.

E elas devem ser iniciadas desde o processo de recrutamento de um funcionário.

Alguns exemplos delas são:

1. Garanta a contratação de profissionais que se alinha ao propósito da empresa

Faça perguntas na entrevista que estejam alinhadas com a missão, visão e valores da sua empresa.

Isso vai te ajudar a entender se as características daquela pessoa correspondem com o que a sua empresa precisa e se ela te ajudará a chegar onde vocês querem.

2. Atente-se as características do profissional e as use para motivar ele

Preste atenção nas características mais marcantes do seu possível futuro colaborador e tente explorar isso.

Se a pessoa fala ser boa em trabalho em equipe, busque entender situações onde ela teve que estimular isso e veja como, caso seja aprovada no processo, pode usar essa característica ao favor da sua empresa.

Com isso, futuramente você pode coloca-la em uma posição que ela goste e possa ajudar a desenvolver essa habilidade em outras pessoas.

3. Busque realizar o onboarding de funcionários

Apresente ele a todas as áreas da empresa, como ela funciona, conte-o a história dela, desde a sua criação.

Além disso, estimule um processo de criação de afinidade entre o novo colaborador e o resto da equipe.

Busque também capacitá-lo com treinamentos, livros e afins sobre o cargo que irá exercer.

Isso fará com que, no momento que for desempenhar diretamente a sua função, se sinta mais confortável e confiante para executá-la.

Essas são algumas práticas para fazer com que o colaborador se sinta acolhido e motivado desde os seus primeiros passos.

A execução desses (e de muitos outros) hábitos farão a total diferença.

Mas não é apenas isso!

As ações de manutenção de engajamento fazem com que ele e toda a equipe que está imerso se sintam instigador a realizar um bom trabalho.

E um ponto crucial para isso é ter boas lideranças.

Como escolher um líder que engaje seu time?

Não existe um script que dite o que um bom líder deve ter ou como deve agir.

Mas existem um conjunto de ações que geralmente são admiradas quando exercitadas para com um time.

Algumas delas podem ser destacadas como:

  • Promovem o diálogo e estimular a equipe constantemente: gestores que discutem abertamente com a equipe sobre como resolver problemas, fazem com que o time se sinta responsável e queira fazer parte daquelas melhorias, seja dando ideias ou executando-as;
  • Realizam sempre alinhamento de expectativas: sendo claro sobre o que você espera sobre um projeto, uma função, uma entrega. Quando você se comunica assertivamente, faz com que a pessoa entenda o que deve ou não ser feito, e facilita o trabalho, evitando aborrecimentos;
  • Fornecem feedbacks frequentemente: alguém fez um bom trabalho? Elogie. Alguém fez algo que poderia ser feito melhor? Seja amigável e mostre como aquele trabalho pode ser realizado em uma próxima fez. Sendo claro no que as pessoas podem e devem melhorar faz com que elas entendam onde podem mudar e busquem fazer;
  • Demonstram bons exemplos: as pessoas gostam de ter hábitos semelhantes daqueles que admiram. Se você deseja ser um bom líder, deve ter atitudes inspiradoras. Quer que seus funcionários façam mais que o esperado? Busque surpreendê-los. Quer que busquem boas referências? Mostre que está sempre lendo bons livros, que busca fontes de inspiração para realizar seus trabalhos;
  • Evitam imposições: mostre propósito e o porquê de certas atitudes, não imponha. Existe algo mais desestimulante do que fazer algo sem entender o por que ou sem achar que vale a pena?

A habilidade de conduzir essas e outras ações como um líder, requer habilidades muito especiais, como:

  • comunicar-se bem;
  • ser transparente e cuidadoso;
  • ter inteligência emocional;
  • facilitar a colaboração e o trabalho em equipe;
  • delegar tarefas para promover o desenvolvimento;
  • resolver problemas junto com a equipe.

Por isso para fazer a melhor gestão de quipe, você deve ser e escolher lideranças inspiradoras.

Lembre-se que líder é aquele que anda lado a lado para atingir os objetivos.

Diferentemente do chefe, que tende a impor e cobrar resultados sem o sentimento de responsabilização.

Conclusão

Nesse post busquei te trazer alguns segredos básicos para ajudar melhorar a gestão de equipe em sua empresa.

Mas esse é só o início de um assunto extremamente amplo.

Práticas como treinamentos, pesquisas de clima organizacional, endomarketingreuniões 1:1 podem e devem usadas para te ajudar na busca e manutenção de profissionais engajados.

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SOBRE O AUTOR:

washington
Washington Barreto
Gerente de Inbound Marketing

Apenas um rapaz latino americano, vindo do interior. Wash é assim, apaixonado por tecnologia e negócios, evangelista do Inbound Marketing e adora debater política e empreendedorismo, afinal, sabe o quanto esses assuntos podem transformam vidas.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.