Sabemos que algumas EJ’s (Empresa Júnior) não possuem orçamento suficiente para criar campanhas online de patrocinados.
Mas, e se você tivesse US$ 10 mil dólares para investir mensalmente? Fantástico, não?
Pois, é exatamente disso que se trata o Google Ad Grants.
Mas você ainda não sabe o que é?
Relaxa, separamos as principais dúvidas e dicas sobre o Google Ad Grants para que você possa implementar na sua Empresa Júnior e aumentar o faturamento dela.
Confere aí!
O que é o Google Ad Grants?
Google Grants, também conhecido como Ad Grants, é o recurso disponibilizado pelo Google para empresas sem fins lucrativos possam fazer campanhas nas pesquisas do Google.
Ou seja, o recurso disponibilizado permite anúncio apenas nas páginas de resultado da Pesquisa Google.

Sua Empresa Júnior pode receber este recurso?
Pode ser que ainda não tenha ficado claro, mas sim!
Sua EJ pode receber o valor do Google Ad Grants, visto que ela (assim como todas as outras) é uma organização sem fins lucrativos, onde todos os recursos angariados são revertidos em capacitações e treinamentos voltados à educação.
O que você deve saber para ter sucesso com o Google Ad Grants?
Sabemos que o Ad Grants pode ser usado em sua empresa. Porém, esse valor que o Google disponibiliza deve ser usado sabiamente.
Abaixo, vamos te mostrar algumas formas de ter sucesso com o Ad Grants.
1. Otimize o seu CTR
O CTR (Click Through Rate), ou em português Taxa de Clique, é um indicador que mede a eficiência e desempenho da sua campanha de link patrocinado.

Quanto maior for esse indicador, melhor será a sua campanha.
Já que ele demonstra a quantidade de pessoas que clicam em seu anúncio sobre a quantidade de pessoas que visualizaram.
Por isso, preste atenção!
Se seus anúncios no Google Grants não atingem o mínimo de 5% durante dois meses a sua conta pode ser cancelada, por não atingir o limite mínimo exigido.
Para que isso não aconteça, garanta que os passos a seguir estão sendo seguidos corretamente.
2. O CPC máximo é de $ 2 USD
O Custo Por Clique (CPC) é o valor cobrado pelo Google por cada clique efetuado no seu anúncio.
No programa Google Ad Grants, o seu limite máximo é de 2 dólares.
Ou seja, você não poderá fazer campanhas para palavras muito genéricas, como “Geladeira”.
Sendo assim, é importante criar anúncios de para termos cauda longa!

3. Faça anúncios com palavras chaves de cauda longa
Ao criar uma campanha no Google, você define as palavras-chaves as quais seu anúncio (ou link) irá aparecer.
Caso você defina palavras curtas, ou seja, que são muito abrangentes, você acabará atraindo visitantes que, possivelmente, não estão procurando exatamente aquilo.
Por exemplo: se você utilizar a palavra “consultoria” para definir a campanha da sua empresa júnior você, irá atrair visitantes que estão interessados também em consultoria de outros segmentos, não apenas consultoria empresarial.
Na imagem abaixo que foi retirada do Google Trends, mostra temas relacionados a “consultoria”.
Em segundo lugar aparece a “natura” como temas relacionados.
Certamente você não deseja atrair pessoas que querem ser consultoras da Natura, correto?
Provavelmente elas nem mesmo possuem empresa.

Sendo assim, ao invés de fazer campanhas para “consultoria”, você pode fazer para os seguintes temas de cauda longa, e consequentemente garantirão um aproveitamento melhor.
Algumas variantes para consultoria podem ser:
- empresa de consultoria em gestão empresarial
- empresa de consultoria em gestão comercial
- empresa de consultoria construção civil
Sabia que os links patrocinados é um dos pilares do Inbound Marketing? Aprenda mais sobre este tema aqui.
4. Crie anúncios eficientes
É importante que fique claro: não estamos orientando você a não fazer campanhas de cauda curta, mas que elas não têm a mesma eficiência do que as de cauda longa.
Consequentemente, pode piorar o seu CTR e isso pode fazer com que sua conta seja suspensa.
Portanto, priorize-as, mas não abandone as demais.
Para tornar os seus anúncios de campanhas de cauda curta eficiente é importante que você deixe claro do que se trata a sua página, desperte interesse no visitante e seja criativo.
Sendo assim, frases curtas e não repetitivas funcionam melhor.
Além disso, evite siglas e abreviaturas incomuns.
Por exemplo: ao invés de “consultoria empresarial para ajudar as finanças da sua empresa” utilize algo mais direto, como “consultoria financeira” ou “consultoria em gestão financeira”.
5. Segmente o seu público
Assim como todo processo de marketing, a criação de anúncios precisa ser guiada pela persona da sua empresa.
A partir disso, você consegue delimitar parâmetros como localização geográfica e idiomas.
Conclusão
O Google Ad Grants é uma ótima ferramenta para trazer mais clientes para sua Empresa Júnior.
Porém, quando não usada corretamente, pode acabar atraindo pessoas erradas e até no cancelamento da sua conta.
Então, caso tenha dificuldades em tirar o melhor desempenho dessa ferramenta e trabalhar com uma estratégia digital forte, entre em contato com a Colina Tech, vai ser um prazer poder ajudar você e a sua EJ
![[Ebook] Planejamento de Marketing de Sucesso ebook planejamento de marketing de sucesso](https://colinatech.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ebook-planejamento-marketing-de-sucesso.png)