proposta de valor

4 passos para uma proposta de valor matadora

Você já parou para pensar por que você defende algumas marcas com relação à outras?

Isso ocorre porque você se identifica mais com a proposta de valor de algumas empresas do que de outras.

Uma pessoa não irá comprar apenas um objeto de uma empresa, mas sim o que ele representa. 

Por isso, definir uma boa Proposta de Valor para o seu negócio é essencial para que os clientes optem pela sua marca.

Nesse post, você entenderá melhor o que é uma proposta de valor, por que ela tem um papel essencial no posicionamento da sua marca

Também vai saber como elaborar uma proposta que fortalecerá a marca da sua empresa.

 O que é uma proposta de valor

A proposta de valor é um conceito do marketing responsável por comunicar ao público os principais diferenciais de uma empresa.

Portanto, é através dela que você irá fortalecer a sua marca e dizer “Eu ofereço isso, através desses valores, para entregar essa lista de benefícios. E é por isso que a minha empresa é a melhor solução para essa grande dor que você carrega”.

Então, em uma proposta de valor, é importante conter:

  • A dor do cliente e a solução necessária;
  •  Como a sua empresa é capacitada para resolver o problema mencionado;
  • O que é o seu produto/serviço;
  • Os benefícios do seu produto/serviço.

Por que uma empresa precisa de uma proposta de valor?

Um negócio precisa de um ótimo posicionamento no mercado e na mente do seu público para poder prosperar.

Se você quiser que as pessoas realmente engajem com a sua marca, indiquem o seu produto/serviço e atravessem grandes distâncias para comprarem sua solução, você precisa de pessoas que entendam o seu valor. 

Porém, muitas empresas não sabem como fazer isso da melhor forma. 

E pensando nisso, detalhei quais são os elementos que uma proposta de valor deve ter e separei uma metodologia certeira de como criar uma proposta de valor exclusiva, verdadeira e que engaje.  

Modelo de uma proposta de valor

Uma proposta de valor deve passar uma mensagem de forma clara e oferecer ao leitor informações que ele realmente necessita.

Para que isso seja feito da melhor forma, é importante seguir uma estrutura padrão que torne a leitura mais prática e intuitiva.

Essa estrutura contém os seguintes elementos: 

  • Título;
  • Subtítulo;
  • Bulletpoints; 
  • Elemento visual.
img_5e8e43a56cf82 4 passos para uma proposta de valor matadora

Título

O título é a parte com o maior destaque. É importante que você coloque frases impactantes que captem a atenção do leitor, gerem interesse e façam ele continuar lendo a sua proposta.

Além disso, ele deve ser sucinto e ter, no máximo, 2 frases. Também, deve deixar claro o que o seu negócio faz e destacar o principal benefício que ele entrega.

Subtítulo

No subtítulo, o conteúdo do título será melhor detalhado, oferecendo informações específicas sobre a sua empresa.

Nessa parte você irá falar com maior precisão o que seu negócio faz, para quem o produto/serviço é destinado, quais são os seus benefícios e por que vocês fazem o que fazem. 

Além disso, ele deve ter, no máximo, 3 linhas.

Bulletpoints

Os bulletpoints são tópicos em destaque no texto. Eles irão captar a atenção do leitor e é por isso que você deve aproveitar para listar os principais benefícios e características do seu produto neles.

Por isso, esses benefícios devem estar sempre relacionados com a real necessidade da pessoa que o seu produto irá ajudar.

Elemento visual

O objetivo do elemento visual é ilustrar o que está escrito no restante da proposta de valor.

Como dizem: “uma imagem vale mais que mil palavras”

Então, use imagens e vídeos de forma que passem da melhor maneira a mensagem que a sua empresa quer passar.

4 passos para criar uma proposta de valor matadora

1. Descubra o porquê

Você sabe qual é o propósito da sua empresa? Você sabe porquê a sua empresa existe e por que ela faz o que faz?

Para definir a proposta de valor do seu negócio, primeiro você deve responder à essas perguntas.

Uma maneira efetiva para conseguir essa resposta é utilizar a ferramenta “Círculo Dourado”, desenvolvida por Simon Sinek.

Entenda mais sobre o Golden Circle no vídeo abaixo.

Ted Talks sobre Golden Circle

Com essa ferramenta, você conseguirá enxergar o valor de um novo produto, ideia ou negócio, o que vai te direcionar a responder a grande pergunta: “Qual o real propósito do meu negócio?”. 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de você começar a definir o valor do seu produto/serviço, é importante entender o mercado no qual ele está inserido.

Para isso, é importante:

  • Investigar o seu público-alvo: você precisa conhecer o seu potencial cliente e entender bem as suas necessidades, dores e desejos. Conhecendo o seu público, você também descobrirá qual é a melhor forma de se comunicar com ele.
  • Crie uma persona: crie um personagem fictício para representar o público que você quer atingir. Ao criar a persona, você conseguirá entender o que o seu consumidor busca e o que ele valoriza de forma mais detalhada.
  • Investigue os seus concorrentes: também é preciso investigar a sua concorrência a fundo para descobrir o que você pode ter de diferencial. A proposta de valor dirá exatamente como você ganha destaque frente à concorrência e, para definir isso, é necessário entender bem qual o valor que eles oferecem para os consumidores.

3. Liste os elementos de valor

O que o seu público alvo mais valoriza?

Você precisa entender bem o que um consumidor valoriza em uma marca para conseguir criar uma proposta de valor que gere impacto.

Em 2016, a firma de consultoria Bain & Company fez uma pesquisa que mostrou 30 elementos de valor do consumidor.

Esses elementos se agrupam em quatro tipos de necessidades:

  • Funcional;
  • Emocional;
  • Mudança de vida;
  • Impacto social.

Se essas necessidades forem combinadas do jeito certo, elas podem aumentar a lealdade do consumidor à marca.

4. Use o Canvas de Proposta de Valor

Para elaborar a sua proposta de valor, é interessante responder algumas perguntas-chave que você pode encontrar no Canvas abaixo:

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Essa ferramenta vai te ajudar a criar e posicionar produtos/serviços em torno do que o cliente realmente valoriza e precisa.

Mas o que você deve preencher em cada um desses tópicos?

Proposta de Valor

Produtos e serviços: descreva detalhadamente o produto ou serviço que está oferecendo. Fale um pouco sobre a qualidade, a função e as características.

Criadores de ganho: liste todos os benefícios e ganhos que o seu produto ou serviço proporciona – o diferencial.

Aliviam as dores: diga como o seu produto/serviço alivia a dor do consumidor.

Perfil do Cliente

Tarefa do cliente: explique o que o cliente está tentando fazer, quais problemas está tentando resolver e quais necessidades precisa satisfazer.

Dores: liste as emoções negativas, os riscos, as experiências ruins e os obstáculos enfrentados pelo consumidor quando tenta fazer a tarefa relacionada com a solução que a sua empresa oferece.

Ganhos: liste os benefícios esperados e desejados pelo cliente ao adquirir o seu produto ou serviço.

Para preencher esse quadro, você pode responder à essas perguntas: como o produto/serviço faz o consumidor se sentir? O que ele permite que o consumidor faça?

Características de uma boa proposta de valor

Agora que você já sabe o passo-a-passo de como criar uma proposta de valor, precisamos saber como analisar se ela é boa ou não.

Uma proposta de valor possui aspectos fundamentais para ser competente no momento em que chega até o consumidor.

Se ela seguir essas diretrizes, podemos dizer que ela tem uma base sólida e é capaz de engajar e aproximar a marca do consumidor.

Clareza

O consumidor precisa entender de forma rápida e clara, qual é a missão da sua empresa ao ofertar aquele produto ou serviço.

Dessa forma, você irá transmitir a sua mensagem com maior facilidade e o consumidor verá que o seu negócio teve a preocupação de ser direto e objetivo ao falar dos seus valores – o que gera mais transparência.

Linguagem

É fundamental que a sua proposta seja escrita com uma linguagem adequada ao seu público-alvo.

Isso irá aproximar o consumidor da sua marca e fará com que ele engaje com a sua proposta de valor, pois ele verá que a sua empresa realmente entende o seu público.

Transparência

A sua proposta deve ser bem sincera com relação ao que a empresa faz e acredita.

Para isso, é importante que você descreva o seu produto/serviço e os seus benefícios de forma objetiva e verdadeira.

Esses aspectos vão deixaro consumidor mais seguro, pois ele irá entender que receberá exatamente o que a empresa diz.

A transparência gera confiança, e isso aproxima o consumidor da marca.

Direcionamento

É importante que a sua proposta direcione o consumidor para o que ele vai encontrar depois que fizer o contato com a empresa e adquirir o produto/serviço.

Então, é essencial mostrar os diferenciais, os benefícios e as vantagens que o consumidor terá com a compra.

Exemplo de proposta de valor

Slack

O Slack é uma ferramenta de produtividade e comunicação.

É bem simples de usar, apesar de ser robusta o suficiente para que grandes equipes trabalhem em projetos complexos.

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O que diferencia o Slack dos outros milhares aplicativos de produtividade e comunicação?

A proposta de valor deles tem como foco deixar as jornadas de trabalho mais simples, prazerosas e produtivas.

Apesar de isso ser bastante parecido com as propostas de seus concorrentes, o Slack oferece diversos benefícios que dão suporte ao valor de facilitar a comunicação de equipes.

Um benefício do Slack é:

“Slack: todas as suas ferramentas em um só lugar”

O aplicativo possibilita que o usuário faça diversas integrações com outras ferramentas e plataformas, centralizando as informações dos times.

E como a proposta de valor do Slack fica em um modelo?

Modelo de Proposta de Valor do Slack

Título: Torne sua vida profissional mais simples, agradável e produtiva.

Subtítulo: O Slack é um espaço de colaboração que reúne as pessoas, as informações e as ferramentas certas para fazer um trabalho.

Das empresas da Fortuna 100 aos armazéns de esquina, milhões de pessoas usam o Slack para se conectar com equipes, unificar sistemas e impulsionar os negócios.

Bulletpoints:

  • Suas conversas organizadas
  • Todas as ferramentas em um só lugar
  • Pesquise o seu arquivo inteiro

Conclusão

Uma boa proposta de valor irá dar a sua empresa o destaque que ela merece no mercado.

Então, agora que você já sabe como criar uma proposta de valor matadora, tá na hora de criar a sua.

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SOBRE O AUTOR:

caterine
Caterine Palmieri
Gerente de Inbound Marketing

É no detalhe que ela faz a diferença! Entender, planejar e revisar estratégias de marketing digital é o que a Caterine faz com um sorriso no rosto.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.