Pessoas pensando em estratégias de inbound marketing

Veja como o mercado está investindo em Estratégias de Inbound Marketing

Todos nós sabemos que nos últimos tempos o investimento no meio digital e em estratégias de marketing cresceram muito.

O que poucos sabem é o quanto o marketing é antigo. Ele surgiu em 1450, com o Gutenberg e sua   invenção da prensa tipográfica. A partir daí  notícias e novidades passaram a ser disseminadas e a população começou a ter acesso.

Atualmente, entre as diversas formas de trabalhar com o marketing, as estratégias de inbound marketing, feitas de forma online, se destacam como uma das principais escolhas do mercado.

Você entende sobre isso?

Se quer saber como funciona e como implantar no seu negócio neste post vamos te ajudar com isso é só continuar lendo!

O que são as estratégias de inbound Marketing

Para começar, vamos te explicar como surgiu o inbound marketing.

Este termo foi primeiramente usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. No entanto,  segundo o americano Peter Drucker, as diretrizes do Inbound Marketing é um estudo que vem se desenvolvendo por muito tempo. O principal conceito é o de  Seth Godin, o Marketing de Permissão, do livro “Permission Marketing” de 1999.

Nesse sentido, o inbound marketing é um conjunto de estratégias desenvolvidas para se comunicar com o seu público-alvo a partir de conteúdos onlines, criando um relacionamento com ele para que no final ele se torne cliente e seja um promotor de sua marca.

Ou seja, nada mais é do que uma estratégia com foco nos possíveis clientes buscarem a sua empresa como solução sem que você tenha necessariamente falado com ele, mas presente nas redes sociais dele mostrando ser o melhor caminho para o que ele quer desenvolver.

Qual a diferença entre Inbound e Outbound?

Esses dois modelos são opostos. Por isso vamos entender melhor cada um deles;

De um lado temos o  outbound marketing é mais antigo, parte da empresa ir atrás do consumidor e torná-lo cliente. Os meios de comunicação utilizados por eles são muitos, entre eles: propagandas de tv, rádio, ligações, whatsapp e emails.

Do outro lado, temos as estratégias de inbound marketing, que diferente da outbound os contatos de comunicação são discretos e fazem com que o lead venha até a empresa. Por exemplo, os canais utilizados são marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, entre outros que vamos abordar mais a frente.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, temos um conteúdo no blog prontinho para você, para ler é só clicar aqui.

Funil do marketing

Vamos entender um pouco mais as etapas do funil de marketing:

Topo

É a primeira fase do funil. Nela, a maioria das pessoas ainda não reconhece a dor. Por isso, precisa mostrar ao lead um caminho para ele descobrir isso. As formas mais comuns são conteúdo de blog e redes sociais (postagens em Instagram, Facebook, LinkedIn etc)

Meio

Essa seria a etapa de reconhecimento do problema e consideração da solução. Por isso aqui é importante qualificar o lead e entender se ele é o perfil definido dentro do seu público alvo.

A melhor estratégia aqui é disponibilizar algum conteúdo mais rico que ele precisa dar mais informações sobre ele. Por exemplo, baixar um e-book ou participar de um webinar.

Fundo

Ou seja, decisão de compra, o nosso trabalho aqui é apresentar para estes leads interessados que a nossa marca é a melhor opção. Dessa forma, o melhor a se fazer é mostrar para o lead cases de sucesso, resultados obtidos e depoimentos,

Caso queira se aprofundar em como funciona o funil do marketing, aqui está o link de um post que fizemos sobre isso!

Vantagens da estratégia de inbound marketing no seu negócio

Baixo custo

Diferente do outbound que, por exemplo,  precisa estar investindo em propagandas na televisão e uma equipe para fazer ligações. No inbound o custo em campanhas com o mesmo objetivo se tornam mais baratas.

Muitas das ferramentas que são interessantes usar possuem pacotes mensais com diferentes valores, muito são acessíveis para iniciantes.

Educa o lead

Suponhamos que você fale com alguém que você sabe que precisa do seu serviço, mas  ele não reconhece essa necessidade, acredita que tá tudo certo e não quer investir no seu negócio.

Pois é! É muito comum no mercado tradicional esse tipo de situação.

Por isso, as estratégias de inbound buscam educar o lead para que eles reconheçam suas dores e já procurem a sua empresa querendo entender mais e como funciona.

Gera promoters de sua marca

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, o cliente te procurou para compreender melhor sobre o assunto que você possui a solução. Depois, você apresenta um bom atendimento, organiza uma estratégia específica para o negócio dele, levando essa proximidade para ele, e por fim, entrega a ele resultados maiores e melhoria do processo.

Essa pessoa vai indicar a sua marca para todo mundo. Aproveita e já pede o depoimento para divulgar e trazer ainda mais autoridade para a sua empresa.

Constrói autoridade

Uma coisa é fato. Você precisa estar onde o seu cliente está. Assim, a sua presença nos canais online vão te trazer autoridade.

Você sabia que 9 a cada 10 consumidores virtuais consultam a internet antes de comprar? Sim! Isso mesmo, muita gente. Essa pesquisa foi feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”.

ebook inbound e outbound

E uma coisa te falamos, Você precisa estar onde o seu cliente está.  Por isso, uma estratégia de inbound marketing bem estruturada pode  te trazer autoridade e te colocar em primeiro lugar nas pesquisas do Google e te apresentar via redes sociais para mais pessoas.

Mensura os resultados em tempo real

Quando você posta uma foto no Instagram, consegue observar quem curtiu. Nas ferramentas de envio de email consegue ter as estatísticas de quem leu o seu email.

Devido a isso, a mensuração de resultado é quase que imediata, não precisa esperar um relatório mensal ou fazer isso em planilhas.

Estatísticas do inbound no mercado

  • 63% dos lojistas aplicam estratégias de SEO em seu e-commerce (LiveSEO, 2021);
  • 31. 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam (Pesquisa feita por HubSpot);
  •  O Facebook ainda é a plataforma social mais utilizada no mundo (Hootsuit,2020);
  • 69,4% dos usuários descobrem lojas virtuais por meio de redes sociais. (E-commerce Trends, 2017);

Os setores do mercado investindo nas estratégias de inbound

E-commerce

Podemos até perceber pelos dados mostrados acima que o mercado de e-commerce tem investido ainda mais em estratégias de inbound marketing, principalmente como uma forma de criar elo com aquele cliente que comprou online.

As estratégias também são importantes para otimizar o site da loja em buscas no Google,

Empresas de produtos

Para as lojas que vendem produtos físicos essa estratégia é essencial para trazer pessoas que estejam no topo de funil para comprar a sua marca e no futuro ela se tornar um promoter.

Empresas de serviços

Manter o blog atualizado aqui é interessante.  Pois, muitas pessoas buscam entender mais sobre como funciona.

 Por isso, produzir conteúdo explicando algumas coisas, ou até processos que o público-alvo já pode iniciar implementando sozinhos são essenciais.

Como implantar Inbound Marketing no seu negócio

Se você quer começar isso no seu negócio, esteja por dentro dos 5 principais passos para isso:

Estruture um público-alvo

Esse é o principal ponto para que a sua estratégia funcione. Entenda em qual rede social o seu perfil de cliente passa mais tempo, quais eles procuram buscar informações e entenda que tipo de conteúdo eles gostariam de ler.

Organize os canais 

Já sabemos onde o público-alvo mais buscaria seu conteúdo, agora estruture em quais canais você vai divulgar o que.

Por exemplo, o seu lead olha Instagram e LinkedIn, em suas pesquisas você viu que ele usa o LinkedIn para saber mais de mercado, então utilize esse canal para entregar a ele o máximo de conteúdo possível e no Instagram compartilhe conteúdos e posicione a sua agência caso ele queira saber mais,

Além disso, é essencial o uso de site e blog.

Planeje conteúdos

É preciso parar um pouco e planejar o conteúdo, por experiência indicamos planejar a cada 15 dias, pois pode surgir uma notícia ou novidade de última hora que seja importante compartilhar.

Mas para isso, entenda a linguagem que você vai se comunicar com seu público, headlines que chamem mais a atenção dele e estratégias de SEO.

Procure ferramentas

Para otimizar o processo de implantação e funcionamento das estratégias de inbound marketing no seu negócio, é essencial contratar algumas plataformas que aceleraram isso:

No email

Você precisará enviar muito email, por isso é importante alguma plataforma que te dê análises e envios suficientes para isso. Algumas são famosas no mercado: RD Station, Mailchimp e Activecampaign.

No site e blog

Muitos conteúdos precisaram ser publicados e páginas otimizadas para o SEO, por isso hospede o seu site em uma plataforma que te dê o máximo de informações possíveis. Estas são as principais: WordPress e Hostgator.

Nas redes sociais

Acompanhe todos os seus canais para entender estrategicamente em quais o seu público mais estará presente. Para isso, indicamos a SEM RUSH.

Estruture uma equipe

Por último e não menos importante, estruture uma equipe que possa te ajudar a ter tudo funcionando, que entenda de análise de dados e que busque sempre melhorias para o inbound marketing.

Ou, se você não quer ter esse trabalho, terceirize para uma agência especializada nisto.

BÔNUS: SEO

A maioria das estratégias de inbound gira em torno do SEO, por isso resolvemos trazer esse bônus para você.

Mas, o que é SEO? Search Engine Optimization.

Ou seja, maior visibilidade da sua empresa em pesquisas online.

Deve ter percebido que durante o texto, muita da estratégia de inbound está ligada a um posicionamento de marca e reconhecimento pelo cliente da existência da sua empresa.

Para que tudo isso dê certo, é primordial investir em plataformas que te ajudem nisso. Buscando utilizar melhor as palavras-chave nas buscas no seu segmento e características estratégias para crescer no ranqueamento.

Uma boa ferramenta para isso é o SEM RUSH também.

 Agora que você chegou até aqui, espero que possamos ter lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre as estratégias de inbound marketing e se quiser implementar tudo isso que te falamos no seu negócio, nós podemos te ajudar com isso.

Somos uma agência especializada neste assunto e temos uma equipe pronta para te atender, é só clicar neste link e conversar conosco!

ebook planejamento de marketing de sucesso

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Rodrigo Henrique

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.