Conheça 5 ferramentas de Inside Sales que vão te ajudar na sua estratégia

Se uma empresa busca alavancar suas vendas, com certeza o Inside Sales é uma alternativa extremamente eficaz nesse sentido . É exatamente por isso que muitos negócios estão constantemente buscando ferramentas de vendas internas realmente eficazes.

Se esse for o seu caso, continue lendo esse texto até o final. Além de compreender melhor o que é, de fato, Inside Sales, você vai descobrir 5 ferramentas valiosas para utilizar na sua estratégia (mesmo se você não tiver uma empresa).

Aprender mais sobre esse universo é uma tarefa importante quando se deseja potencializar as vendas de uma marca em um mercado bastante competitivo. Caso você não saiba, é através de modelos como o Inside Sales que a fidelização de clientes acontece de forma mais rápida e prática, além de haver a otimização do trabalho da equipe de vendas .

Mas não para por aí, já que existem outros motivos para você considerar a utilização de ferramentas de vendas internas, como a redução de custos e as possibilidades de crescimento no faturamento .

Ou seja, se eu fosse você não deixaria esse aprendizado para depois. Vamos lá?

Primeiramente, o que é Inside Sales?

O Inside Sales, ou vendas internas em tradução livre, consiste na elaboração de métodos que possibilitam uma nova abordagem a ser trabalhada pela equipe de vendas de uma determinada empresa .

Isso significa que o vendedor estabelece um contato com os clientes de maneira remota, o que acaba contribuindo para a redução de vários custos, como os gastos com deslocamentos desnecessários . Além disso, a economia de tempo é gigantesca para os profissionais envolvidos diretamente nas vendas.

Esse contato remoto com o cliente pode acontecer através de telefone, e-mails, chamadas de vídeo e por aí vai. Seja qual for a forma de contato, o objetivo é o mesmo: convencer o cliente a fechar negócio .

Os mais diversos tipos de negócios, de diferentes segmentos, conseguem colher inúmeros benefícios quando passam a utilizar o modelo Inside Sales.

Esses negócios costumam aplicar o Inside Sales em produtos e serviços específicos, ou seja, nos processos de vendas que podem ser trabalhados de maneira remota pela equipe de vendas da empresa .

Mas lembre-se: a técnica deve ser colocada em prática sempre respeitando as particularidades de cada organização .

Quais são os principais benefícios do Inside Sales ?

Após compreender o que é Inside Sales, você já deve ter em mente alguns benefícios que ele gera, não é verdade? Pois bem, para facilitar o seu entendimento sobre a importância do método, separamos as principais vantagens das vendas diretas.

Vamos conferir?

  • Redução das despesas de operação: por não haver a necessidade de deslocamento para oferecer um produto ou serviço ao cliente, as despesas de operação diminuem significativamente. Através das ferramentas de contato, é possível marcar uma reunião com o possível consumidor de forma prática e viável;
  • Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC): quando uma empresa adota o Inside Sales, ela consegue atingir um maior número de clientes mais rapidamente, o que gera a redução do CAC. Isso ocorre em decorrência da economia de tempo e dinheiro gerada. Quando falamos em economia de tempo, estamos nos referindo ao processo de deslocamento, além das outras ações de contato que demandam um maior esforço;
  • Crescimento no número de oportunidades de vendas: se um determinado negócio está conseguindo atingir um maior número de clientes em um período menor, as oportunidades de vendas aumentam;
  • Maior lucratividade: levando em consideração os pontos anteriores, bem como o baixo custo das ferramentas de Inside Sales, é seguro imaginar que as empresas conseguem reduzir custos e aumentar a lucratividade rapidamente;

Incrível, não? Mas não para por aí! Além de todos esses benefícios, o Inside Sales também proporciona o aumento na produtividade, viabilidade de padronização e otimização do funil de vendas , acompanhamento das métricas da operação determinada pela estratégia e muito mais .

Mas afinal, quais ferramentas de Inside Sales eu devo levar em consideração?

#01. Software CRM

Desenvolver um relacionamento sólido com o cliente é extremamente importante, concorda? Pensando nisso, a utilização de um software para Customer Relationship Management (CRM) é uma alternativa bastante recomendada nesse sentido.

Caso você não saiba, um software CRM funciona como um banco de dados dos clientes e dos prospects, o que torna possível a construção de um relacionamento mais saudável com o consumidor, além de otimizar atividades repetitivas e melhorar a integração das equipes de vendas, marketing e atendimento .

Desta maneira, a personalização das abordagens de vendas acontece com mais precisão e eficácia . O ser produto ou serviço é oferecido para o cliente certo e no momento certo .

#02. Atendimento multicanal

Não tem outro jeito, o atendimento multicanal chegou para ficar. Com o avanço tecnológico presenciado nos últimos tempos, os consumidores estão cada vez mais exigentes .

Isso significa que as pessoas estão dando preferência a atendimentos rápidos e personalizados . Esses atendimentos podem acontecer de várias formas, como através das redes sociais , dispositivos móveis, chatbots, seção de perguntas e respostas no site da sua empresa, etc.

Uma empresa que oferece diversas modalidades de atendimento consegue ganhar força em um mercado cada vez mais acessível. Isso não significa que as ferramentas antigas de atendimento, como o telefone, devam ser deixadas de lado.

Muito pelo contrário. Quanto mais possibilidades de atendimento você oferecer, melhor .

Afinal de contas, ainda há consumidores que não utilizam essas novas ferramentas tecnológicas com tanta frequência.

#03. Atendimento via videoconferência

Sabendo que o Inside Sales ocorre à distância, a utilização de videoconferência é uma opção extremamente viável e utilizada .

Essas ferramentas de videoconferência são uma alternativa para os vendedores que precisam se reunir com os consumidores remotamente . Em tempos de pandemia, isso acabou se tornando ainda mais popular.

Uma das ferramentas mais utilizadas nesse sentido é o Skype , uma plataforma que oferece videoconferência até mesmo para usuários que ainda não são cadastrados. Para isso, basta gerar um link e enviar para o cliente. Também é possível fazer chamadas de vídeo com até 250 convidados (na versão Business), compartilhar a tela, trocar mensagens instantâneas no bate-papo, agendar reuniões diretamente no Outlook e muito mais.

#04. Gestão de equipes

Realizar a gestão de equipes corretamente é mais uma tarefa importante. E para isso ocorrer de forma prática, ferramentas como o Trello são uma boa opção .

O Trello, por exemplo, possui um visual bastante intuitivo e fácil de operar. É possível organizar as tarefas de maneira simples, bem como descrever essas atividades, inserir conteúdos externos, etc. Além disso, a integração com outras plataformas também ocorre sem maiores problemas.

#05. Gravação de chamadas

Caso você não saiba, a gravação de chamadas é considerada uma poderosa ferramenta de Inside Sales. Ou seja, se a sua empresa conta com uma central de atendimento, não deixe de providenciar essas gravações .

Quando um gestor consegue ouvir essas chamadas previamente gravadas, ele consegue identificar com mais facilidade os anseios e necessidades dos seus consumidores . Desta maneira, é possível melhorar os produtos, serviços e até mesmo o atendimento que está sendo prestado . Afinal, uma boa empresa sempre precisa encontrar as formas mais viáveis de melhorar a relação com o seu consumidor.

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