O Google é pioneiro quando se trata do mercado de buscas e sabe-se que a concorrência pelas primeiras posições é muito alta, mas assim como a Colina Tech, o Google quer te ajudar! Através de ferramentas poderosas que são disponibilizadas gratuitamente para você, confira algumas:
1 – Google Trends
O que é: Ferramenta essencial para sua tática de SEO, responsável por mostrar as maiores tendências dos termos de buscas.
Com o Google Trends é possível ver os termos mais pesquisados, podendo filtrar por categoria, região e data. Também pode conferir os termos em ascensão e assuntos relacionados ao termo.
Para que serve: Essa ferramenta é ótima para tomar decisões guiadas por dados na escolha das suas palavras-chave, sendo possível combinar a sua área de atuação, um termo pesquisado por sua buyer persona e as últimas tendências e termos mais pesquisados.
2 – Google Analytics
O que é: Essa é uma das ferramentas mais importantes e conhecidas do Google, para quem possui um Website ela é essencial. O Google Analytics fornece vários dados como: Número de visitantes, Visitantes em tempo real, Fonte de tráfego, Relatórios de público-alvo, Relatórios de conversão e muito mais!
Para que serve: A intenção do Google ao desenvolver essa ferramenta foi de nos dar um norte ao traçarmos nosso plano de ação de marketing. Com o Analytics é possível entender como os usuários interagem com o seu site, se ele está sendo bem aceito ou não e através da tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) te fornece vários insights e relatórios personalizados e extremamente úteis. Sem dúvida uma ferramenta indispensável.
3 – Google Search Console
O que é: O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) assim como o Google Analytics, disponibiliza diversas métricas para serem acompanhadas, porém não é tão completa para dados como o Analytics, mas possui algumas informações que o Analytics não entrega.
Para que serve: O foco do Search Console é a indexação do seu site, por isso ele disponibiliza diversos recursos que facilitam seu trabalho nesse quesito.
Ao verificar a propriedade do seu site ele automaticamente é indexado, também é possível fazer upload do seus Sitemaps assim rastreando todas suas páginas e indexando-as.
Essa ferramenta também é muito importante por ser a ponte entre você e o Google, pois se algo der errado no seu site, como infecção por malwares, bloqueio de indexação e afins, o Google te mandará uma mensagem.
4 – Google Alertas
O que é: O Google Alertas é um sistema de notificações, que detecta novas indexações como: novas páginas, novos posts, artigos e etc – notificando usuários via e-mail.
O Google vai sempre ficar de olho nos assuntos que você escolher!
Para que serve: Em vez de gastar tempo pesquisando manualmente sobre determinado assunto frequentemente, deixe o Google fazer isso por você!
O Google Alertas é muito útil para poupar seu tempo, te notificando sobre qualquer atualização nos assuntos que você escolher.
5 – Google Tag Manager
O que é: O Google Tag Manager te dá a capacidade de criar e atualizar as tags do seu site com maior facilidade e rapidez.
Para que serve: Além de gerenciar suas tags, como já foi dito, o Google garante o funcionamento de cada tag, evitando erros e coleta diversos dados do seu domínio para proporcionar decisões mais fortes e inteligentes.
6 – Google Meu Negócio
O que é: O Google Meu Negócio é um perfil da sua empresa no Google, sendo possível mostrar suas informações como Endereço, Horário de funcionamento, Telefone para contato e outras informações.
Ele permite adicionar imagens e vídeos, assim sempre mantendo seus clientes atualizados sobre as novidades do seu negócio! Também é possível que os usuários postem avaliações de 0 a 5 estrelas sobre o seu negócio, assim como um comentário.
Para que serve: O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para quem possui um negócio com endereço físico. Com ele é possível levar seu cliente do Online para o Offline com mais facilidade.
A ferramenta possui botões de ações, como o botão de ligar e o botão de traçar uma rota no Google Maps, assim aumentando a interação do usuário com a sua empresa. Também ajuda a ser encontrado pois o sistema se baseia na localização do cliente, assim sugerindo locais próximos a ele.
É uma ótima forma de garantir a fidelização do cliente, pois ele pode deixar críticas negativas ou positivas sobre seu negócio. Com isso podemos resolver seus problemas ou agradecermos os elogios.
7 – Google Keyword Planner
O que é: O Google Keyword Planner foi feito para te ajudar a planejar as suas campanhas na rede de busca, obter insights, CPC (Custo por clique) aproximados e ideias de palavras-chave.
Para que serve: Muito indicado para achar as palavras-chave de cauda longa (long tail keywords). Quando é inserido um termo o programa retorna milhares de ideias de palavras para você, acompanhadas de dados como competitividade e número de pesquisas.
Uma ferramenta muito boa para quem planeja adquirir mais tráfego para seu site, seja orgânico ou pago.
8 – Google Correlate
O que é: O Google Correlate é uma ferramenta aliada ao Google Trends, utilizada para encontrar as tendências de buscas associadas a sua palavra-chave.
Para que serve: Se você é daqueles minuciosos, gosta de passar muito tempo procurando as palavras-chave para ter certeza que tomou a melhor decisão, certo?
Então o Google Correlate sem dúvida vai ser uma das suas queridinhas! Principalmente para encontrar palavras de cauda longa. A ferramenta mostra palavras que geralmente aparecem junto da sua palavra-chave, mas como sabemos que existem muitas palavras, o Google vai apenas mostrar as mais parecidas com sua palavra-chave inicial.
9 – Think with Google
O que é: “Meio para alcançar um fim”, essa é uma das definições de ferramenta. O Think With Google é um blog, porém é uma forma de você adquirir conhecimentos muito relevantes que irá te ajudar muito nessa escalada. Por isso ele está aqui na lista de ferramentas!
Para que serve: O Think with Google é um ótimo recurso para quem atua principalmente com marketing, mas o portal aborda conteúdo para todos os gostos. Ao acompanha-lo você fica por dentro das principais tendências do mercado e tecnologia.
Ao ler seus conteúdos é possível repensar todo o seu negócio e ter diversos insights muito úteis para o desenvolvimento da sua empresa.
10 – Google Pagespeed
O que é: Como você já sabe, a performance é um dos 7 passos para garantir um site de conversão. O Google Pagespeed é uma ferramenta que vai te ajudar (e muito) para otimizar a performance do seu site.
Para que serve: O Google Pagespeed pontua seu site de acordo com critérios de performance da Google, assim dando uma nota para o Mobile e Desktop.
Além de dizer as notas, o Google te diz o que você pode melhorar no seu site, dando instruções para otimiza-lo da melhor maneira possível.
Bônus: Google Hacking
O que é: O Google Hacking não é uma ferramenta, mas sim uma melhor forma de utilizar a própria ferramenta de busca Google.
Muito utilizado para encontrar falhas em sites e sistemas web, também pode ser usado para encontrar o que você procura, veja alguns comandos:
“site:” — Busca em um site específico. Ex: site:exemplo.com.br
“intitle:” — Busca por título de páginas. Ex: Intitle:Marketing Digital
“inurl:” — Busca de termos presentes na url. Ex: inurl:/categorias
“intext:” — Busca por texto no conteúdo do site. Ex: intext:Inbound Marketing
“filetype:” — Busca por formato de arquivos (.jpg,.zip,.txt). Ex: filetype:.jpg
“-termo” — O “-” exclui o termo da pesquisa
“2015…2017” — Retorna resultados entre as datas estipuladas
Agora você já sabe como tirar o melhor proveito do que o Google nos fornece. Aproveite! Nós da Colina Tech sempre estaremos dispostos para te ajudar, só entrar em contato!