O Inbound e Outbound são dois tipos diferentes de estratégias de marketing que você pode utilizar na sua empresa.
Enquanto no inbound você atrai e educa possíveis clientes através de uma prospecção passiva, no Outbound o cliente é abordado pela sua empresa através de prospecção ativa.
Quer entender mais sobre cada uma dessas estratégias e quando usá-las no seu negócio? Continue acompanhando esse blogpost que vou te explicar tudo.
O Inbound Marketing, ou marketing de atração , é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes , por meio de conteúdos relevantes e de qualidade que despertem o interesse deles pela sua empresa.
Dessa forma, você conquista a permissão de se comunicar com seu potencial cliente de forma mais direta, criando um relacionamento mais durável.
É muito importante que os conteúdos que vão dar estrutura a essa estratégia se comunique com as pessoas certas.
Por isso, é preciso conhecer bem a sua persona para que as estratégias de Inbound atinjam os resultados esperados.
O Inbound oferece benefícios para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte ou setor, os principais benefícios desse tipo de estratégias são:
O Inbound Marketing se divide em 4 etapas:
Na etapa da atração, é importante fornecer relevantes para o seu público, gerando tráfego qualificado para sua empresa.
A melhor forma de fazer essa estratégia de atração é através das mídias sociais, site ou blog da sua empresa e através do marketing de conteúdo.
Na conversão, é importante transformar os visitantes em leads para que após isso eles passem pelo processo de nutrição.
Para que isso ocorra, é fundamental investir em call-to-actions (CTA), formulários e landing pages (páginas de conversão).
Depois de atrair um público qualificado e convertê-los em leads, agora é o momento de mostrar a solução do seu negócio que é perfeita para solucionar os problemas desse lead.
Você pode utilizar o email marketing para continuar nutrindo esse lead até ele se interessar pela sua solução!
Após fechar a venda, é preciso criar um relacionamento mais próximo com esse cliente e torná-lo fã da sua marca.
Por isso, invista num relacionamento ativo através das redes sociais e de conteúdos e promoções exclusivas pros seus clientes!
O Outbound Marketing é o marketing tradicional já bem conhecido e realizado pela maioria das empresas do mercado.
O Outbound tem como objetivo trazer clientes para a empresa através de uma prospecção mais ativa oferecendo as soluções do negócio .
Podemos encontrar estratégias de Outbound tanto através do marketing tradicional (propagandas em rádios e TV, revistas, cartazes, outdoor, patrocínio de eventos, entre outros), quanto na mídia digital com banners em sites, pop-ups, e-mail marketing, propagandas no YouTube e outros.
Com a ascensão dos meios digitais e do Inbound Marketing, foi necessário que o Outbound se reiventasse, já que o público não é mais tão receptivo a estratégias invasivas como antes.
Por isso, é importante ter uma persona definida e um time de vendas bem estruturado
, para que o processo de vendas seja mais assertivo.
De acordo com Aaron Ross, engenheiro que assumiu o time de vendas da Salesforce e transformou os resultados da empresa por meio de uma estratégia que ficou conhecida como outbound 2.0
, o novo outbound deve ter um time de vendas segmentado e especialista para poder proporcionar melhores resultados.
A solução de Aaron foi segmentar o time em 3 níveis:
Dependendo do ciclo de vendas da sua empresa, o retorno sobre o investimento do Outbound Marketing se dá de forma mais rápida do que no Inbound Marketing, por exemplo.
Isso por que o inbound precisa de tempo para gerar resultados, enquanto o Outbound consegue atingir seu público a partir do momento em que decide prospectá-lo.
Com um ROI mais rápido, o outbound gera resultados mais rápidos.
Dessa forma, fazer uma análise dos resultados em menos tempo conseguindo tomar decisões no negócio com base em dados.
No Inbound a comunicação é mais aberta onde empresa e cliente possuem uma interação aberta e constante através de conteúdos disponibilizados nas redes sociais, por exemplo, que pode gerar momentos de discussões e interações mais constantes.
Já o Outbound possui um modelo de comunicação mais unilateral em que a marca fala através anúncios e publicidades e o público ouve sem uma interação tão próxima e imediata quando no Inbound.
No Inbound quem procura a empresa é o lead , convertendo em algum dos conteúdos ou indo até a empresa atrás de alguma solução que chamou sua atenção.
Já no Outbound a empresa que procura os leads , seja através de anúncios ou ligações do próprio time de vendas.
O Inbound pode ter um custo por lead até 3 vezes mais barato do que o Outbound .
Por ser uma estratégia inteiramente aplicada no meio digital ela acaba sendo bem mais barata.
Porém, como já falado anteriormente, o Outbound traz resultados sobre o investimento mais rápido , embora seja uma estratégia mais custosa.
O Inbound proporciona um maior engajamento com o público já que é possível construir um relacionamento mais próximo e de confiança sem grandes interrupções de anúncios.
Já no Outbound a experiência do cliente é interrompida várias vezes por anúncios que pode não ser o que ele procura.
Apesar de o Inbound e Outbound serem estratégias diferentes, elas não são inimigas.
As duas metodologias podem e devem ser utilizadas em conjunto para potencializar os resultados que sua empresa precisa.
Agora você deve estar se questionando como isso pode ser feito, né?
Mas calma, vou te dar alguns exemplos em que seu negócio pode se beneficiar dessas duas estratégias!
Se você estiver pensando em iniciar um novo empreendimento, a divulgação é essencial para atrair novos clientes, certo?
Por isso, o Outbound serve como uma ótima estratégia para conquistar novos clientes e conseguir receita mais rápido.
Já se você já tem um negócio e percebe que não tá conseguindo reter seus clientes e para isso precisa criar um relacionamento mais próximo do seu público e uma interação maior com eles, você pode apostar no Inbound como uma ótima estratégia de aproximação com seus clientes!
Você pode:
Ou seja, existem várias formas de unir as duas estratégias e potencializar os resultados da sua organização.
O Inbound e Outbound são estratégias de marketing que podem ser utilizadas em qualquer tipo de negócio.
Quando utilizadas em conjunto, elas podem ajudar sua empresa a chegar mais rápido nos seus resultados, gerindo um bom relacionamento e aproximação com seus clientes através do Inbound e tendo um crescimento mais alto de receita com o Outbound.
Quer entender qual estratégia faz mais sentido para sua empresa? Entre em contato com a gente clicando aqui
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