Equipe aprendendo sobre landing pages

Aprenda a criar Landing Pages de alta conversão

Você entra na página, lê uma descrição sobre uma oferta de ebook, check list, mapa ou qualquer outro item, depois, preenche um formulário e recebe um e-mail ou já vê um download iniciando automaticamente. Geralmente, esse é o caminho que você segue quando acessa landing pages.

As landing pages são páginas feitas para atingir um objetivo específico e direcionar o usuário para uma ação. Já imaginou poder construí-las de modo a aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, a prospecção de clientes? É isso que você vai aprender neste conteúdo. Segue a leitura para entender melhor!

O que são landing pages?

Uma landing page é uma página criada de maneira independente feita para algum tipo de campanha ou oferta. Talvez você já tenha encontrado uma ao se direcionar para uma página para baixar um ebook ou outro item do tipo –  normalmente chamado de “isca digital”.

As landing pages são destinadas especificamente para isso: chamar alguém para uma ação, com algum foco ou objetivo por trás disso. E esse é o diferencial dessas páginas, elas são tão bem direcionadas para um objetivo que não há outras distrações aos usuários e, assim, a oferta pode ficar ainda mais atraente.

Mas para que isso seja de fato eficaz, a landing page precisa ser montada de uma maneira estratégica. Há alguns itens essenciais em cada uma delas que precisam ser bem elaborados. Vamos ver a seguir!

Como criar landing pages de alta conversão

Como mencionado, as landing pages vão girar em torno de um objetivo específico. Por isso, esse deve ser o primeiro passo: definir qual é o objetivo dela. Depois, deve-se preparar cada elemento para que não sejam cansativos nem pouco chamativos.

#01. Crie um título tentador

O título provavelmente será a primeira frase lida pelo potencial cliente. Então, um bom trabalho para landing pages começa por ele. O título precisa ser tentador e já apresentar uma oferta irresistível.

Escolha as palavras de forma cirúrgica e utilize gatilhos mentais. Mostre o que o usuário vai ganhar ao aceitar aquela oferta e crie senso de urgência, como se ele precisasse preencher o formulário da landing page agora mesmo para não perder a chance de mudar algo na vida dele. Também utilize palavras chamativas, como: agora, grátis, sucesso, entre outras.

Outras informações também podem ser chamativas, como um dado estatístico: “X% de pessoas já perderam bilhões sem uma estratégia de marketing de conteúdo, segundo pesquisa Y”. Isso torna o título um argumento convincente para que o usuário aceita a oferta. Utilize informações como essa, mas lembre-se de ser cauteloso.

Outro segredo para um bom título é entender quem são suas personas. A partir disso, você saberá quais são as dores do seu potencial cliente e como sua empresa pode resolvê-las. Sabendo disso, é só trazer para os títulos das landing pages e também para a descrição…

#02. Elabore uma descrição irresistível

A descrição da landing page é um pequeno texto que acompanha o título. Nele, você pode trazer mais informações e, se o título ainda não tiver sido suficiente, é a oportunidade de convencer o leitor em relação à proposta das landing pages.

Nessa descrição, lembre-se de apontar o que o leitor ganhará aceitando a proposta da página. Se for baixando um ebook, por exemplo, descreva o que ele encontrará no ebook e como esse conteúdo poderá mudar a vida dele agora. Escreva direcionando-se à dor da sua persona e faça com que ela se identifique com aquele texto.

Vamos dar um exemplo. Se o cliente em potencial tem a dor de não saber como garantir segurança cibernética na empresa dele, você pode escrever a descrição pensando nisso: “Um estudo recente mostrou que as empresas podem perder trilhões devido aos crimes cibernéticos. Nesse cenário, é comum se preocupar em relação à segurança. No entanto, com tantas soluções disponíveis no mercado, pode ser difícil encontrar a melhor. Por isso, neste ebook, listamos as melhores tecnologias e ferramentas para você proteger sua empresa e livrar-se de perdas catastróficas (…).”

Faça com que o cliente se identifique com o problema que você está descrevendo. Dessa forma, você também cria mais necessidade nele. Ele terminará de ler a descrição com a certeza de que precisa do que você está oferecendo. 

#03. Use uma boa imagem e bons conteúdos visuais

A imagem também é fundamental nas landing pages. Dependendo da oferta que você estiver fazendo, a imagem pode ilustrá-la. Evite imagens genéricas e já muito utilizadas e combine-as com seu conteúdo.

As imagens podem complementar as informações e tornar a landing page bem mais agradável aos olhos. Você também pode fazer isso com outros recursos visuais, lembrando-se de atender à identidade visual da sua marca.

#04. Elabore um formulário prático e eficiente

Geralmente, as landing pages servem para fazer uma oferta e, em troca dela, coletar dados sobre os usuários. 

Ao baixar um ebook, por exemplo, uma persona pode oferecer diversas informações, entre elas, o e-mail, fazendo com que ela avance no funil de marketing e passe para a base de potenciais clientes das suas estratégias. Com o e-mail dela, você poderá nutrir os leads, alimentando o relacionamento e criando confiança para que, muito em breve, ela compre da sua marca.

Esse formulário, no entanto, precisa ser descomplicado, simples e prática, caso contrário, o usuário pode até desistir da oferta por preguiça de preencher ou insegurança em oferecer tantos dados.

Quanto mais informações, menor a taxa de conversão. Portanto, foque nas informações essenciais, como nome, e-mail e algum outro campo que seja útil para sua estratégia (por exemplo, cargo que a pessoa ocupa).

Outros elementos para uma landing page

Além dos elementos básicos, você pode inserir outros recursos em suas landing pages que visem atrair ainda mais os potenciais clientes. Veja alguns exemplos:

Cronômetro

Se a oferta é por tempo limitado, você pode inserir um cronômetro em suas landing pages, indicando ao usuário que aquilo, muito em breve, vai expirar. Isso pode criar senso de urgência fazendo com que o usuário preencha o formulário com medo de perder a oferta.

Prova social

Uma prova social é um depoimento ou comentário de alguém que já passou pela experiência com a marca. Você pode coletar depoimentos de alguém que já baixou seu ebook, por exemplo, para dizer como aquilo ajudou nas estratégias dele.

A prova social funciona como um argumento final para sua landing page, mostrando ao usuário que ele realmente vai se beneficiar com aquilo que está sendo oferecido.

O depoimento pode incluir uma foto, a citação e você pode até colocar mais de um. Se tiver uma autoridade no assunto que comente sobre a sua oferta, você também pode inserir esse comentário.

Lembrete de agenda

Se a sua landing page é destinada a um evento, você pode inserir a opção de adicionar um lembrete à agenda do usuário. Ferramentas como a agenda do Google permitem isso. 

Com um lembrete que aparece diretamente nas notificações do smartphone da pessoa, é mais provável que o usuário não se esqueça do evento e esteja presente no dia.

Lembre-se da otimização

Com o tempo, você poderá entender se as suas landing pages estão gerando boas conversões ou não. E, assim, você pode ir testando diferentes estratégias para ver o que funciona e o que não funciona. 

Em resumo, lembre-se de elaborar cada elemento de forma cuidadosa e estratégica e vá otimizando conforme a taxa de conversão. 

Gostou dessas dicas? Você pode continuar a leitura percorrendo nosso blog recheado de artigos que vão te ajudar a construir estratégias cada vez melhores. Clique aqui para descobrir 5 dicas incríveis para elaborar um plano de marketing digital!

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Emília Veras

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.