Seu site está tendo dificuldades em conseguir mais tráfego, gerar mais leads e adquirir mais clientes? Pode ser sua taxa de rejeição. Veja mais e entenda como solucionar seu problema! 

por Davi Trindade | janeiro 31, 2019

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Não é novidade que nos dias de hoje temos abundância de informações de diversas fontes e cada vez nosso tempo vai ficando mais concorrido. Então como fazer alguém consumir conteúdo do seu site e não em outras páginas? Diminuindo a taxa de rejeição! Caso contrário, se sua taxa de rejeição for alta, os seus visitantes entram no seu site e saem antes de você ter a chance de convertê-los.

Eu vendo os visitantes irem embora antes de diminuir a taxa de conversão

O que é taxa de rejeição (bounce rate):

A taxa de rejeição, ou bounce rate, representa o percentual de visitantes que chegou até o seu blog ou site, visualizou apenas uma página e saiu sem nenhuma interação.

“Mas pera ai, se é percentual tem cálculo… Como é que eu calculo então?”

Uma alta taxa de rejeição do seu site, é como se você estivesse sendo ignorado no WhatsApp, o famoso “visualizou e não respondeu”, pois ele viu seu conteúdo mas não interagiu.

E ai? Vamos virar esse jogo? Confira abaixo nossas 12 dicas para melhorar sua conversão :

1 – Utilize Storytelling

O Storytelling vai prender a atenção do seu público-alvo ao seu site. Ele é capaz de dar vida a sua marca, tornar o seu produto ou serviço único e desejado.

Para isso, precisamos entender como as pessoas leem. Elas “escaneam” a página, procurando algo do seu interesse, algo que se destaque. Podendo ser um título, um infográfico e etc. Podemos utilizar o Storytelling para conectar esses itens em destaque ao seu conteúdo.

Exemplo de uma leitura guiada por Storytelling

O Storytelling é uma ótima forma de se conectar emotivamente e dinamicamente com o usuário, mas para isso devemos utilizar as técnicas certas. Confira:

I) Seja Interessante: Utilize todos os seus dons artísticos e criativos! Analise bem seu público-alvo. Utilize o linguajar deles e mescle seus interesses com o que você está oferecendo.

II) Utilize o “Chamado e Jornada Épica”: Esse é um dos motivadores básicos criado por Gabriel Dantas, onde fala que devemos projetar propósito, mas como assim? Devemos fazer o visitante se sentir o herói da história, utilizando o Copywriting e chamando o cliente para ação. Falarei mais dos motivadores básicos mais na frente.

Faça seu cliente se sentir como o Super-Homem. Afinal, quem não quer ser um herói?

III) Seja honesto e empático: Honestidade comove e conquista as pessoas, seja sincero com seus fracassos e aprendizados, não se esconda! Se coloque no lugar do seu visitante, você gostaria de descobrir uma mentira?

2 – Blog atualizado com conteúdo certo

Conteúdo é essencial para manter seus visitantes por mais tempo no seu site e convertê-los. Mas para isso deve ser feito da maneira correta. Quando for gerar conteúdo pense nos seguintes pontos:

  • Buyer Persona: Quem é o seu cliente ideal? O que ele procura? Como ele se comunica? Sabendo esses pontos, crie um conteúdo personalizado e pensado para eles.
  • Jornada de compra: Será que seu cliente já está pronto para consumir os conteúdos que você fornece? Ou ele ainda precisa aprender mais sobre o assunto? Pense nisso e crie conteúdo para todas as etapas da jornada.

Passos da jornada de compra

3 –Evite Popups

É notório que Popups são ótimos para criar um Site de Conversão, mas devemos utilizá-los com cuidado, para interrompermos a navegação do usuário a recompensa deve ser muito boa para ele. Por isso devemos fazer popups com materiais ricos (Ebooks, Planilhas, Ferramentas e etcs) que interessem aquele visitante  específico.

Se ele está lendo sobre 6 dicas para começar seu negócio do zero, não faz o menor sentido interrompê-lo com um popup para assinar uma newsletter de como Gerir equipes grandes, pois entende-se que ele ainda está começando sua equipe e outros casos serão exceções.

Então evite interrupções gratuitas e de baixas conversões na navegação dos seus usuários.

4 – Atraia os visitantes certos

Conteúdo focado para sua buyer persona já é um bom avanço na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas para que a sua taxa de rejeição seja baixa, as pessoas certas devem entrar no seu site.

Com isso devem-se utilizar técnicas de SEO, para que seu site tenha uma boa posição para os usuários que você deseja mostrar seu conteúdo. Confira algumas:

Faça o Google amar seu site! Melhore o SEO

  • Palavras chave certas: Utilize as palavras chaves certas para o seus posts e páginas, assim o seu conteúdo vai chegar para quem quer consumi-lo de verdade! Pode-se utilizar ótimas ferramentas gratuitas para isso: Google Adwords Keywords Planner, Google Trends, Google Correlate e Ubbersuggest.
  • Meta Descrições atrativas: Utilize metas descrições de até 155 caracteres e com as palavras chave certas do item anterior. Assim o leitor certo vai se interessar pelo seu site.

Se você utiliza o WordPress no seu site, existe um plugin muito bom que pode te ajudar nisso! O Yoast SEO analisa suas páginas e diz a performance de cada uma voltada para SEO e fornece dicas de como melhorar.

6 – Melhorar performance

Como já foi dito anteriormente, nosso tempo é muito concorrido e ninguém gosta de desperdiça-lo com besteiras, não é mesmo? Pois é, os resultados de um site lento são desastrosos, confira:

Ninguém aguenta lerdeza né?

Por isso temos que deixar o site rápido! Listei aqui algumas ferramentas que podem te ajudar bastante no processo:

  • Google Pagespeed: Essa ferramenta gratuita da Google analisa a URL do seu site e te dá várias formas de otimiza-lo, acesse aqui.
  • GT Metrix: Uma plataforma que mede a velocidade de carregamento do seu site e diz como melhorar e o porque daquele resultado, utilize-a aqui.
  • Pingdom Tools: Uma ferramenta paga que ajuda bastante a otimizar seu site, uma das melhores do mercado, veja mais.

7 – Links externos abrirem em nova página

Uma dica muito simples de ser implementada, porém muito importante! Sempre que fornecer algum link que abra um conteúdo de outro domínio sempre coloque-os para abrir em uma nova página.

Assim seus visitantes pode consumir o outro conteúdo e continuarem no seu site.

Como ficamos quando o visitante permanece no site

8 – Utilize motivadores básicos de comportamento

Chegou a hora de você aprender mais sobre o Marketing de comportamento! É uma área de estudo que nos ensina a projetar comportamentos em pessoas, sendo uma ótima metodologia para deixar o site mais cativante e reduzir a taxa de rejeição. E podemos fazer isso através dos 8 motivadores básicos:

Mobi: Representa os 8 motivadores básicos

  • Desenvolvimento & Realização: Faça seu visitante sentir que está progredindo no seu site, seja aprendendo coisas novas ou ganhando acesso á algo exclusivo.
  • Chamado & Jornada Épica: Mostre pra ele que ele pertence a algo maior que ele, motive com um propósito e faça-o pensar que é um “escolhido”.
  • Posse & Zelo: A importância das coisas é baseada no tempo e esforço que você dedica a elas, com formulários longos mostre uma pergunta de cada vez, assim o usuário não vai se assustar e será mais difícil de desistir no meio do caminho.
  • Diversão & Esperança: Proporcionar desafios de acordo com a etapa da jornada de compra, quando damos desafios proporcionais a habilidades das pessoas elas se engajam mais.
  • Prazer & Escassez: Mostrar que seu produto ou serviço não são todos que podem ter, que aquilo é algo praticamente inalcançável. Ex: “últimas x unidades”
  • Curiosidade & Imprevisibilidade: Tente usar textos e títulos que provoquem a curiosidade do leitor, sempre dando aquele gostinho de quero mais.
  • Influência Social e Pertencimento: Aceitação social, companheirismo, pertencer a um grupo, tudo isso nos motiva na tomada de decisões. Podemos utilizar de depoimentos para mostrar que várias pessoas estão fazendo aquilo e quanto mais pessoas fazem algo nos sentimos pressionados a fazer também. O famoso “Maria vai com as outras”.
  • Evasão da dor & Sobrevivência: É natural do ser humano, evitar a dor e perdas. A dor pode ser grande de perder uma oportunidade única. Ex: “Desconto de 80% SÓ HOJE”.

Sabendo dos motivadores podemos aplicá-los em gatilhos mentais, que poderão nos ajudar nas nossas estratégias como: Escassez, Urgência e Prova social.

Quer saber mais sobre Marketing de Comportamento? Veja o curso e o ebook.

9 – Site adaptado para mobile

Seu site é exibido perfeitamente para quem acessa por dispositivos móveis? Não? Temos que mudar isso urgente! O celular já é a principal forma de acesso a internet no Brasil, então devemos dobrar nossa atenção.

Para conferir se seu site está bom para o mobile, o Google possui a ferramenta de teste mobile friendly, é só acessar o link e digitar a URL do seu site e esperar o resultado.

10 – Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário (UX: User Experience) é um dos fatores mais relevantes para determinar o tempo de permanência e a taxa de rejeição do seu site, por isso ela deve ser pensada e estruturada com muita calma e atenção.

Para desenvolver uma página com uma boa experiência de Usuário é preciso estudar a fundo sua Buyer Persona e as novas tendências do UX, assim podendo moldar a interface do seu site de uma forma que guie o usuário dentro do seu site. Aqui na Colina Tech nós usamos a metodologia do “Usuário está bêbado”, que os sites que nós desenvolvemos devem ser tão fáceis de navegar que até um usuário bêbado consegue tirar o melhor proveito tranquilamente.

Mesmo quando o usuário está assim, tem que conseguir usar seu site xD

A área de Experiência do Usuário defende que um site deve possuir 7 características: Útil, Usável, Achável, Credível, Desejável, Acessível e Valioso.

Com essas 7 características você terá um site otimizado e focado no usuário.

11 – Sempre utilize Links internos

A utilização de Links internos no seu site é muito importante, pois aumenta a permanência do usuário no seu site, aumenta a conversão e diminui a taxa de rejeição.

Utilizando essa técnica você também melhora seu rankeamento, por se tratar também de uma técnica de SEO.

Essa técnica é utilizada principalmente em posts, porque é possível você adicionar conteúdos relevantes para o seu visitante dentro do seu artigo assim o levando para outra parte do seu site.

12 – Passe confiança

Todos sabem que para passar confiança não basta você apenas dizer: “Ei! Eu sou confiável!”, por isso a confiança do seu visitante deve ser conquistada.

Segundo o livro Marketing 3.0 de Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, seus clientes não compram só porque seu produto por ser bom, ele compra pois acredita na sua empresa e no seu propósito.

Representação do Golden Circle

A teoria do Golden Circle comprova o que Philip Kotler falou, onde as empresas de maior sucesso sabem o que fazem, como fazem e o mais importante por que fazem. As empresas que não possuem o “Why”, estão sendo engolidas.

“Mas como eu posso passar confiança?”

Não existe uma receita de bolo para isso, mas a transparência e você desenvolver  um conteúdo de qualidade dentro da sua área são ótimos passos para tentar ganhar a confiança dos seus clientes.

Siga esses passos e você aumentará e muito a conversão do seu site. Restou alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um dos nossos especialistas, estaremos mais que dispostos a te ajudar!