Neste post vamos te contar tudo sobre SEO técnico, confira!

É muito comum no marketing digital se importar com a posição que um conteúdo no site aparece para o Google e sempre buscar estar no topo da primeira página, para isso, as pessoas sempre buscam estratégias de escrita e formatação.

O que poucos sabem é que, além deste SEO tradicional que conhecemos, o Google também analisa outras coisas para ranquear, entre eles: velocidade do site e erros nas páginas.

Para esse tipo de análise, chamamos o SEO Técnico que com uma estratégia bem estruturada consegue nos ajudar a crescer cada vez mais no ranking.

O que é SEO Técnico?

Primeiro vamos falar um pouco sobre SEO.

SEO, no geral, é o conjunto de estratégias que utilizamos para tornar o nosso conteúdo essencial para o Google e encontrá-lo na primeira página de acordo com a pesquisa de uma palavra-chave.

Nesse sentido, existem várias estruturas que precisam ser analisadas para isto acontecer, por isso, desmembramos o SEO em três em que cada um com uma vertente principal, descubra:

SEO on-page

Considerado o SEO mais conhecido, ele é responsável pela otimização na página do que é interessante para os resultados de busca, como:

  • Título e subtítulo;
  • Palavra-chave;
  • Semântica;
  • Imagens.

SEO off-page

Este já se relaciona com tudo que é importante fora da página para trazer autoridade ao seu negócio e  conectar os seus conteúdos com os seus nichos.

Entre os seus principais aspectos estão:

  • Backlinks;
  • Link building;
  • Referências utilizadas no site.

SEO Técnico

Agora sim, chegamos ao que nos interessa neste conteúdo, o SEO Técnico.

Ele é essencial para organizar toda a parte técnica das estruturas de ranqueamento através da base do site para conseguir cada vez mais buscas orgânicas, ele é responsável por analisar:

  • Velocidade da página;
  • Performance;
  • Estruturas de URL’s;
  • Erros de página.

Estes são alguns dos pontos importantes, mas podemos perceber que para que isso funcione é necessário interligar com outras áreas, ou seja, em uma percepção holística, por isso, trouxemos uma forma de fazer esse conjunto de SEO funcionar.

Formas de analisar SEO

Atualmente novas tendências no digital estão surgindo, dessa forma, é fundamental estar atualizado nelas. Por conta disso, apresentaremos um novo modelo de fazer SEO que está se consolidando.

Este modelo é composto por 3 conjuntos, o principal é o SEO holístico que nele está contido o SEO Técnico e o SEO estratégico.

Nesta perspectiva, o SEO Holístico seria  a estratégia-mãe que guia todas as formas de otimizar o SEO de um site e diferente do tradicional que se preocupa muito mais com palavra-chave, o holístico busca melhorar a experiência do cliente nas páginas.

Deste, existe duas unidades individuais que atuam juntas a ele, seriam:

SEO Técnico que já conhecemos e o SEO estratégico, que analisa o diferencial competitivo do nosso produto, a qualidade com que os nossos conteúdos estão divididos e a reputação da nossa empresa.

A importância do SEO Técnico

Depois dessa breve apresentação de conceitos e estratégias vale ressaltar a importância do SEO Técnico.

Primeiro, ele é uma parte essencial na otimização dos mecanismos de busca, com ele o seu conteúdo tem muito mais chances de chegar à página principal do google.

Segundo, sabemos que novas tendências estão chegando e atualmente é muito mais importante do que apenas se preocupar com o texto e as suas estruturas básicas são necessários estarem sempre dispostos e buscando melhorias na experiência do cliente no seu site. Porque, imagina comigo:

Você tem um site sobre nutrição esportiva, e passou um bom tempo produzindo um conteúdo completo sobre os carboidratos na alimentação de um atleta.

Se você for analisar o SEO em sua estrutura de palavra-chave, semântica, título e meta-descrição, ele está impecável e já vai publicar, mas se mesmo com isso, a sua página tiver um processamento lento, a URL dele está toda criptografa e os links externos que colocou  são todos de páginas menores que a sua e com problemas também.

Como você pensa que será a experiência de alguém que quer ler o seu texto?

Não vai ser tão agradável, concorda?

O foco do SEO Técnico é fazer com que a pessoa flua entre seus conteúdos e páginas, que quanto mais otimizado mais o seu site será um bom canal de conteúdo para o seu público-alvo acompanhar.

5 fatores do SEO Técnico

Por fim, resolvemos trazer os 5 principais fatores que ajudarão a implementar o SEO Técnico no site:

  1. Mobile Friendly

É muito importante que o seu site também possa ser visitado pelos aparelhos celulares, pois é por eles que muitas pessoas acessam o Google.

Para isso, é necessário ter um site responsivo para que apareça a mesma URL independente do formato de acesso, além da utilização do código CSS se torna possível renderizar a página.

  1. Velocidade da página

Como já mostramos anteriormente, este é um dos principais pontos, pois se a página for lenta muito provavelmente você estará perdendo visitantes.

A melhor coisa a se fazer é comprimir alguns arquivos, diminuir os tamanhos de imagens e vídeos e  excluir conteúdos que não sejam mais importantes. Mas, se mesmo assim o site ainda demorar para abrir é possível utilizar ferramentas como: Page Speed Insights e o GTmetrix para auxiliar no processo.

  1. Rastreamento

O Google precisa rastrear a sua página, o robô deve fazer todo o percurso de acesso a ela. Para isso, precisa enviar um sitemap , que informa ao Google as páginas que ele deve rastrear no seu site.

Se você já fez isso e ainda tem problema com o rastreamento, pode usar o Relatório de status de cobertura do índice , disponível no Google Search Console que te mostrará quais páginas estão indexadas e quais estão com algum erro.

  1. HTTPs e HTML

Em relação ao HTTPS sabemos que a segurança sempre foi um fator importante, mas diferente de antigamente, agora o Google também considera importante para o ranqueamento. Por isso, mantenha todas as suas páginas com a segurança correta.

Assim como para o HTML é usado para que os robôs do Google interpretem o seu conteúdo e compreendam a sua relevância. Além de também ser importante a sua manutenção para o modelo mobile.

  1. Arquitetura do site

Com a arquitetura organizada fica muito mais fácil do Google conseguir entender a hierarquização lógica de cada conteúdo. Isto é muito importante para ele saber os caminhos que deve percorrer no interior do site.

Seguindo esses fatores você terá um site muito mais otimizado e se sentir dificuldade durante o processo ou busca terceirizar este serviço, clique aqui e  fale com a gente que estamos prontos para te ajudar!