Sucesso em vendas é o que todos os negócios procuram.
No entanto, mesmo com todo um processo estruturado ainda se encontra algumas falhas que, às vezes, podem ser até o ponto principal para a perda de algum cliente ou a entrega de um projeto com menos excelência.
Isso é normal! O mercado é formado por pessoas e as pessoas são mutáveis.
Agora, se você busca estruturar o seu processo de vendas ou se tornar um vendedor bem-sucedido, conseguimos adaptar alguns hábitos na rotina. Quer conhecê-los? Então continue lendo este artigo.
Boa leitura!
Por que se preocupar com o sucesso de vendas do seu negócio?
Se fossemos te dar uma resposta resumida, seria porque é a alma do seu negócio . Mas sabemos que isso não é o suficiente. Então vamos lá!
Se preocupar com o sucesso em vendas se conecta a várias outras áreas da empresa. Se um cliente não gostou do formato que o vendedor falou com ele, ele já não indica, se o vendedor prometer mais do que entrega, ele também já não indica, se não tiver venda a empresa não cresce e por aí vai,
São todas as áreas unidas para um único foco: Vender. E ele não pode ser deixado de lado, mas não se preocupe, aqui separamos os principais hábitos para ter sucesso.
11 Hábitos para te ajudar a ter sucesso de vendas
Agora que você já entende a importância de se preocupar com o sucesso de vendas no seu negócio, vamos para as dicas de hábitos, confira:
#01. Seja resiliente
No mundo das vendas nem tudo é estratégia e técnica, dentro de um processo bem estruturado e no interno de cada vendedor precisa ter resiliência.
Diferente de outras áreas, sabemos que o mundo de vendas é uma montanha-russa, tem momentos muito bons de boas reuniões e contratos e em outros já difíceis de reclamação e tensão.
Por isso, manter a resiliência, a calma e tranquilidade mesmo em situações difíceis, clientes grossos, contratos grandes é muito importante para a equipe de vendas se manter forte.
#02. Estude todos os dias (busque cada dia mais saber o que você está vendendo)
Independente de quanto tempo você estiver no mercado, uma coisa temos certeza, ninguém nunca saberá de tudo.
Pensando nisso, um dos melhores hábitos para se aderir a sua nova rotina de sucesso é os estudos todos os dias. Seja um livro, um artigo, um podcast, um vídeo, o que for. São diversas maneiras que você pode estar buscando aprender mais sobre o seu mercado, seu concorrente, sua persona e o seu negócio.
Imagine que todos os seus vendedores estudam todos os dias? A sua equipe sempre estará buscando melhorias para o processo, assim, eles conseguem discutir e apresentar sempre evoluções.
#03. Entenda a sua persona
Parece bastante clichê estar sempre falando de persona, mas a verdade é que é um dos principais pontos de atenção em times comerciais.
Vamos supor que o seu time anda conversando com pessoas com interesse em saber mais sobre o seu produto/serviço, mas quando chegam na proposta admitem não ter condições financeiras para comprar. Essa análise da Persona é feita através de uma junção de dois fatores: interesse e perfil. Esse é o lead ideal para o que o seu time de vendas aborda.
Uma pessoa com interesse na compra do seu produto e que tem perfil para comprá-lo.
Entender a persona é entender dois lados do seu ICP: medo e ganância , compreendendo isso, você une ao momento de compra ideal e terá ótimos resultados.
#04. Implante métodos e canais de prospecção
Quando falamos sobre canais de tração, estamos falando de formas de conseguir mais leads para o seu time de vendas conversar. Pode ser baseado em 3 métodos:
Outbound
O seu time de vendas prospectar e ligar para leads frios , que não conhecem o seu negócio e na maioria das vezes nem enxergam que o seu produto/serviço seja a solução para a dor dele.
Inbound
O lead entra em um funil de ações para descobrir e reconhecer a sua dor, até considerar a sua solução , normalmente fazem o processo sozinho em estratégias de marketing digital.
Indicações
Indicações através de parceiros e de clientes que já utilizam do seu serviço e indicam para amigos e parentes.
Independente do formato que você escolher trabalhar no seu time, ele precisa estar associado a presença em vários canais, atualmente, o principal deles para muitos negócios é o digital. Invista em site, redes sociais e estratégias para que o seu público saiba onde te encontrar.
Se quiser saber mais sobre prospecção de clientes, leia este artigo!
#05. Saiba criar rapport
Rapport é gerar confiança no processo de comunicação. Ou seja, e xistem estratégias para que você se conecte com o seu prospect e vice-versa.
Esse modelo de contato aumenta as chances daquele lead fechar negócio contigo, já que ele confia e se identifica com você!
#06. Seja consultivo
Faça vendas consultivas , essa metodologia está associada a entender o lado do cliente antes de oferecer qualquer produto, é compreender a necessidade, dor que o cliente te apresenta e assim conversar com ele explicando que o seu produto é o melhor. Nunca forçando a compra diretamente, mas sim levando ele a tomar essa decisão por ser o melhor para ele.
#07. Qualifique seus leads
Como falamos em persona é muito importante entender o perfil ideal do seu potencial cliente. Além disso, a qualificação dos seus leads precisa estar na sua rotina para o sucesso de vendas.
Afinal, já pensou falar com 20 pessoas e dessas todas apenas 1 ser qualificado? Se você pode fazer uma pré-qualificação dos seus leads com dados que encontra na internet, ferramentas e redes sociais faça! Isso otimiza o seu tempo.
Temos esse artigo que pode te ajudar muito com isso!
#08. Seja organizado
Manter a organização do seu processo é muito importante, principalmente quando estamos falando de CRM , afinal, um CRM desorganizado é sinal de uma vida de vendedor desorganizada.
A organização deve ser o seu parceiro todos os dias, você com certeza precisará falar com muitas pessoas e muitos leads em etapas diferentes.
#09. Eduque seu lead
Quando falamos de educar o lead, estamos falando de mostrar-lhe o caminho de reconhecimento de que ele precisa do seu produto/serviço.
A educação do lead p ode ser feita através de WhatsApp, envio de materiais ricos, compartilhar notícias do mercado, nutrição por email etc. Diversas formas para que ele comece a entender que precisa daquilo. Que ele reconheça a dificuldade e garanta a sua solução.
#10. Tenha frases chaves que te ajudem na conversão
Quebrar objeção parece uma atividade fácil, mas são diversos clientes com diversas dificuldades diferentes e em várias etapas. Por isso, ter frases que te ajudem na conversão ajuda, pode manter um padrão que o seu time percebeu que converte ou testar novos métodos.
O importante é estar preparado na hora do fechamento e negociação.
#11. Repita e aprimore
Por fim, mas não menos importante, repita esses hábitos no seu dia a dia e busque aprimorar.
Encontre onde mais sente dificuldade e o que precisa de mais tempo para que você alcance o seu objetivo: ter sucesso em vendas!
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