Pessoa pesquisando sobre criação de website

Quais são os primeiros passos a dar ao criar seu website?

Está decidido em dar o próximo passo em seu projeto pessoal ou até mesmo em sua empresa? Para tal acabou tomando a decisão de criar um website profissional? Ora, sem dúvida que essa acaba sendo uma decisão importante, para conseguir não só obter mais clientes, como também para a credibilização, modernização e expansão de seu negócio. Contudo, quais são os primeiros passos para criar o website que está já idealizando?

Primeiramente, é importante entender que existem múltiplos softwares e plataformas que acabam facilitando muito seu trabalho de edição de páginas web, estruturação, modelos de sites, entre muitas outras ferramentas essenciais. Desse jeito, um dos passos mais importantes é que possa determinar qual é o construtor de website que vai responder melhor às suas necessidades.

Exercício rápido para selecionar seu construtor de website

Como forma de conseguir chegar a essa conclusão, faça um rápido exercício de responder a essas questões, que certamente irão contribuir para você encontrar o software de construção website que mais recursos úteis está apresentando:

  • Pretende construir que tipo de website: portfólio, website informativo, profissional ou loja E-commerce?
  • Quais são as ferramentas que mais vai precisar? Existem algumas específicas, como “carrinho”, por exemplo?
  • Que tipo de modelos e aplicativos você quer adicionar em seu website?
  • Qual é seu conhecimento em termos de programação? Prefere um software mais prático ou com código aberto, como o caso do WordPress?

Certamente que, após ter respondido a essas questões, irá estar mais próximo na escolha de seu construtor de websites ideal. Ainda assim, para ser mais fácil você perceber quais são as vantagens e contras dos melhores construtores de websites do mundo, aqui está uma tabela comparativa de softwares de construção de websites. Aqui terá acesso a informações importantes como preços e recursos disponíveis:

Criação de Website - Webolto & Colina Tech
Criação de Website – Webolto & Colina Tech

Portanto, já não há motivos para estar investindo muito tempo na seleção e procura por informações dos mais variados softwares de construção de websites. Ainda assim, é importante notar que esse é só um dos vários passos cruciais que terá de dar para construir seu website profissional.

#01. Tempo e orçamentos disponíveis

Não tenha dúvida alguma que, enquanto empreendedor digital, o primeiro passo que deverá tomar, antes mesmo da construção do website, é determinar com exatidão qual é o orçamento que você tem para a criação de seu website. É importante notar que você deverá guardar diferentes tipos de orçamentos, como para marketing, por exemplo.

Felizmente, existe uma transparência enorme entre as melhores construtoras de websites, para que, mensalmente ou anualmente, você já saiba qual é o valor exato que irá pagar para estar usando seu software, bem como seu domínio (caso o custo da hospedagem já esteja incluso). Certamente que isso acaba sendo uma enorme ajuda para que você perceba qual é o orçamento mais realista que irá necessitar.

Criação de Website - Webolto & Colina Tech
Criação de Website – Webolto & Colina Tech

Para além desse ponto, no momento de escolha do construtor de websites, você deverá perceber quanto tempo você tem para estar demorando no processo de construção. Isso porque, enquanto alguns softwares são muito práticos – apresentando templates profissionais de fácil edição, outros como o WordPress são um pouco mais complexos, exigindo, por vezes, um maior conhecimento de código ou de programação, por exemplo.

ebook inbound e outbound

#02. Decidir quem vai construir seu website profissional

Assim que tiver escolhido o construtor de website que disponibilize os recursos que você precisa, mas que também está dentro de seu orçamento, é crucial que defina, desde cedo, quem irá se responsabilizar pela construção de website. Tal como já foi explicado, atualmente existem muitos softwares com templates que permitem que, em poucas horas, possa ter seu website pronto para ir para o ar. No entanto, mesmo nesses casos mais “acessíveis”, você poderá querer confiar esse trabalho a um especialista.

Tendo isso em consideração, é importante que entenda quais são as diferentes opções que tem no mercado para pedir que possam trabalhar em seu website. Assim, as mais comuns são as seguintes:

  • Contratação de uma Agência Web – certamente a opção de construção de websites mais cara, ao estar contratando uma Agência para trabalhar em seu website, ficará descansado por serão profissionais que irão assumir o projeto. Nesse caso, você poderá exigir tudo o que necessita, mas convém sempre você pedir diferentes orçamentos, de acordo com suas preferências e necessidades.
  • Avançar para a contração de freelancers – caso queira uma opção viável, mas mais em conta (nunca se esqueça do valor do orçamento que escolheu), contratar um ou mais freelancers, especializados na construção de websites, poderá ser uma boa alternativa. No entanto, antes mesmo de avançar para as contratações, peça exemplos de trabalhos recentes desses mesmos profissionais, dentro de seu nicho de mercado.

#03. Quais plugins ou aplicativos estão disponíveis?

Chegando nesse ponto, você deverá entender como seu website profissional poderá se destacar de todos os outros. Para tal, e especialmente se seu website foi construído com base em um template pré-existente, você deverá equacionar diferenciar seu website com alguns aplicativos ou plugins. Isso acaba sendo muito comum para lojas E-commerce, por exemplo. Em que o template do Shopify acaba não dando todos os recursos que precisa e, assim, você deverá comprar alguns extras.

Criação de Website - Webolto & Colina Tech
Criação de Website – Webolto & Colina Tech

De fato, os valores de cada aplicativo acabam variando muito, de acordo com suas necessidades. Porém, mesmo no processo de construção de website, perceba quais aplicativos você terá disponíveis para escolher. Com certeza que, quanto maior for a loja de aplicativos, maior liberdade você acabará tendo para tornar seu website único.

De realçar que você precisará sempre de dar o mais crédito possível para suas páginas web, melhorando ao máximo toda a experiência de seu usuário ou “lead”. Tendo isso em conta, aplicativos, que possam permitir adicionar revisões a seus produtos ou até que facilitem todo o processo de e-mail marketing, podem acabar sendo muito importantes para o sucesso de seu negócio online.

#04. Ferramentas de SEO e ligação com estratégias de marketing

Por último, no momento de conclusão do seu website, tenha em conta que é necessário perceber que tipo de auxílio ou ajuda de SEO terá acesso. Felizmente, existem muitos operadores que permitem que tenha aconselhamento na construção das suas páginas web, em uma tentativa de conseguir aumentar suas chances de ranquear bem nos principais motores de busca. Isso porque, deverá ter em conta que existem, sobretudo, duas formas de conseguir obter tráfego para seu website: orgânico e pago.

Assim, se o orgânico estará muito relacionado com seu trabalho enquanto SEO e na escolha das palavras-chave para seu conteúdo, o pago estará relacionado com o marketing online pago. Tudo isso acaba envolvendo campanhas em websites como o Google Adwords ou o Facebook Ads. Por isso mesmo, faça questão que suas campanhas publicitárias e diferentes propagandas acabam respeitando a imagem de sua empresa, respondendo às necessidades de seu público-alvo.

Na verdade, é importante notar que o maior orçamento dos empreendedores digitais acaba se destinando mais para o marketing pago, do que propriamente para a construção de seu website. Certamente que, nesse momento, o mais caro é que seu potencial cliente possa ter um primeiro contacto com sua empresa. Tal só será possível com um trabalho longo de boas práticas de SEO, mas também – de um jeito mais imediato -, realizando um forte investimento em marketing online pago.

Então…

Se essas ideias despertaram o seu interesse, é porque você está no caminho certo! A Webolto pode ser a sua melhor amiga nesta jornada, sabia? E caso você queira aproveitar ainda mais essa caminhada, nós podemos te ajudar com as nossas estratégias de Inbound Marketing para deixar o seu site com os melhores resultados! Fale com um de nossos especialistas e se surpreenda!

ebook planejamento de marketing de sucesso

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Lucas Trindade

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.