Antes de falar sobre Marketing Data Driven, eu queria jogar um jogo com você. Imagine que agora você está em um programa de televisão! (Taranranaran *Toca a vinheta*) Começou o TOPO OU NÃO TOPO!
Então vamos lá! Você tem 3 portas, atrás de apenas 1 delas existe um prêmio fantástico, enquanto atrás das outras tem vários nadas.
Ai eu peço gentilmente para você escolher uma das 3 portas:
- Porta A
- Porta B
- Porta C
Mas e ai? O que isso tem a ver com Marketing Data Driven e alavancar meus resultados?
Antes de tudo, esse é o problema de Monty Hall, independente da estratégia que você utilizou, você tomou decisões à cegas. Explicando rapidamente a melhor solução nesse caso, seria trocar de porta, pois a probabilidade de você acertar a porta premiada é maior. (veja a explicação detalhada do problema aqui).
Mas imagine se houvesse outra forma? Se você conhecesse cada uma das portas antes e tivesse dados sobre elas. Se você soubesse que em 98% dos casos a porta C é a premiada? Seria muito mais fácil você sair por ai gastando 5 milhões de colinetas não é mesmo?
Por isso a importância do Marketing Data Driven (Data = Dados e Driven = Dirigido. Marketing Data Driven = Marketing Dirigido por dados). A partir de dados concretos conseguimos traçar estratégias assertivas e mensurar seus resultados com eficiência para podermos traçar planos de ação rapidamente e com maior facilidade.
Facilmente percebemos o quanto somos viciados em dados. Eu por exemplo, quando chamo um elevador e não vejo em qual andar ele está no momento, já fico agoniado. Mas será que estamos utilizando esse vício no marketing?
Algumas empresas sim, e elas estão colhendo resultados gigantescos agora! O Google cita um exemplo da Alibaba, que conseguiu alavancar (e muito) seus resultados tomando decisões através de dados:
Sensacional né? Mas vamos nessa, a gente já sabe que ao ser data driven temos muito resultado, mas como posso fazer minha empresa entrar nesse mundo? Nós da Colina Tech criamos a metodologia do 4PDT: Pessoas, Processos, Propriedades Digitais, Pensamento, Dados e Tecnologia.
Processos
Uma empresa data driven, não deixa os dados isolados e inacessíveis. Para isso não devemos centralizar dados em silos, em computadores individuais e sim disponibiliza-los na nuvem para todo e qualquer funcionário conseguir acessar dashboards, planilhas e informações necessárias.
Com isso conseguimos ter uma inteligência coletiva e independente, evitando trabalho em filas e deixando o processo automático, ágil e em tempo real.
Pensamento
“Um CNPJ são vários CPF’s juntos”, essa frase é clichê mas não deixa de ser verdade. Se queremos que nossa empresa tome decisões através de dados, precisamos que nosso time seja viciado em dados!
Devemos colocar o pensamento data driven na cultura da empresa para assim todas as melhorias e metodologias implementadas casem com esse pensamento, pois tomar decisões sem dados é algo custoso, perigoso e desgastante.
Pessoas
Pessoas que entendem do assunto ou já tiveram experiência com a área, são essenciais para essa transformação. Cientistas de dados, conseguem trazer resultados fascinantes para empresas. Em 2015 apenas 25% das grandes empresas possuíam um CDO (Chief of Data Office) que é o responsável pelos dados da empresa, mas estima-se que em um futuro próximo 90% das grandes empresas tenham um CDO.
Outra forma também de conseguir bons resultados é encontrar empresas de Marketing que se guiam através de dados e também empresas especializadas em ciência de dados.
Propriedades digitais
Tenha suas propriedades digitais como website, mídias sociais e aplicativo bem estruturadas e alinhadas com suas estratégias. Elas são uma importante fonte de dados valiosos que conseguimos adquirir com facilidade e de alta precisão, para assim conseguir traçar táticas de alta conversão. Aqui temos alguns conteúdos que pode te ajudar nesse passo:
- Como reduzir a taxa de rejeição do seu site
- Inbound Marketing: O que é e como pode ajudar
- Marketing de conteúdo: A estratégia certa para gerar interesse
- 4 passos para melhorar os resultados do seu site
- Como garantir um bom posicionamento nas mídias sociais
Tecnologia
Tecnologia é essencial para ter uma empresa data driven funcional e próspera, pois existem diversas ferramentas que facilitam nossa vida nesse aspecto, nesse post falamos um pouco de 10 ferramentas do Google essenciais para seu negócio que o Google disponibiliza gratuitamente para nós.
Fora tecnologias ascendentes que possibilitam resultados rápidos e com menor esforço, como :
- Machine Learning: Quando o algoritmo aprende sozinho e toma decisões de acordo com dados, veja mais aqui;
- Web scraping: um robô que raspa dados de sites, veja a explicação aqui;
- Data lakes: São um lago de dados que fornecem acesso prático e ágil, confira um artigo completo.
Dados
“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”
Pois é, já diria tio Ben ao seu sobrinho Peter Parker e com dados não é diferente. Quer dizer que eu vou virar um super herói dos dados? Talvez. Mas ao se manipular dados dos nossos usuário devemos ter uma grande responsabilidade e para isso devemos ter 4 fatores em mente:
- Controle: O usuário deve ter total controle de quais dados compartilhar.
- Transparência: Ele deve entender quais dados estão sendo usados.
- Dados anônimos: Para melhorar nossos produtos e serviços não precisamos relacionar dados diretamente com pessoas específicas, então mantenha seus dados de forma anônima!
- Segurança: Sempre guarde os dados dos seus usuários com cautela e tome todas as medidas de segurança possíveis.
Estamos juntos nessa!
Nós sabemos que transformações desse tipo não são fáceis e que requer um grande sacode na empresa como o todo. Porém você não está sozinho, nós da Colina Tech estamos aqui para te ajudar! Fique a vontade para tirar suas dúvidas conosco e compartilhar receios, assim que pudermos iremos te direcionar no melhor caminho 😀