As estratégias digitais, cada vez mais, são as apostas de muitos negócios. Entretanto, estratégias de tráfego orgânico, como um blog e as mídias sociais, no início, podem ser frustrantes para quem é ansioso e quer logo ver resultados e vendas.

Além disso, com o aumento da produção de conteúdo por diversas marcas, acompanhamos uma disputa acirrada pela atenção do público. 

Felizmente, existe uma alternativa que, se for aliada às estratégias de tráfego orgânico, traz resultados mais rápidos e muito positivos. Não sabe do que estou falando? São os links patrocinados !

Segue a leitura, pois contaremos com detalhes o que são e como utilizá-los para alavancar seu negócio.

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são formas de publicidade no universo digital. Você mesmo já deve ter se deparado com eles por aí ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, e encontrar alguns resultados acompanhados da palavra “Anúncio”. 

Trata-se, basicamente, de pagar por um anúncio na web que encaminha os usuários para a sua página – provavelmente uma página de vendas.

Além do Google, eles também estão presentes em outras plataformas, como YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Motivos para investir nos links patrocinados

Caso ainda se sinta inseguro em relação às possibilidades, vamos aos fatos: há muitos motivos para investir nos links patrocinados. Eles podem ser, de fato, benéficos para o seu negócio e campanhas online. Veja alguns motivos:

Retorno rápido

O tráfego orgânico, gerado por um blog ou por uma boa estratégia de gerenciamento de redes sociais , por exemplo, pode obter grandes resultados, mas muitas vezes de maneira mais lenta, com crescimento que acontece gradualmente, mesmo que progressivamente. 

Os links patrocinados, por outro lado, são formas de obter resultados mais rápidos. Ainda que você possa investir pouco, se a campanha for bem elaborada, com bons filtros e segmentação do público, os resultados podem ser bem positivos, gerando mais leads qualificados e conversões.

Aumenta as conversões

Diferentemente das estratégias de tráfego orgânico, que envolvem produção de conteúdo e outros fatores do tipo, os links patrocinados funcionam como um anúncio simples que leva o usuário diretamente para a compra dos seus produtos – ou outra página objetivada. Isso, muitas vezes, facilita a jornada de compra do seu cliente , tornando-a também mais rápida.

Investimento flexível e escalável

O investimento para os links patrocinados é totalmente flexível. No Instagram, por exemplo, com poucos reais já é possível fazer um anúncio .

Além disso, você pode começar a campanha com poucos recursos e aumentar conforme perceber o retorno dos links, tornando a estratégia totalmente escalável de acordo com o crescimento do seu negócio.

Mais visibilidade

Os anúncios podem aparecer para diversos tipos de pessoas, como veremos a seguir. Isso vai depender da sua estratégia. De todo modo, é uma maneira de dar mais visibilidade à sua marca e, consequentemente, torná-la mais forte. 

Já escutou aquela frase “quem não é visto não é lembrado”, né? 

Como usar links patrocinados

Agora, vamos ao que interessa. Falamos muito sobre as vantagens dos links patrocinados, mas, afinal, como utilizá-los?

Para começar…

Escolha os canais 

Há vários canais para os links patrocinados. Para escolher, avalie onde o seu público está. 

Seu produto está relacionado a diferentes pesquisas no Google? Há muitas visitas no seu perfil do Instagram? Que tal aparecer para essas pessoas?

Os principais canais para links patrocinados são: 

Configure sua campanha e segmente o público

Após escolher o canal para os links, é hora de configurar a campanha. Nesse caso, cada plataforma funciona de forma diferente, mas há alguns passos essenciais em todas elas, por exemplo, a segmentação do público.

Segmentar aumenta as chances de conversão , afinal, seu anúncio estará sendo exibido exatamente para quem está procurando pelo produto, para quem tem interesse ou, ainda, para quem já tenha visualizado seu site ou perfil nas redes sociais. Portanto, analise as personas do seu negócio no momento de criar as campanhas e segmentá-las.

Veja alguns itens básicos das plataformas:

Google Ads

Os anúncios do Google Ads podem aparecer em diferentes lugares e formatos, são eles:

  • Resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
  • Banners em sites específicos direcionados por você;
  • Banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • Banners em aplicativos;
  • Banners no YouTube;
  • Vídeos no YouTube.

Um dos primeiros passos para configurar uma campanha no Google é selecionar palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço que está sendo anunciado. 

Planejador de Palavras-Chave do Google é uma boa ferramenta para isso, ele mostrará, inclusive, qual o Custo médio por Clique (CPC méd.) da palavra, que é justamente uma média do custo cobrado por um clique no seu link. 

Outra opção é o Google Trends que permite que você observe o crescimento das buscas relacionadas àquela palavra-chave em questão. 

Além das palavras-chave, é preciso planejar o orçamento da campanha, escolher uma localidade (talvez seu produto se destine a um público de uma região específica) e um horário de exibição.

Por fim, também é necessário segmentar o público-alvo. Além da localização, você pode segmentar por dispositivo, interesses, entre outras opções.

Instagram Ads

No Instagram, os anúncios são bem diretos e podem aparecer no feed, como uma imagem ou carrossel e também nos stories.

Para configurar a campanha, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios e, principalmente, entender a forma correta de manuseá-lo para que a campanha seja certeira.

No Gerenciador, começa-se criando a campanha e escolhendo um período no qual o anúncio vai ficar no ar. Depois, também é possível segmentar o público, definindo questões como localização, interesse, idade e gênero.

Facebook Ads

Também é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios para campanhas no Facebook. Uma das principais características desse canal é que os anúncios são classificados por seus objetivos diferentes.

Há campanhas para reconhecimento da marca, alcance, tráfego, envolvimento, instalações de aplicativo, visualizações de vídeo, geração de cadastros e também conversões. Nesse último caso, a plataforma pode ajudar a medir as conversões.

A segmentação do público acontece de forma análoga ao Instagram Ads.

LinkedIn Ads

O Linkedin Ads é uma opção ideal para vendas B2B . Nesse canal, os formatos são: Sponsored Content, Text Ads e Sponsored InMail.

A segmentação é bastante específica. Ela inclui localização, nome da empresa, setor da empresa, tamanho da empresa, cargo, função, nível de experiência, competências informadas pelo usuário no perfil, instituições de ensino, formações, áreas de estudo, gênero, idade, anos de experiência e muitos outros dados.

Como medir os resultados?

Para garantir que os links patrocinados estão trazendo retorno, é necessário medir os resultados para também otimizar as campanhas depois.

Um ponto positivo dos links patrocinados é que as próprias plataformas já oferecem dados, em tempo real, sobre o desempenho da campanha . Assim, se preferir, é possível até mesmo interferir enquanto ela ainda está rodando.

Uma das principais métricas para medir os resultados é a conversão. Para isso, deve-se utilizar KPIs ( key performance indicators ), que são indicadores de desempenho.

Os indicadores podem ser, por exemplo, a quantidade, a taxa e o custo médio das conversões. Ao analisar esses dados, é preciso procurar por padrões, tendências e ações que possam ser feitas para otimizar as campanhas fazendo com que elas sejam ainda mais efetivas.

#Dica: aposte em uma boa parceria para usar links patrocinados

É inegável que são muitos dados, informações e detalhes envolvidos na criação, otimização e mensuração das campanhas de links patrocinados. Por isso, deixamos uma dica excelente: aposte em uma parceria para usar os links da melhor forma!

Colina Tech pode ser sua parceira nessa missão. Somos especialistas em Marketing Digital e contamos com um time focado em resultados, super preparado para guiar seu negócio em uma boa campanha de links patrocinados.

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