Antes de falar sobre Marketing Data Driven, eu queria jogar um jogo com você. Imagine que agora você está em um programa de televisão! (Taranranaran *Toca a vinheta*) Começou o TOPO OU NÃO TOPO!

por Davi Trindade | junho 26, 2019

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Então vamos lá! Você tem 3 portas, atrás de apenas 1 delas existe um prêmio fantástico, enquanto atrás das outras tem vários nadas.

Ai eu peço gentilmente para você escolher uma das 3 portas:

Escolheu a porta A: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta B para vermos o que tem nela:

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta A pela porta C?

QUERO TROCAR

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

NÃO QUERO TROCAR

Escolheu a porta B: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta para vermos o que tem nela:

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta B pela porta C?

QUERO TROCAR

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

NÃO QUERO TROCAR

Escolheu a porta C: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta para vermos o que tem nela:

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta C pela porta B?

NÃO QUERO TROCAR

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

Mas e ai? O que isso tem a ver com Marketing Data Driven e alavancar meus resultados?

Antes de tudo, esse é o problema de Monty Hall, independente da estratégia que você utilizou, você tomou decisões à cegas. Explicando rapidamente a melhor solução nesse caso, seria trocar de porta, pois a probabilidade de você acertar a porta premiada é maior. (veja a explicação detalhada do problema aqui).

Mas imagine se houvesse outra forma? Se você conhecesse cada uma das portas antes e tivesse dados sobre elas. Se você soubesse que em 98% dos casos a porta C é a premiada? Seria muito mais fácil você sair por ai gastando 5 milhões de colinetas não é mesmo?

Por isso a importância do Marketing Data Driven (Data = Dados e Driven = Dirigido. Marketing Data Driven = Marketing Dirigido por dados). A partir de dados concretos conseguimos traçar estratégias assertivas e mensurar seus resultados com eficiência para podermos traçar planos de ação rapidamente e com maior facilidade.

Facilmente percebemos o quanto somos viciados em dados. Eu por exemplo, quando chamo um elevador e não vejo em qual andar ele está no momento, já fico agoniado. Mas será que estamos utilizando esse vício no marketing?

Algumas empresas sim, e elas estão colhendo resultados gigantescos agora! O Google cita um exemplo da Alibaba, que conseguiu alavancar (e muito) seus resultados tomando decisões através de dados:

Sensacional né? Mas vamos nessa, a gente já sabe que ao ser data driven temos muito resultado, mas como posso fazer minha empresa entrar nesse mundo? Nós da Colina Tech criamos a metodologia do 4PDT: Pessoas, Processos, Propriedades Digitais, Pensamento, Dados e Tecnologia.

Processos

Uma empresa data driven, não deixa os dados isolados e inacessíveis. Para isso não devemos centralizar dados em silos, em computadores individuais e sim disponibiliza-los na nuvem para todo e qualquer funcionário conseguir acessar dashboards, planilhas e informações necessárias.

Com isso conseguimos ter uma inteligência coletiva e independente, evitando trabalho em filas e deixando o processo automático, ágil e em tempo real.

Pensamento

“Um CNPJ são vários CPF’s juntos”, essa frase é clichê mas não deixa de ser verdade. Se queremos que nossa empresa tome decisões através de dados, precisamos que nosso time seja viciado em dados!

Devemos colocar o pensamento data driven na cultura da empresa para assim todas as melhorias e metodologias implementadas casem com esse pensamento, pois tomar decisões sem dados é algo custoso, perigoso e desgastante.

Pessoas

Pessoas que entendem do assunto ou já tiveram experiência com a área, são essenciais para essa transformação. Cientistas de dados, conseguem trazer resultados fascinantes para empresas. Em 2015 apenas 25% das grandes empresas possuíam um CDO (Chief of Data Office) que é o responsável pelos dados da empresa, mas estima-se que em um futuro próximo 90% das grandes empresas tenham um CDO.

Outra forma também de conseguir bons resultados é encontrar empresas de Marketing que se guiam através de dados e também empresas especializadas em ciência de dados.

Propriedades digitais

Tenha suas propriedades digitais como website, mídias sociais e aplicativo bem estruturadas e alinhadas com suas estratégias. Elas são uma importante fonte de dados valiosos que conseguimos adquirir com facilidade e de alta precisão, para assim conseguir traçar táticas de alta conversão. Aqui temos alguns conteúdos que pode te ajudar nesse passo:

Tecnologia

Tecnologia é essencial para ter uma empresa data driven funcional e próspera, pois existem diversas ferramentas que facilitam nossa vida nesse aspecto, nesse post falamos um pouco de 10 ferramentas do Google essenciais para seu negócio  que o Google disponibiliza gratuitamente para nós.

Fora tecnologias ascendentes que possibilitam resultados rápidos e com menor esforço, como :

Dados

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”

Pois é, já diria tio Ben ao seu sobrinho Peter Parker e com dados não é diferente. Quer dizer que eu vou virar um super herói dos dados? Talvez. Mas ao se manipular dados dos nossos usuário devemos ter uma grande responsabilidade e para isso devemos ter 4 fatores em mente:

  • Controle: O usuário deve ter total controle de quais dados compartilhar.
  • Transparência: Ele deve entender quais dados estão sendo usados.
  • Dados anônimos: Para melhorar nossos produtos e serviços não precisamos relacionar dados diretamente com pessoas específicas, então mantenha seus dados de forma anônima!
  • Segurança: Sempre guarde os dados dos seus usuários com cautela e tome todas as medidas de segurança possíveis.

Estamos juntos nessa!

Nós sabemos que transformações desse tipo não são fáceis e que requer um grande sacode na empresa como o todo. Porém você não está sozinho, nós da Colina Tech estamos aqui para te ajudar! Fique a vontade para tirar suas dúvidas conosco e compartilhar receios, assim que pudermos iremos te direcionar no melhor caminho 😀