Saiba como melhorar o funil de vendas

O segredo para melhorar o funil de vendas da sua startup de 0 a 100!

Não é novidade para ninguém que o funil de vendas desempenha um papel extremamente importante para os mais variados tipos de empresa, o que inclui as startups. Desta maneira, melhorar o funil de vendas acaba sendo uma preocupação cada vez mais constante entre os gestores.

Uma coisa podemos afirmar: os benefícios do funil de vendas são irrefutáveis. É exatamente por isso que o mecanismo vem se tornando uma alternativa buscada por todos os negócios. Contudo, para não ficar isolado em um mercado imensamente competitivo, é importante aprender mais sobre esse instrumento.

Mas, para dar certo, algumas questões precisam ser levadas em consideração. Se as suas estratégias não estão dando os resultados esperados para o funil de vendas, saiba que esse é o conteúdo certo para você.

Separamos diversas dicas de ouro que vão servir para potencializar o seu funil de vendas de uma vez por todas. Isso inclui aproximar o público correto, converter a maior quantidade de leads em clientes e, consequentemente, aumentar os lucros da sua startup.

Tenha uma boa leitura!

Primeiramente, você realmente sabe o que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente, incluindo todas as etapas, desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização do negócio. Em razão disso, o funil de vendas é responsável por dar suporte à jornada de compra das personas.

Ele é formado por uma soma de etapas e gatilhos que possuem o objetivo de dar suporte a essa jornada, ou seja, levar o potencial consumidor a realizar uma compra na sua empresa.

Na prática, essa é uma forma extremamente eficiente de realizar o gerenciamento do processo de venda. Com isso, o funil de vendas pode ser estruturado em três principais etapas.

São elas:

  • Topo do funil: é onde o seu potencial cliente precisa ser educado. Ele ainda não sabe ao certo se realmente tem um problema, ou simplesmente acabou de descobrir que possui uma necessidade. Portanto, você deve despertar o interesse dele no seu produto ou serviço, levando ele para a próxima etapa.
  • Meio do funil: após descobrir que tem um problema, o potencial cliente deve buscar a solução. Aqui ele já deve saber que existem formas para resolver essa necessidade, o que faz com que ele passe por um processo de julgamento. Esse é o momento de qualificá-lo, bem como auxiliá-lo para acelerar a concretização da compra. Contudo, por mais que um senso de urgência possa ser criado por você, o tempo de pesquisa do provável consumidor também deve ser respeitado.
  • Fundo do funil: é aqui que você vai intensificar a busca pela aprovação do possível cliente. Quando ele chegar ao fundo do funil, significa que ele está convencido de que precisa do produto ou serviço que está sendo oferecido por sua empresa. Desta maneira, você deve mostrar os melhores atributos da sua startup, além dos seus diferenciais frente à concorrência.

Esse é apenas um resumo do funil de vendas. Todos esses pontos ficarão mais claros para você ao longo do texto. Seguindo esses passos, as chances de capturar um novo cliente são bem maiores. Se você observar bem, conforme o funil vai se estreitando, os interessados no seu produto ou serviço vão se tornando leads, prospects e clientes.

O que pode estar travando o meu funil?

Caso o seu funil de vendas não esteja dando os resultados esperados, você deve se perguntar os motivos que estão contribuindo para isso acontecer. Se sua startup não está conseguindo capturar os leads corretamente, algumas coisas precisam ser revistas.

  • Sua landing page é simples? 
  • Ela possui fácil acesso? 
  • Como está a usabilidade do seu site? 
  • Os formulários são longos e difíceis de preencher? 
  • O seu site está conseguindo levar o usuário ao próximo passo?
  • Estou buscando clientes nos canais certos?
  • Os leads estão sendo segmentados corretamente?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas quando se deseja compreender o que está afetando o funil de vendas da sua startup.

Tendo essas respostas em mãos, ficará bem mais simples redefinir uma estratégia.

Afinal, como melhorar o funil de vendas da minha startup?

Após entender melhor o que é um funil de vendas, bem como descobrir o que pode estar contribuindo para prejudicar esse processo, chegou o momento de conhecer dicas que vão servir para potencializar o funil da sua startup.

Vamos lá?

#01. Conheça bem o seu funil

Conhecer bem o funil de vendas da sua startup é o primeiro passo para encontrar os melhores caminhos a serem seguidos pelo seu negócio.

Embora o funil conte com atributos que precisam ser obedecidos pelos mais variados tipos de empresas, as particularidades de cada negócio impede que uma estratégia seja igual a outra. Desta forma, é importante conhecer bem o funil que está sendo trabalhado, o que vai ajudar na otimização de cada uma das etapas.

#02. Busque investir na qualificação dos leads

O investimento na qualificação dos leads é outra questão que deve ser levada em consideração por você. Para isso, procure ter um método de qualificação estabelecido, mas sempre levando em conta o quanto ele se aproxima da persona da sua startup.

Além disso, tente focar em lead que possui uma maior probabilidade de concretizar uma compra, e deixe em segundo plano os leads que têm um baixo potencial de compra.

Os formulários também são bastante utilizados na qualificação de um lead. Quando um lead preenche um formulário, significa que ele possui interesse no produto ou serviço que está sendo oferecido. Com isso, os formulários podem ser utilizados em diversas ocasiões.

#03. Utilize a tecnologia ao seu favor

Em um mundo cada vez mais inserido no ambiente tecnológico, fica até difícil não contar com o auxílio dos instrumentos inteligentes.

É o caso das ferramentas de automação, um recurso bastante utilizado na captação de leads. Quando se fala em melhorar o funil de vendas, as ferramentas de automação conseguem contribuir, e muito, para esse processo.

Se, por exemplo, a sua equipe de vendas não estiver dando conta de atender os leads, a automação se torna uma necessidade. Fora isso, ela também pode ser utilizada para agilizar o funil de vendas, o que pode ocorrer mesmo quando a demanda ainda não está tão grande.

#04. Ofereça um conteúdo personalizado

Você não quer que a sua empresa reproduza coisas batidas no mercado, não é verdade? Pois bem, a personalização do conteúdo é mais uma alternativa eficaz para melhorar o funil de vendas.

Porém, a personalização do conteúdo depende da segmentação do público. Apurar quais páginas estão sendo mais acessadas no seu site, bem como os conteúdos que geraram mais engajamento, vai servir para compreender as questões que mais atraem o interesse do seu público.

#05. Não deixe de realizar o monitoramento das suas estratégias

Por fim, realizar o monitoramento das suas estratégias é mais uma tarefa essencial. Essa análise vai contribuir em várias situações, incluindo nas futuras estratégias que serão lançadas pela sua startup.

Da mesma forma em que as ações bem-sucedidas precisam ser levadas em consideração para compreender o público, as estratégias que não deram os resultados esperados também precisam ser entendidas. Elas podem ser modificadas ou eliminadas para não prejudicarem o seu funil. Gostou desse conteúdo e quer aprender muito mais? Basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Ele está recheado com diversos conteúdos de marketing que vão ajudar você a potencializar o seu negócio.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Rodrigo Henrique

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.