Como usar Microinfluenciadores na sua estratégia online?

Acredito que você já presenciou alguma divulgação de influenciadores digitais pelo menos uma vez.

Elas estão por toda parte nas redes digitais como: Youtube, Instagram, Facebook, Telegram, e até mesmo, no recente TikTok

Trazendo conteúdos relevantes das empresas aspirantes às mais consolidadas, conseguindo alavancar os resultados dos negócios que divulgam.

Por isso, os microinfluenciadores se tornaram indispensáveis para que empresas tenho um alto alcance que, por si próprias, não conseguem.

Desta forma, são uma ótima estratégia para aumentar vendas e ter reconhecimento da marca.

Então, se quiser entender como usar os microinfluenciadores para aumentar o alcance da sua marca e conquistar mais clientes, continue lendo.

Mas o que são os microinfluenciadores? 

Não é de hoje que a publicidade usa estratégias para influenciar ações e pensamentos para alcançar o objetivo central.

Estamos rodeados dessas metodologias a todo momento, na televisão, no carro de som, nos outdoors, e com certeza, na internet.

Parece um pouco óbvio, mas qual seria a melhor maneira de fazer com que as pessoas utilizem sua marca se não influenciando elas a fazerem isso? 

Sendo assim, propagandas como “Compre Batom”, utilizada pela marca de chocolates Batom no fim dos anos 90, foram se adequando ao longo do tempo de acordo com o público e relevância daquele produto.

Dessa maneira, os influenciadores digitais , conhecidos também como webcelebridades, por possuírem alto alcance de público e engajamento, foram vistos pelas grandes marcas como oportunidade para impulsionar suas vendas. 

Se você pensou que irá precisar contratar o Whindersson Nunes para alavancar o seu negócio, não se engane.

Para alcançar esses resultados sua empresa não precisa, necessariamente, de uma estratégia utilizando grandes influenciadores digitais.

classificação de influenciadores
Imagem por In f luency.me

Na verdade, estudos de Markely mostram que microinfluenciadores, aqueles que possuem alcance de mil a 10 mil seguidores, são bastante eficazes.

Isso porque, a necessidade de alcance e engajamento depende do porte do seu negócio.

É muito importante entender esses conceitos, quantidades absurdas de seguidores não significa elevado engajamento na sua marca.

Sendo assim, os microinfluenciadores apresentam maior intimidade com o público, passando mais segurança no momento da compra. 

Então, quais os benefícios em usar microinfluenciadores na sua estratégia?

O relacionamento desses profissionais com o público se torna estreito devido a confiança que passam durante o cotidiano.

Eles costumam compartilhar todas as atividades do dia, expondo dicas, conselhos, e até mesmo, expressando sua opinião verdadeira sobre as marcas.

Logo, o público enxerga uma maior entrega de valor, e continuam a acompanhar os passos seguintes daquele profissional.

Dessa maneira, os microinfluenciadores se tornam uma ótima escolha para o seu negócio devido a: 

Maior engajamento

por mais que pareça contraditório, que pequenas contas (até 25 mil seguidores) possuem engajamentos efetivos.

Esses microinfluenciadores possuem maior controle sobre seu público, por possuírem seguidores mais específicos que procuram por determinado assunto, são mais propensos a serem influenciados ao conteúdo que busca. 

Menor investimento

Por não possuírem tantos seguidores, esses microinfluenciadores possuem ótimo custo-benefício.

Assim, não serão necessários grandes investimentos para obter os primeiros resultados, principalmente, quando as ações desses profissionais são traçadas de maneira estratégica para atingir melhor o público. 

Maior relevância

Esses profissionais divulgam marcas dentro do seu nincho específico, o que torna o conteúdo mais relevante para os seguidores.

Como, por exemplo:

Imagine que um consumidor de cervejas acompanha um g rande influenciador que trabalha com a divulgação de marcas de empreendedorismo , e também acompanha um microinfluenciador da sua cidade, que traz semanalmente, novidades e dicas das melhores cervejas da região.

Em sua opinião, qual profissional será mais efetivo em influenciar o consumidor? 

Com certeza o microinfluenciador da região terá mais poder sobre o consumidor, por apresentar intimidade, nincho e engajamento necessário. 

Então, como usar o microinfluenciador certo para minha marca?

Agora que você está convencido de que precisa do trabalho de um microinfluenciador, não basta fechar a parceira sem analisar as necessidades do seu negócio e sem ter objetivos traçados.

Desta forma, preparamos algumas dicas de como aliar os microinfluenciadores a sua empresa: 

1. Defina o objetivo que você quer alçar com ele

Você não precisa, necessariamente, influenciar o consumidor a comprar seu produto.

Na maioria das vezes, é o reconhecimento da marca que empresas aspirantes precisam para conquistar inicialmente um público. 

É preciso definir o que deseja alcançar nessa parceria e quais serão as principais ações que serão realizadas pelos profissionais digitais.

Para facilitar esse processo de planejamento, você pode utilizar das seguintes perguntas: 

  • O que meu negócio deseja divulgar?
  • Porque ele é relevante para o meu público?
  • Quais as principais ações o microinfluenciador deve realizar?
  • Qual o resultado esperado?

2. Pesquisa qual imagem o microinfluenciador tem

Antes de fechar parceria, pesquise sobre o profissional e analise se o conteúdo que ele produz se alinha com a imagem de seu negócio.

Esse é um dos passos essenciais da estratégia, isso porque, quando um microinfluenciador passa a divulgar sua marca, o público lembrará da sua empresa pelo profissional que apresentou.  

Para exemplificar melhor, imagine que uma empresa de alimentos veganos contrate um influenciador que no seu cotidiano costuma consumir carnes e seus derivados.

Com certeza, o público da empresa ficará desapontado com a marca. Essa má escolha do profissional pode trazer consequências perigosas a sua imagem. 

Outro ponto importante, é sempre analisar como o seu público interage com os profissionais digitais, para entender se faz sentido manter a parceria, como também, para gerar conteúdo para as próximas ações. 

3. Firme um compromisso com ele

Por fim, é necessário compromisso de ambas as partes.

O microinfluenciador deve ser encarado como um profissional como qualquer outro, é preciso negociar prazos e pagamentos numa relação saudável, onde a empresa e o profissional estejam alinhados com os objetivos e compromissados em alavancar os resultados.

Além disso, é indispensável que você utilize de ações constantes e pensadas em como irá atingir o público.

Para isso, patrocine as publicações e utilize de hashtags específicas do assunto para amplificar o acesso desse conteúdo. 

Para facilitar a busca pelos profissionais digitais você pode utilizar de plataformas especializadas em influenciadores e filtrar pela região de interesse.

Como, por exemplo, Airfluencers e Celebryts são aliados nesse processo de escolha do microinfluencer. 

Conclusão

Agora que você entende a importância dos microinfluenciadores, e como eles podem potencializar os seus resultados, comece a traçar a sua nova estratégia.

A tendência da utilização desses profissionais como defensores e divulgadores da sua marca está cada vez mais ganhando espaço e trazendo resultados mais expressivos, quando em comparação aos métodos tradicionais. 

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