Em diversas situações, as empresas esquecem de nutrir os leads, focando somente em atraí-los. Embora a conversão de visitantes para leads seja algo extremamente importante, a nutrição também desempenha um papel fundamental no marketing de relacionamento.
Por não saber como nutrir os leads, muitos negócios acabam desperdiçando tempo e recursos com outros métodos ineficazes.
Desta forma, é importante haver um entendimento básico sobre o assunto, tornando a geração de leads um instrumento realmente poderoso. Porém, para isso acontecer da forma adequada, é preciso haver planejamento , algo importante para garantir o sucesso do processo.
A nutrição de leads pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio, o que vai ficar mais claro após a leitura desse texto. Além disso, esse texto vai trazer alguns métodos que vão servir para viabilizar a nutrição de leads na sua empresa.
Quer saber mais como funciona esse processo? É só continuar lendo esse conteúdo!
Você sabe o que é um lead?
Antes de compreender o que é nutrição de leads, você deve entender o que são os leads. De forma resumida, eles são os potenciais consumidores que chegaram no seu site ou blog através do interesse pelo seu conteúdo, ou até mesmo buscando a solução que você está ofertando . Em troca disso, você acaba solicitando algumas informações de contato: nome, e-mail, telefone, etc.
Com isso, após conseguir os dados de contatos, a sua empresa deve nutrir os leads para construir um bom relacionamento com eles.
Esse bom relacionamento acaba guindo os potenciais consumidores a concretizar uma determinada compra do seu produto ou serviço . A partir de então, a sua equipe de marketing deve entrar em ação, estreitando o relacionamento com esses potenciais consumidores.
O objetivo consiste em mostrar que a sua empresa está preparada para ajudar a resolver os problemas do lead, conquistando, desta maneira, a confiança dele. Quando esse relacionamento estiver maduro, o setor de marketing costuma passar os leads para a equipe de vendas.
Por que nutrir os leads é tão importante para o seu negócio?
Durante a jornada de compra , se o consumidor percorre algumas etapas até concretizar uma compra, é muito importante acompanhá-lo durante esse caminho, orientando sempre que for necessário. Por causa disso, com a nutrição dos leads, a propensão de compra dos potenciais clientes aumenta de forma bastante significativa.
O processo de nutrição dos leads pode ser adotado por empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. Ele busca levar em consideração o comportamento dos possíveis clientes, fornecendo conteúdos e alternativas que sejam do interesse deles .
Entre os diversos benefícios, nutrir os leads é importante pois:
· Ajuda a manter o interesse das pessoas na sua marca;
· Viabiliza uma melhor experiência de compra;
· Favorece o ganho de confiança dos potenciais consumidores com a empresa;
· Reduz os esforços da equipe de marketing e venda;
· Ajuda a reduzir os ciclos de compra de seus leads;
· Gera retornos financeiros para o seu negócio;
Afinal, o que devo fazer para nutrir os leads da minha empresa?
Agora que você conhece o assunto melhor, chegou o momento de iniciar a nutrição dos leads da sua empresa.
Por causa dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, é muito comum nutrir os leads de forma automatizada . Desta maneira, o preenchimento de um formulário no ambiente digital em troca do download de materiais ricos é um mecanismo bastante utilizado para capturar essas pessoas.
Após essa captura, a empresa busca uma forma para entrar em contato com esses usuários, apresentando conteúdos que podem variar de acordo com as necessidades deles. Por exemplo, uma sequência automatizada de e-mails ajuda o lead a aprofundar o conhecimento sobre determinados assuntos e, em decorrência disso, ele acaba avançando no funil.
Porém, isso só funciona quando o processo é executado da forma correta, personalizando os conteúdos de acordo com os comportamentos da persona e inserindo o material em um momento oportuno da jornada de compra.
Sabendo disso, confira alguns métodos importantes que vão ajudar você nesse processo:
#01. Defina o seu público
Com o intuito de tornar a técnica relevante para o lead, o público precisa estar bem definido .
Portanto, o conteúdo que vai chegar para essas pessoas precisa estar segmentado. Isso vai permitir que a sua empresa se comunique bem com esses possíveis clientes, levando algo que seja do interesse deles.
Para facilitar essa etapa, você vai precisar criar a persona . Caso você não saiba como desenvolver uma, basta clicar aqui para conferir outro conteúdo explicativo sobre o tema.
Através da persona é possível definir o perfil, comportamento e uma série de outras características fundamentais. Essas informações vão ajudar na definição desse público com muito mais precisão.
#02. Planeje o caminho
Após capturar os leads, um caminho deve ser planejado para garantir que esses leads recebam os conteúdos certos, bem como no momento oportuno. Caso essa etapa tenha falhas, os conteúdos enviados por sua empresa podem se tornar spam.
É muito importante respeitar o estágio da jornada de compra desses usuários. Desta forma, o fluxo precisa estar bem definido .
Consequentemente, os conteúdos começam a ser produzidos. Esses conteúdos devem aprofundar a aprendizagem dos leads , tornando provável a sua decisão de compra.
É muito importante ter cuidado para não ser inconveniente. Para evitar que isso aconteça, determine um intervalo saudável entre os envios.
#03. Busque programar os envios
Logo após o desenvolvimento dos conteúdos, busque programar os envios. Isso vai permitir que o tempo dos seus colaboradores seja poupado com o auxílio da tecnologia.
Por exemplo, você pode contar com a ajuda de plataformas de e-mail marketing caso deseje disparar e-mails para os leads. Nesse caso, lembre-se de utilizar uma plataforma que tenha o recurso de fluxo de nutrição.
Após realizar os envios, não deixe de analisar os resultados. Através da análise, será possível entender o que funcionou e o que não funcionou. Fora isso, você também consegue aprimorar o fluxo avaliando esses resultados.
#04. Construa um bom relacionamento
Seguindo esses passos mencionados acima, com certeza a sua empresa vai melhorar o relacionamento com os leads.
Mas não para por aí, um bom atendimento deve ser prestado quando o cliente quiser tirar dúvidas sobre o seu conteúdo, produto ou serviço da sua empresa. Quando isso acontece, os consumidores tendem a confiar mais na empresa.
O cliente fiel é aquele que sabe que pode contar com a marca quando for necessário, tendo a certeza que as suas necessidades serão supridas através de um bom atendimento. Portanto, é muito importante procurar construir um relacionamento de ajuda e confiança , e não somente de venda a todo momento.
Isso também vale para o atendimento prestado no pós-venda. O consumidor satisfeito com o produto ou serviço e pelo atendimento prestado durante todas as etapas do processo de compra acaba recorrendo à empresa em outras necessidades no futuro, além de gerar o marketing boca a boca , recomendando a sua empresa para outras pessoas.
Por fim, buscar o feedback do cliente também é muito importante, sendo extremamente útil para melhorar os processos da empresa, incluindo em relação ao marketing.
Dúvidas?
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