Você já pensou que ligou para um cliente ou passou alguma informação para o seu time e na verdade tinha se esquecido de avisar? Pois é! 

Não se preocupe, você não está sozinho! São muitas pessoas que buscam uma forma de concentrar todas as demandas em um lugar só. 

E para isso, apresento o CRM!

O Customer Relationship Management (CRM), é uma ferramenta para gestão de diversos processos dentro de uma empresa , como: marketing, vendas e pontos de contato com clientes. O CRM é importante por vários motivos, dentre eles, os 3 mais importantes são:

  1. Armazenamento de dados 

O CRM salva os dados importantes para o gerenciamento dos contatos e projetos. O nome, telefone, email ou estágio do funil das pessoas que estão contando tudo isso e todas as atividades e comentários feitos podem ser salvos. 

  1. Monitoramento do progresso do lead

É possível acompanhar todos os passos dos leads nas etapas definidas. Com o CRM é fácil visualizar onde os prospects estão na jornada de compra. Dando prioridade aos que já estão na fase de negociação e fechamento, pois são mais quentes e possuem mais chances de ser um cliente.

  1. Acompanhamento das Metas do time

Quando você tem um CRM que é visualmente prático de se entender, essa funcionalidade se torna ainda mais simples. A maioria deles possui uma aba com painel de dados, podendo acompanhar a meta de cada colaborador e o desempenho. Isto é muito importante para já analisar onde podem melhorar e quais as estratégias são mais viáveis.

Mas qual o CRM ideal para o meu negócio?

Tem várias subdivisões de CRM, que se você for pesquisar vai encontrar muitas, mas tem quatro que falaremos brevemente porque consideramos as fundamentais de se compreender:

  • CRM analítico: Este tipo é importante para a análise de dados, pois ele também consegue conectar informações para segmentar ainda mais para onde o lead deve seguir no funil.
  • CRM Colaborativo: Voltado principalmente para a integração de várias áreas. Essencial para empresas com subdivisões de processos. Por exemplo, se mais de um colaborador falar com aquele lead/cliente é importante todos ficarem sabendo e esse CRM ajuda a organizar essa informação.
  • CRM operacional: Este é voltado para as atividades e jornada do lead com a empresa, um fluxo de contato no qual as ações tomadas são voltadas para a retenção do cliente.
  • CRM estratégico: O CRM mais completo, que une o operacional e o analítico, tirando o maior proveito dos dados facilitando a repartição das atividades para os colaboradores certos.

E como começo?

Não se preocupe! Listamos aqui 6 CRMs gratuitos para te ajudar nesse início de implantação:

#01. Nectar

É um CRM nacional que já ajuda mais de 10 mil pessoas com as suas funções. Vale ressaltar que a versão gratuita oferece gestão de metas comerciais, gestão de tarefas, compromissos, gestão de contatos, oportunidades e negócios. Um diferencial dessa ferramenta é que ele integra com o Google Calendar, tornando ainda mais sistematizado o processo.

A versão gratuita dele dá direito a um espaço de armazenamento de até 500MG e a 10 mil contatos.

#02. Bitrix24

Ideal para empresas que também querem fazer o gerenciamento de projetos. Dessa forma, ele é ideal para integrar várias operações comerciais em uma única plataforma.

A sua versão gratuita disponibiliza 12 usuários e 5 GB de armazenamento de dados. Nele inclui propriedades como gerenciamento de projetos, compartilhamento de conteúdo, mensagens, gerenciamento de tempo, tarefas e comunicações. Ele é bem completo.

#03. Hubspot

É o mais popular no mercado. Mesmo sendo gratuito ele é um dos mais completos,  oferece todas as funcionalidades básicas que são essenciais sem custo adicional. Já de cara, o próprio painel do Hubspot é visualmente bem estruturado com gráficos que apresentam uma linguagem de fácil entendimento.

Um dos diferenciais deste CRM também é o gerenciamento da conta que disponibiliza uma quantidade ilimitada de usuários, então você não paga a mais caso queira aumentar o seu time.

Entre os recursos que ele possui  tem : gerenciamento de pipeline de vendas e de leads, informações de contato, interações de bate-papo ao vivo etc. Caso queira mais funcionalidades, o preço inicial é a partir de U$ 50,00.

#04. Insightly 

Este CRM tem 3 tipos, mas o que abordaremos é o Insightly Free, que é a versão gratuita. Ideal para empresas de pequeno porte, esta ferramenta permite o gerenciamento de vendas, coordenação dos projetos e dos contatos. 

Um ponto a se ressaltar nela é o número de usuários liberados na versão gratuita são apenas 2  e 2,500 contatos na plataforma.

#05. SugarCRM

O Sugar CRM segue uma didática um pouco diferente dos demais, ela é open-source, ou seja, um software de código aberto, tendo a oportunidade de visualizar a jornada do cliente completa.

A sua versão paga começa com U$ 40,00 por usuário.

#06. FreeShales

É um sistema baseado em Nuvem. Ele visa gerenciar e nutrir todo o funil com o lead até se converter em cliente.

Possui formulários da web, organização das atividades, rastreamento de e-mail, painéis e relatórios visuais personalizáveis etc.  Basicamente tudo que um time precisa para conseguir organizar os fluxos e atingir melhores resultados.

Além do gratuito ele ainda tem 4 planos pagos que inclui mais algumas funcionalidades.

E para finalizar…

Quando analisamos assim, os CRM gratuitos parecem muito parecidos, mas é sempre importante analisar todos para entender qual é o melhor para o seu negócio.

É isto! Neste post buscamos ajudá-los a entender um pouco mais sobre essa ferramenta primordial para uma boa gestão. Se você quer saber um pouco mais sobre assuntos de marketing e gestão, basta clicar aqui e ver os outros conteúdos que temos!