por Lucas Trindade| Novembro 14, 2019

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

O Marketing com certeza é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa, até porque é dentro dela que conseguimos posicionar uma marca e adquirir novos clientes.

Porém, quais estratégias são mais efetivas e como conseguir fazer mais com menos?

Esta é a pergunta que quero responder com esse conteúdo. Eu sei como é começar o negócio e não entender as formas de ter sua marca na mente dos seus possíveis clientes.

Ainda bem que consegui aprender rápido e entender como funcionam diversas estratégias de marketing. Não estou dizendo que sou um Guru do Marketing, mas sim alguém com uma certa bagagem de experiência!

Agora chegou a vez de compartilhar com todos 3 estratégias de marketing que farão você conseguir ter mais clientes e um maior reconhecimento de marca utilizando menos tempo e dinheiro.

O que é o Marketing?

Se você já sabe responder essa pergunta pode passar adiante! Mas se não, continua aqui. Sempre é bom reforçar o que de fato é o marketing e qual sua importância em uma organização. Primeiro ponto é entender que marketing não é redes sociais! Sim, redes sociais está dentro do marketing, mas não é a única responsabilidade de um profissional da área.

O marketing é o conjunto de atividades e processos para criar, comunicar e entregar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Portanto, o marketing consiste em diversas formas de entregar esse valor, pode ser por uma publicação no Instagram ou por uma experiência no momento de um cliente realizar o pedido no caixa!

O marketing não está preso unicamente ao mundo online, mas sim ao conjunto dos dois mundos. Acredito fortemente que o lucro que toda empresa objetiva, vem diretamente do esforço do marketing em agregar valor ao produto ou serviço de forma que sua entrega gere uma diferença grande pela percepção do cliente!

Por exemplo: Por que a Apple consegue vender um celular por um preço de um carro?

O preço do seu produto é muito inferior ao valor que seu produto gera no cliente! Isso é responsabilidade do marketing: criar uma percepção do cliente que o valor oferecido a ele seja muito superior ao preço. Explicar o que é o marketing e tudo que ele contempla daria um excelente conteúdo mas vou passar agora ao que prometi a vocês.

Vou deixar essa explicação sobre toda história, conceitos e objetivos do marketing para nossos parceiros da Resultados Digitais, veja agora!

O que é CAC?

O primeiro ponto para criar estratégias focadas em fazer mais com menos é entender o indicador CAC (Custo de Aquisição de Cliente), o qual funciona a partir de uma fórmula simples:

Simples mesmo, né? O foco então deste indicador é conseguir mais clientes utilizando menos recursos financeiros, a partir do controle desse indicador você já conseguirá sempre tomar ações corretivas e preventivas!

Os investimentos contemplam tudo que é investido na área, desde o salário do seu gerente de marketing a até mesmo os adesivos distribuídos em eventos, todas são ações voltadas a expandir sua marca

Saiba que não existe um valor ideal, pois depende sempre do seu modelo de negócio! Caso seja venda de produtos, o ideal é que o CAC seja inferior ao seu ticket médio. Já nos casos de recorrência, o CAC tem que ser inferior ao seu LTV (Life Time Value). Ou seja, o CAC tem que ser menor do que o seu cliente te paga, pois sem isso não haveria lucro!

3 estratégias econômicas

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, mas separei 3 principais que me ajudaram tanto na experiência de empreendedor quanto também implementando em nossos clientes.

Não existe regra para o marketing, mas sim melhores práticas! Então não se preocupe se essas estratégias não derem certo no seu negócio, o que vale é a tentativa.

1 – Foque nas redes sociais

As redes sociais possuem muita força no mundo, já possuem mais de 3,4 bilhões de usuários acessando diariamente e no Brasil cerca de 58% da população está ativa! Como não acreditar no potencial desse meio de comunicação?

O ponto que muitas empresas não conseguem enxergar é o objetivo de uma rede social. As redes sociais elas não são um canal de comunicação para venda direta de conversão, pois justamente pelo seu nome ela é uma rede de socialização!

As pessoas que acessam as redes sociais elas estão em busca de socializar: saber o que seus amigos estão fazendo, conhecer pessoas novas, ver novidades da cidade, descobrir novos hobbies e também conhecer novas soluções e produtos.

Mas o ponto é esse! Os usuários querem conhecer, mas não necessariamente comprar! Aí você deve estar se perguntando: Então como eu faço para vender?

Mostre que sua empresa possui conteúdo e também autoridade no assunto, as redes sociais devem ser feitas de forma natural, em que o usuário não perceba que sua empresa está querendo vender, mas sim gerar relacionamento.

Essa é a principal função da rede social: criar vínculos com potenciais clientes

Não pense que é algo imediato, relacionamento é feito a longo prazo, pois necessita de confiança! E tenho certeza que você não conta seus segredos para qualquer pessoa que encontra na rua, né?

Do mesmo jeito é o seu cliente, ele não quer sair gastando seu dinheiro com uma marca que nunca viu na vida, ou só viu uma vez.

Portanto, separei uma lista de atividades para que você possa começar agora e coletar os resultados o quanto antes:

O melhor de tudo é que para cada ponto desse nós fizemos um conteúdo a parte, então aproveite!

Acredito que o ponto “Gere conteúdo de qualidade” fica muito superficial, mas o objetivo de um conteúdo de qualidade é que consiga despertar o interesse do usuário em realizar alguma ação, que no caso do Instagram por exemplo é curtir, comentar, encaminhar ou salvar!

Então sempre pense: essa minha publicação vai ser interessante aos meus seguidores ou é só para bater a meta do planejamento? Se você quiser ver exemplos de como nós da Colina geramos conteúdo de qualidade acompanha o nosso instagram, lá nós sempre estamos postando conteúdos para ajudar nossos seguidores a ter melhores resultados com o marketing digital!

  1. Seu melhor vendedor é o cliente

Qual a melhor forma de conseguir novos clientes? Essa eu sei responder com total convicção. A melhor forma é por indicação! Sabemos que o melhor vendedor é o cliente satisfeito, não há dúvidas.

Existe um indicador famoso que manter um cliente na empresa é cerca de 5 vezes mais barato que conquistar um novo cliente. Esse número ainda pode ser maior quando você justamente mensura as oportunidades de vendas que aparecem quando você tem um cliente satisfeito em sua base.

Algumas empresas já perceberam essa importância e não é a toa que o Customer Success está ficando cada vez mais evidente em diversas áreas, justamente por entender que o sucesso do cliente também aumentam as vendas.

Mas como tornar o seu cliente um vendedor da sua marca?

Antes de tudo, você realmente tem que gerar valor a ele! Caso você trabalhe com produto, ele deve ser de qualidade, adequar as necessidades, defender um propósito, criar ações sociais, vai muito além só do produto físico, mas sim de tudo que a imagem da marca passa. Se você trabalha com produtos, recomendo fortemente a leitura do livro Marketing 4.0.

Já para empresas de serviço, o esforço é constante! Pois principalmente para serviços recorrentes, os resultados devem ser visualizados periodicamente, constância é tudo!

Com resultados sendo visualizados pelo cliente, você já tem 80% do caminho andado! Pois já não haverá objeções diante ao nível de serviço. Porém, atualmente o cliente mudou bastante! Não adianta só cumprir com o esperado, nós queremos ser surpreendidos.

É por isso que a jornada do cliente surgiu, para criar uma rotina de pontos de contato e de experiência ao cliente.

Fora o Customer Success existe também o Customer Experience, veja mais.

O que seria essa experiência?

Criar momentos únicos ao seu cliente que façam-o recordar de que sua empresa se importa com ele, e que ele é único! Todos nós gostamos de nos sentir especial, né?

Seu cliente não é diferente! Busque fazer perguntas:

  • O que ele gosta de fazer nos tempos livres?
  • Qual o seu prato de comida favorito?
  • Qual o lugar que ele gostaria de conhecer?
  • Ele está querendo ler algum livro?
  • Está em busca de se capacitar em alguma área?
  • Relatou para você algum problema na empresa que foge da sua responsabilidade?

Que tal então propor solucionar essas perguntas e criar momentos especiais?

Uma das empresas que é referência nisso é a NuBank, com certeza você já deve ter ouvido falar!

Saiba que mais de 50% da equipe de colaboradores da empresa é voltado ao Atendimento ao Cliente, Customer Success e Customer Experience!

E a sua empresa? Tem quantos desses profissionais? Busque utilizar o NuBank de inspiração e levar essa metodologia para sua empresa!

  1. Marketing de Conteúdo é autoridade

Minha terceira estratégia é criar conteúdo rico! Mostrar realmente que sua empresa domina o assunto a qual trabalha.

Defendo uma estratégia aberta, em que sua empresa não deve esconder como você faz seus serviços ou produto do cliente. Pois quanto mais sua empresa se torna aberta ao cliente, maior a confiança depositada por eles na sua empresa.

Se sua empresa for uma hamburgueria, é interessante você falar como é preparada a sua carne, como é feito o seu molho e até mesmo todo o preparo de um sanduíche completo! O seu produto não deve ser um segredo escondido a sete chaves.

Gosto muito do exemplo do Madero, uma das maiores hamburguerias do país e em seu site eles disponibilizam todas as receitas de seus produtos, pode conferir. Mesmo assim não deixa de ser uma das melhores hamburguerias e com certeza ter um alto valor agregado em seu produto, disponibilizando experiência!

Até mesmo uma empresa de serviço deve demonstrar quais metodologias utiliza, o cliente quer entender o que será ofertado por você e como ele ganhará resultados com isso.

Na Colina, por termos clientes voltados a prestação de serviços B2B uma das nossas estratégias é exatamente essa: disponibilizar as técnicas, metodologias e cases de sucesso de como é feito o serviço. Com isso, a empresa consegue gerar autoridade aos seus potenciais clientes e auxilia no processo de crescimento orgânico a partir do SEO.

Sim, gerar conteúdo é a principal estratégia para conseguir melhorar o SEO do seu site e começar a aparecer nas primeiras buscas para as palavras-chaves de interesse da sua empresa.

Por exemplo: um dos nossos clientes é um escritório de contabilidade, seu principal cliente é o micro e pequeno empreendedor. Sendo assim, temos que pensar quais seriam as principais dúvidas dele ao iniciar esse desafio. Podemos então entender que um dos problemas é saber como abrir um CNPJ.

Para isso, criamos um conteúdo que justamente explique o processo burocrático e mostre ao potencial cliente que a empresa pode auxiliar ele desde as pequenas dúvidas a processos mais complexos, esse é o gatilho da reciprocidade.

Finalizando, se sua empresa possui um modelo de negócio B2B, minha indicação é focar em Marketing de Conteúdo pois lhe trará resultados a partir das buscas do Google. O primeiro passo é criar seu site, já possui? Se não, entra em contato conosco.

Conclusão

Estas foram as três estratégias que utilizamos tanto na Colina quanto também levamos de expertise para nossos clientes. São estratégias comprovadas e validadas que geram resultados!

Porém, todo profissional de Marketing já sabe que tudo é feito a partir de testes! Então não se preocupe se uma das estratégias não der certo, tente a próxima!

A agência de marketing entra justamente para facilitar esse processo, pois ela já tentou muitas vezes e entende o que funciona e não funciona. O que a agência consegue oferecer é experiência. Atualmente a sua agência lhe traz opções de estratégia? Discute indicadores? Cria planos de ação online e offline?

Caso alguma das respostas seja não, é importante cobrar e pensar se essa está sendo a melhor parceria para sua empresa.

Para aprofundar e entender melhor as suas dores e necessidades, convido a realizar o Raio X do Marketing Digital com um dos nossos consultores.