Facebook ADS: entenda tudo sobre como funciona a ferramenta

 

Dentre as inúmeras formas existentes de divulgar e fazer propaganda do seu negócio, o Facebook ADS é uma das mais importantes. 

 

 

Levando em consideração a presença crescente de usuários nas redes sociais – o que faz contraponto à diminuição do alcance orgânico das postagens – tem sido cada vez mais importante investir em anúncios patrocinados, que furam a bolha e chegam até a persona do seu negócio.

 

 

Para o marketing digital, o Facebook ADS tornou-se um forte e importante aliado. A plataforma de anúncios, que atende Facebook e Instagram, oferece uma gama de ferramentas que facilita a inserção e veiculação de propagandas em formatos diversos.

 

A seguir, este artigo vai detalhar o funcionamento do Facebook ADS e mostrar como esta importante ferramenta pode ser uma aliada do seu negócio.

Explicando o Facebook ADS

 

De forma simples e objetiva, é possível entender o Facebook ADS como um espaço que existe na plataforma e serve para gerenciar anúncios

 

 

Os anúncios são formas de fazer com que o conteúdo que você deseja divulgar na sua rede social seja visto por mais pessoas (levando em conta que o pagamento do anúncio gera o impulsionamento do mesmo) e por um público específico.

 

 

Esse impulsionamento é feito por meio de pagamento à plataforma e garante maior visibilidade para o seu conteúdo, mas principalmente, garante que a sua persona seja alcançada.

 

 

Ao permitir o direcionamento do seu conteúdo às pessoas certas, o Facebook ADS cumpre um papel muito importante no universo do marketing digital e torna as estratégias utilizadas mais eficazes e com maior chance de conversão de novos leads.

 

Motivos para investir no Facebook ADS

Diferente do que o senso comum pode propagar por aí, o Facebook ainda é uma rede social com muito potencial.

#01. Os números só vem crescendo

De acordo com números do próprio Facebook, que realizou levantamento em agosto de 2018, 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo estão conectadas a uma pequena empresa no Facebook.

Já de acordo com pesquisa da We Are Social e da Hootsuite, feita em 2020, o Instagram é a quarta mídia social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários.

Esses números mostram que é válido o investimento em Facebook ADS e que é possível levar sua marca a um público considerável de prováveis novos consumidores.

#02. Melhora na definição do público alvo

A segmentação de público é outro ponto forte do Facebook ADS, uma vez que permite que você detalhe minuciosamente o perfil de quem seu produto ou serviço deve alcançar. 

Na plataforma, os públicos estão divididos em três categorias:

  • Básicos: permite selecionar com base nos critérios de idade, localização geográfica, interesses, comportamento e conexões.
  • Personalizados: oferece a possibilidade de fazer novo contato com usuários que já se relacionaram com sua marca (online ou offline).
  • Semelhantes: alcança pessoas novas, mas que tenham interesses semelhantes aos dos seus clientes.

A integração entre os anúncios da sua marca e o público que atende ao perfil de consumo do seu produto ou serviço vai garantir mais rentabilidade, menos desperdício e mais eficácia das suas estratégias de marketing digital.

#03. Você consegue ir mais longe

Uma das maiores vantagens de se utilizar uma ferramenta como o Facebook ADS é a chance de alcançar números expressivos de usuários. 

Quanto mais verba você estiver disposto a investir em determinado anúncio, maiores serão as chances de que mais pessoas sejam alcançadas.

Como já falamos anteriormente, o Facebook ADS permite que seja feito um refinamento no perfil do seu público, e essa estratégia deve ser sempre levada em consideração.

Entretanto, mesmo com a persona muito bem definida, é de fundamental importância, hoje em dia, ultrapassar as barreiras colocadas nos conteúdos orgânicos, uma vez que estes são limitados.

#04. Você decide os objetivos dos anúncios

Ao criar um anúncio, você pode definir qual objetivo deseja atingir levando em consideração as necessidade da sua empresa.

Sua marca precisa de mais visibilidade? Quer divulgar uma promoção? Deseja aumentar os leads? Seu site precisa de mais acessos?

Com o Facebook ADS você pode:

  • Turbinar uma publicação;
  • Promover sua página;
  • Obter mais cadastros;
  • Obter mais visitantes para o seu site;
  • Promover a sua empresa localmente;
  • Promover um botão que chama para uma ação;
  • Aumentar as vendas no seu site e;
  • Promover um app.

No planejamento do marketing digital do seu negócio é fundamental ter clareza e definir prioridades. Isso irá facilitar o uso do Facebook ADS e trará resultados mais eficazes.

#05. Escolha os melhores tipos de anúncios

Também é muito importante conhecer os formatos de anúncios que podem ser utilizados na plataforma, para tornar a sua experiência mais clara e fácil.

Ao conhecer os formatos, você poderá tomar uma decisão mais acertada quanto ao tipo de campanha que você quer veicular, levando em consideração as necessidade da sua empresa e as características do seu público.

  • Imagem: a recomendação é investir em imagens de alta definição, usar as proporções indicadas para cada mídia social e focar no seu produto ou serviço. 

Aqui cabe uma observação: mesmo que a plataforma não imponha um limite no uso de caracteres, vale o bom senso para não produzir conteúdos visualmente poluídos com muito texto!

  • Vídeo: aqui, o indicado é passar uma mensagem clara e simples. Não perca tempo e chame a atenção de quem vai ver seu anúncio. E lembre-se: sair da mesmice é fundamental. Aproveite esta ferramenta para contar uma história ou mostrar algo inédito sobre o seu produto, ou serviço.
  • Carrossel: esta funcionalidade permite que dois ou mais arquivos, de vídeo e/ou foto, sejam veiculados no anúncio. Aqui, você pode detalhar mais do produto ou serviço; vender seus benefícios; explicar processos.
  • Experiência Instantânea: com este dispositivo, sendo acionado após o usuário clicar no seu anúncio, uma tela cheia é aberta para o usuário. Assim, você poderá: capturar a atenção do seu público; contar uma história; além de enriquecer seu anúncio com conteúdos.
  • Coleção: ideal para a compra de produtos, esta funcionalidade é ativada quando o cliente clica em seu anúncio e passa a ter acesso a uma vitrine virtual da sua marca. Nesta opção, você poderá mostrar seu catálogo de produtos; converter leads em vendas; e oferecer uma experiência de compra mais personalizada e eficaz.

Cada formato mencionado acima vai oferecer uma possibilidade específica de ganho para o seu negócio. Então, para não cometer erros ou jogar dinheiro fora, planeje quais objetivos você deseja alcançar e quanto de investimento você está disposto a fazer.

E como podemos te ajudar?

Até aqui, este artigo serviu para te mostrar o quão importante pode ser investir em Facebook ADS.

Mas, nada melhor do que contar com um grupo de profissionais que pode ajudar sua marca a extrair dessa ferramenta os melhores resultados.

A Colina Tech pode ser sua parceira nessa missão. Somos especialistas em Marketing Digital e contamos com um time focado em resultados, super preparado para guiar seu negócio.

Aqui, na Colina Tech, a equipe é guiada por meio de dados, o que garante a eficácia das metodologias utilizadas. Além disso, a gente utiliza inteligência artificial, machine learning e business inteligence. Estas são ferramentas que nos diferencia de outras agências.

Somos focados em pessoas, e tudo que fazemos é pensado restritamente na persona do seu negócio.  

Nosso objetivo é te levar ao topo. Se você quer investir em Facebook ADS, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe essa publicação

Posts relacionados

consultor montando funil de vendas
Por Lucas Trindade 11 abr., 2024
Neste post, exploraremos como montar um funil de vendas que não só captura leads mas também os nutre e converte em clientes satisfeitos e recorrentes.
usuário de site conversando com chatbot
Por Lucas Trindade 04 abr., 2024
Neste blogpost, mergulharemos fundo na revolução do atendimento ao cliente impulsionada pelos chatbots.
usuário de e-commerce brasil
Por Lucas Trindade 28 mar., 2024
Neste blogpost, vamos explorar algumas dicas úteis para ajudá-lo a tomar a decisão certa ao escolher uma agência de e-commerce Brasil.
Share by: